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« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 444 (01/10/2000)

Caixas de Surpresas

Trabalhar com estoques reduzidos, encomendas sob medida e toda a agilidade possível requer um relacionamento estreito entre fabricantes e fornecedores. Nesse intenso processo fabril, a embalagem tornou-se uma peça vital para a conquista da competitividade. Um bom exemplo de profissionalismo nessa área vem da Embalagens Bandeirantes - www.embalagensbandeirantes.com.br. Em depoimento exclusivo, Renato C. Yazbek, um dos diretores, revela os procedimentos que levaram a empresa a se destacar no mercado, surpreendendo os clientes.

NEGÓCIO EM FAMÍLIA
"A empresa foi fundada em 1986 pelo meu pai, que trabalhava há 15 anos no ramo de fita gomada para embalagens de papelão. Na época, como esse mercado estava um pouco saturado, ele resolveu dar uma parada e vender a empresa. Com a ajuda dos meus dois irmãos mais velhos inicialmente e, dois anos depois, com a minha adesão, foi possível montar um negócio para a família no ramo de caixas de papelão ondulado, aproveitando a experiência e a carteira de clientes que ele atendia. Embora quase 100% das indústrias já utilizassem esse produto e nós soubéssemos para quem vender, não entendíamos praticamente nada do processo produtivo dessas embalagens. Aprendemos tudo quebrando a cabeça mesmo. Como tínhamos pouco dinheiro para investir, compramos máquinas usadas, ainda em estado razoável. Com calma e muita paciência, fomos melhorando esse maquinário até chegar a um bom nível em termos de qualidade, inclusive com a montagem de um laboratório próprio completo para análises, que começou a ser montado há três anos. Atualmente, muitos clientes querem receber caixas com laudo de qualidade, e o interessante é acompanhar todo o processo, desde o recebimento da matéria-prima, fazendo testes dentro da empresa para enviar a mercadoria já inspecionada."

RELACIONAMENTO
"O sucesso da Embalagens Bandeirantes deve-se basicamente a três fatores: atendimento diferenciado, pontualidade e qualidade. Com o processo just in time, a embalagem tornou-se um item muito importante nas linhas de produção das fábricas. O nosso atendimento vai desde o departamento comercial até o desenvolvimento de embalagens de acordo com as necessidades e as especificidades do comprador, incluindo o trabalho pós-venda. Fazemos visitas periódicas aos nossos clientes para saber se existem dúvidas e se eles estão satisfeitos. Não adianta apresentar uma amostra que seja fácil de produzir e tentar convencê-los de que aquela é a melhor alternativa. Nós é que precisamos saber o que o cliente quer e oferecer algo que não apenas o satisfaça, mas que também o surpreenda. Isso é muito importante, pois não queremos ser como os outros. Para isso, o nosso conceito de vendedor vai muito além do tirador de pedido, seguindo mais o caminho de uma assessoria. O nosso representante comercial tem que estar sempre por perto do cliente, pronto para conversar, levar novas tendências e ver o que pode ser melhorado. Trata-se de manter a relação, independentemente da compra em si."

COMANDO
"As decisões que envolvem as estratégias empresariais normalmente são tomadas em conjunto. Quando acertamos, acertam os quatro, e o mesmo é válido em caso de erro. Há cerca de quase dois anos, contratamos um consultor que nos fez um excelente trabalho sobre formação de preço. Estabelecer parâmetros nesse sentido foi muito importante como embasamento, embora muitas vezes o custo de um produto não é determinado pela empresa, e sim pelo mercado, pela concorrência. Buscamos atualização constante por meio de feiras dirigidas e também pelos próprios fabricantes de máquinas, que facilitam a compra diretamente com as empresas, além de viabilizar a reforma do maquinário e promover uma reciclagem do equipamento, tendo em vista todas as dificuldades da nossa economia. As empresas que não tiverem dívidas e que trabalharem com seriedade na busca de parcerias efetivas com seus clientes, certamente vão sobreviver com tendência ao crescimento. Em termos percentuais, estamos crescendo de 10 a 15% ao ano, o que pode ser considerado um bom índice, considerando a atual situação do País."


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