Paradoxo do Uniforme Diferenciado
O grande número
de certificações ISO-9000 (mais de quinhentas), em vez de ser
celebrado como uma vitória do empresário brasileiro, está
sendo tachado de "moda" passageira. Isso é sinal de que muitos
jornalistas não costumam freqüentar as unidades do "front"
produtivo, assinando um atestado de desinformação, ao negar os
benefícios reais desencadeados no País com a implantação
de princípios de Qualidade Total.
O tamanho e a diversidade do nosso mercado é que encobrem um pouco a
força dos resultados obtidos. A verdade é que a semente vingou
e espalhou-se por toda a sociedade, tornando-se lugar-comum em nichos que se
mostravam impermeáveis às mudanças, como é o caso
do setor de confecções. Nesse ramo, o segmento de uniformes empresariais
vivia do vício do monopólio, alimentado pelo gigantismo dos fornecedores,
por sua vez amamentados pela reserva de mercado.
A abertura comercial obrigou todo mundo a criar diferenciais de qualidade para
conquistar o mercado. Empresas como a Y.D.A. Indústria e Comércio
de Uniformes Especiais Ltda. - Tel.: (011) 854-7638 - hoje têm mais
opções na escolha do fabricante ou distribuidor de tecidos. Isso
gera uma margem de manobra razoável para Devanei Aparecido Barbiéri
e dois sócios, que podem oferecer preços competitivos, trabalhando
com um paradoxo: uniformizando empresas através da criatividade dos modelos.
É o que ele conta no depoimento a seguir.
COM UNHAS E DENTES "Sou formado em administração
de empresas, trabalhei durante dez anos na área financeira e fui assessor
de uma grande construtora. Estou nesse ramo de vendas há sete anos, tendo
fundado a empresa há cinco. Ela é tocada por mim, minha esposa
Alexandrina Barbiéri e mais um sócio, Roberto Yastaka, e é
especializada em uniformes da linha social, que são mais trabalhados
e criativos, diferentes dos chamados uniformes de carregação,
que são mais afeitos à linha de produção. Trabalhávamos
na área comercial de uma empresa de uniformes da linha profissional e
sugerimos a criação de um departamento para atender esse nicho,
mas não fomos atendidos.
Então, partimos com unhas e dentes, arregaçando as mangas para
abrir a própria empresa. Eu cuido da parte financeira, administrativa
e comercial, e os outros sócios encarregam-se da produção,
qualidade, atendimento ao cliente e serviços de pós-venda. Temos
uma equipe de vendas composta de quatro representantes, dentro de São
Paulo, e estamos selecionando representantes para Porto Alegre, Curitiba, Salvador,
Recife e Rio de Janeiro.
Temos, hoje, sessenta funcionários, mas também mantemos esquemas
de terceirização, com oficinas que trabalham exclusivamente para
nós. Temos dois tipos de produto. O que é feito em larga escala
e compõe a nossa grade é o uniforme personalizado, feito sob encomenda,
a partir de pesquisa na empresa-cliente, inclusive recolhendo sugestões
com os funcionários. Um tecido, um modelo, determinada cor são
idéias que podem ajudar a criar um uniforme em que as pessoas se sintam
à vontade para trabalhar e que tenham orgulho de vestir."
NO PASSO DO ELEFANTE
"Antigamente, você falava a palavra uniforme e as pessoas ligavam
com exército, escola. Queremos implementar uma nova visão, pois,
para nós, em vez de despersonificar o funcionário, queremos torná-lo
mais confiante, determinando sua função, situando-o dentro da
empresa. Nossos uniformes são usados por pessoas que prestam serviços
ao público, como mensageiros, camareiras, recepcionistas, porteiros,
etc.
Alguns dos nossos clientes são: rede Sheraton de hotéis, Intermédicas,
operadoras de turismo, como Soletur e CVC, cadeia de lanchonetes Bob's,
supermercados Extra. Atendemos, também, autarquias e empresas estaduais,
como Detran e Câmara Municipal de São Paulo, entre outras. O importante
não é só vender mas também prestar um assessoramento
especial, visitar o cliente, verificar se ele enfrenta algum problema.
Temos condições de oferecer uma série de opções
para ele, pois temos mantido uma parceria com o Lanifício e Tinturaria
Kenia, que apostou muito em nós no início e está no mercado
há 45 anos, com toda uma linha para uniformes, desde gabardine, tropical,
panamá etc. Isso dá segurança para quando precisamos fazer
reposição de estoques e atender pedidos pequenos para reciclar
o atendimento aos clientes que solicitarem. Com esse tipo de filosofia, estamos
conseguindo crescer no ritmo do passo do elefante, que anda firmando-se bastante
no chão."
CUMPRINDO A PAUTA "Para
um vendedor de serviços, é fundamental que seus funcionários
estejam bem apresentados, pois eles são o cartão de visitas da
empresa. Uma empresa de segurança que tem um vigilante desarrumado não
causa boa impressão. Uma roupa profissional bem feita dá tranqüilidade
ao usuário.
Atualmente fabricamos 5 mil peças por mês, entre calças,
saias, blazers, blusas e camisas. Temos, também, uma loja de tecidos
e, graças ao SEBRAE/SP, temos tido uma orientação segura
sobre como desenvolver a estratégia dos nossos negócios. Com o
consultor, todo o dia eu troco idéias sobre custos, produção,
concorrência. Fazemos todo mês uma pauta e procuramos cumpri-la."
|