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« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 169 (02/07/1995)

Paradoxo do Uniforme Diferenciado

O grande número de certificações ISO-9000 (mais de quinhentas), em vez de ser celebrado como uma vitória do empresário brasileiro, está sendo tachado de "moda" passageira. Isso é sinal de que muitos jornalistas não costumam freqüentar as unidades do "front" produtivo, assinando um atestado de desinformação, ao negar os benefícios reais desencadeados no País com a implantação de princípios de Qualidade Total.
O tamanho e a diversidade do nosso mercado é que encobrem um pouco a força dos resultados obtidos. A verdade é que a semente vingou e espalhou-se por toda a sociedade, tornando-se lugar-comum em nichos que se mostravam impermeáveis às mudanças, como é o caso do setor de confecções. Nesse ramo, o segmento de uniformes empresariais vivia do vício do monopólio, alimentado pelo gigantismo dos fornecedores, por sua vez amamentados pela reserva de mercado.
A abertura comercial obrigou todo mundo a criar diferenciais de qualidade para conquistar o mercado. Empresas como a Y.D.A. Indústria e Comércio de Uniformes Especiais Ltda. - Tel.: (011) 854-7638 - hoje têm mais opções na escolha do fabricante ou distribuidor de tecidos. Isso gera uma margem de manobra razoável para Devanei Aparecido Barbiéri e dois sócios, que podem oferecer preços competitivos, trabalhando com um paradoxo: uniformizando empresas através da criatividade dos modelos. É o que ele conta no depoimento a seguir.

COM UNHAS E DENTES
"Sou formado em administração de empresas, trabalhei durante dez anos na área financeira e fui assessor de uma grande construtora. Estou nesse ramo de vendas há sete anos, tendo fundado a empresa há cinco. Ela é tocada por mim, minha esposa Alexandrina Barbiéri e mais um sócio, Roberto Yastaka, e é especializada em uniformes da linha social, que são mais trabalhados e criativos, diferentes dos chamados uniformes de carregação, que são mais afeitos à linha de produção. Trabalhávamos na área comercial de uma empresa de uniformes da linha profissional e sugerimos a criação de um departamento para atender esse nicho, mas não fomos atendidos.
Então, partimos com unhas e dentes, arregaçando as mangas para abrir a própria empresa. Eu cuido da parte financeira, administrativa e comercial, e os outros sócios encarregam-se da produção, qualidade, atendimento ao cliente e serviços de pós-venda. Temos uma equipe de vendas composta de quatro representantes, dentro de São Paulo, e estamos selecionando representantes para Porto Alegre, Curitiba, Salvador, Recife e Rio de Janeiro.
Temos, hoje, sessenta funcionários, mas também mantemos esquemas de terceirização, com oficinas que trabalham exclusivamente para nós. Temos dois tipos de produto. O que é feito em larga escala e compõe a nossa grade é o uniforme personalizado, feito sob encomenda, a partir de pesquisa na empresa-cliente, inclusive recolhendo sugestões com os funcionários. Um tecido, um modelo, determinada cor são idéias que podem ajudar a criar um uniforme em que as pessoas se sintam à vontade para trabalhar e que tenham orgulho de vestir."

NO PASSO DO ELEFANTE
"Antigamente, você falava a palavra uniforme e as pessoas ligavam com exército, escola. Queremos implementar uma nova visão, pois, para nós, em vez de despersonificar o funcionário, queremos torná-lo mais confiante, determinando sua função, situando-o dentro da empresa. Nossos uniformes são usados por pessoas que prestam serviços ao público, como mensageiros, camareiras, recepcionistas, porteiros, etc.
Alguns dos nossos clientes são: rede Sheraton de hotéis, Intermédicas, operadoras de turismo, como Soletur e CVC, cadeia de lanchonetes Bob's, supermercados Extra. Atendemos, também, autarquias e empresas estaduais, como Detran e Câmara Municipal de São Paulo, entre outras. O importante não é só vender mas também prestar um assessoramento especial, visitar o cliente, verificar se ele enfrenta algum problema.
Temos condições de oferecer uma série de opções para ele, pois temos mantido uma parceria com o Lanifício e Tinturaria Kenia, que apostou muito em nós no início e está no mercado há 45 anos, com toda uma linha para uniformes, desde gabardine, tropical, panamá etc. Isso dá segurança para quando precisamos fazer reposição de estoques e atender pedidos pequenos para reciclar o atendimento aos clientes que solicitarem. Com esse tipo de filosofia, estamos conseguindo crescer no ritmo do passo do elefante, que anda firmando-se bastante no chão."

CUMPRINDO A PAUTA
"Para um vendedor de serviços, é fundamental que seus funcionários estejam bem apresentados, pois eles são o cartão de visitas da empresa. Uma empresa de segurança que tem um vigilante desarrumado não causa boa impressão. Uma roupa profissional bem feita dá tranqüilidade ao usuário.
Atualmente fabricamos 5 mil peças por mês, entre calças, saias, blazers, blusas e camisas. Temos, também, uma loja de tecidos e, graças ao SEBRAE/SP, temos tido uma orientação segura sobre como desenvolver a estratégia dos nossos negócios. Com o consultor, todo o dia eu troco idéias sobre custos, produção, concorrência. Fazemos todo mês uma pauta e procuramos cumpri-la."


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