Home











...



« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 169 (02/07/1995)

Paradoxo do Uniforme Diferenciado

O grande número de certificações ISO-9000 (mais de quinhentas), em vez de ser celebrado como uma vitória do empresário brasileiro, está sendo tachado de "moda" passageira. Isso é sinal de que muitos jornalistas não costumam freqüentar as unidades do "front" produtivo, assinando um atestado de desinformação, ao negar os benefícios reais desencadeados no País com a implantação de princípios de Qualidade Total.
O tamanho e a diversidade do nosso mercado é que encobrem um pouco a força dos resultados obtidos. A verdade é que a semente vingou e espalhou-se por toda a sociedade, tornando-se lugar-comum em nichos que se mostravam impermeáveis às mudanças, como é o caso do setor de confecções. Nesse ramo, o segmento de uniformes empresariais vivia do vício do monopólio, alimentado pelo gigantismo dos fornecedores, por sua vez amamentados pela reserva de mercado.
A abertura comercial obrigou todo mundo a criar diferenciais de qualidade para conquistar o mercado. Empresas como a Y.D.A. Indústria e Comércio de Uniformes Especiais Ltda. - Tel.: (011) 854-7638 - hoje têm mais opções na escolha do fabricante ou distribuidor de tecidos. Isso gera uma margem de manobra razoável para Devanei Aparecido Barbiéri e dois sócios, que podem oferecer preços competitivos, trabalhando com um paradoxo: uniformizando empresas através da criatividade dos modelos. É o que ele conta no depoimento a seguir.

COM UNHAS E DENTES
"Sou formado em administração de empresas, trabalhei durante dez anos na área financeira e fui assessor de uma grande construtora. Estou nesse ramo de vendas há sete anos, tendo fundado a empresa há cinco. Ela é tocada por mim, minha esposa Alexandrina Barbiéri e mais um sócio, Roberto Yastaka, e é especializada em uniformes da linha social, que são mais trabalhados e criativos, diferentes dos chamados uniformes de carregação, que são mais afeitos à linha de produção. Trabalhávamos na área comercial de uma empresa de uniformes da linha profissional e sugerimos a criação de um departamento para atender esse nicho, mas não fomos atendidos.
Então, partimos com unhas e dentes, arregaçando as mangas para abrir a própria empresa. Eu cuido da parte financeira, administrativa e comercial, e os outros sócios encarregam-se da produção, qualidade, atendimento ao cliente e serviços de pós-venda. Temos uma equipe de vendas composta de quatro representantes, dentro de São Paulo, e estamos selecionando representantes para Porto Alegre, Curitiba, Salvador, Recife e Rio de Janeiro.
Temos, hoje, sessenta funcionários, mas também mantemos esquemas de terceirização, com oficinas que trabalham exclusivamente para nós. Temos dois tipos de produto. O que é feito em larga escala e compõe a nossa grade é o uniforme personalizado, feito sob encomenda, a partir de pesquisa na empresa-cliente, inclusive recolhendo sugestões com os funcionários. Um tecido, um modelo, determinada cor são idéias que podem ajudar a criar um uniforme em que as pessoas se sintam à vontade para trabalhar e que tenham orgulho de vestir."

NO PASSO DO ELEFANTE
"Antigamente, você falava a palavra uniforme e as pessoas ligavam com exército, escola. Queremos implementar uma nova visão, pois, para nós, em vez de despersonificar o funcionário, queremos torná-lo mais confiante, determinando sua função, situando-o dentro da empresa. Nossos uniformes são usados por pessoas que prestam serviços ao público, como mensageiros, camareiras, recepcionistas, porteiros, etc.
Alguns dos nossos clientes são: rede Sheraton de hotéis, Intermédicas, operadoras de turismo, como Soletur e CVC, cadeia de lanchonetes Bob's, supermercados Extra. Atendemos, também, autarquias e empresas estaduais, como Detran e Câmara Municipal de São Paulo, entre outras. O importante não é só vender mas também prestar um assessoramento especial, visitar o cliente, verificar se ele enfrenta algum problema.
Temos condições de oferecer uma série de opções para ele, pois temos mantido uma parceria com o Lanifício e Tinturaria Kenia, que apostou muito em nós no início e está no mercado há 45 anos, com toda uma linha para uniformes, desde gabardine, tropical, panamá etc. Isso dá segurança para quando precisamos fazer reposição de estoques e atender pedidos pequenos para reciclar o atendimento aos clientes que solicitarem. Com esse tipo de filosofia, estamos conseguindo crescer no ritmo do passo do elefante, que anda firmando-se bastante no chão."

CUMPRINDO A PAUTA
"Para um vendedor de serviços, é fundamental que seus funcionários estejam bem apresentados, pois eles são o cartão de visitas da empresa. Uma empresa de segurança que tem um vigilante desarrumado não causa boa impressão. Uma roupa profissional bem feita dá tranqüilidade ao usuário.
Atualmente fabricamos 5 mil peças por mês, entre calças, saias, blazers, blusas e camisas. Temos, também, uma loja de tecidos e, graças ao SEBRAE/SP, temos tido uma orientação segura sobre como desenvolver a estratégia dos nossos negócios. Com o consultor, todo o dia eu troco idéias sobre custos, produção, concorrência. Fazemos todo mês uma pauta e procuramos cumpri-la."


« Entrevista Anterior      Próxima Entrevista »
...
Realização:
IMEMO

MANTENEDORES:

CNS

CRA-SP

Orcose Contabilidade e Assessoria

Sianet

Candinho Assessoria Contabil

Hífen Comunicação


Pró-Memória Empresarial© e o Programa de Capacitação, Estratégia e Motivação Empreendedora Sala do Empresário® é uma realização do Instituto da Memória Empresarial (IMEMO) e publicado pela Hífen Comunicação em mais de 08 jornais. Conheça a história do projeto.

Diretor: Dorival Jesus Augusto

Conselho Assessor: Alberto Borges Matias (USP), Alencar Burti, Aparecida Terezinha Falcão, Carlos Sérgio Serra, Dante Matarazzo, Elvio Aliprandi, Irani Cavagnoli, Irineu Thomé, José Serafim Abrantes, Marcos Cobra, Nelson Pinheiro da Cruz, Roberto Faldini e Yvonne Capuano.

Contato: Tel. +55 11 9 9998-2155 – [email protected]

REDAÇÃO
Jornalista Responsável: Nei Carvalho Duclós - MTb. 2.177.865 • Repórter: ;
Revisão: Angelo Sarubbi Neto • Ilustrador: Eduardo Baptistão

PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTAS ENTREVISTAS sem permissão escrita e, quando permitida, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de qualquer parte da obra em qualquer sistema de processamento de dados. A violação dos Direitos Autorais é punível como crime. Lei nº 6.895 de 17.12.1980 (Cód. Penal) Art. 184 e parágrafos 185 e 186; Lei nº 5.998 de 14.12.1973


Hífen Comunicação
© 1996/2016 - Hífen Comunicação Ltda. - Todos os Direitos Reservados
A marca Sala do Empresário - Programa de Capacitação, Negócios e Estratégia Empresarial
e o direito autoral Pró-Memória Empresarial, são de titularidade de
Hífen Comunicação Editorial e Eventos Ltda.