| Paradoxo do Uniforme Diferenciado  O grande número 
  de certificações ISO-9000 (mais de quinhentas), em vez de ser 
  celebrado como uma vitória do empresário brasileiro, está 
  sendo tachado de "moda" passageira. Isso é sinal de que muitos 
  jornalistas não costumam freqüentar as unidades do "front" 
  produtivo, assinando um atestado de desinformação, ao negar os 
  benefícios reais desencadeados no País com a implantação 
  de princípios de Qualidade Total. O tamanho e a diversidade do nosso mercado é que encobrem um pouco a 
  força dos resultados obtidos. A verdade é que a semente vingou 
  e espalhou-se por toda a sociedade, tornando-se lugar-comum em nichos que se 
  mostravam impermeáveis às mudanças, como é o caso 
  do setor de confecções. Nesse ramo, o segmento de uniformes empresariais 
  vivia do vício do monopólio, alimentado pelo gigantismo dos fornecedores, 
  por sua vez amamentados pela reserva de mercado.
 A abertura comercial obrigou todo mundo a criar diferenciais de qualidade para 
  conquistar o mercado. Empresas como a Y.D.A. Indústria e Comércio 
  de Uniformes Especiais Ltda. - Tel.: (011) 854-7638 - hoje têm mais 
  opções na escolha do fabricante ou distribuidor de tecidos. Isso 
  gera uma margem de manobra razoável para Devanei Aparecido Barbiéri 
  e dois sócios, que podem oferecer preços competitivos, trabalhando 
  com um paradoxo: uniformizando empresas através da criatividade dos modelos. 
  É o que ele conta no depoimento a seguir.
 
 COM UNHAS E DENTES
 "Sou formado em administração 
  de empresas, trabalhei durante dez anos na área financeira e fui assessor 
  de uma grande construtora. Estou nesse ramo de vendas há sete anos, tendo 
  fundado a empresa há cinco. Ela é tocada por mim, minha esposa 
  Alexandrina Barbiéri e mais um sócio, Roberto Yastaka, e é 
  especializada em uniformes da linha social, que são mais trabalhados 
  e criativos, diferentes dos chamados uniformes de carregação, 
  que são mais afeitos à linha de produção. Trabalhávamos 
  na área comercial de uma empresa de uniformes da linha profissional e 
  sugerimos a criação de um departamento para atender esse nicho, 
  mas não fomos atendidos.
 Então, partimos com unhas e dentes, arregaçando as mangas para 
  abrir a própria empresa. Eu cuido da parte financeira, administrativa 
  e comercial, e os outros sócios encarregam-se da produção, 
  qualidade, atendimento ao cliente e serviços de pós-venda. Temos 
  uma equipe de vendas composta de quatro representantes, dentro de São 
  Paulo, e estamos selecionando representantes para Porto Alegre, Curitiba, Salvador, 
  Recife e Rio de Janeiro.
 Temos, hoje, sessenta funcionários, mas também mantemos esquemas 
  de terceirização, com oficinas que trabalham exclusivamente para 
  nós. Temos dois tipos de produto. O que é feito em larga escala 
  e compõe a nossa grade é o uniforme personalizado, feito sob encomenda, 
  a partir de pesquisa na empresa-cliente, inclusive recolhendo sugestões 
  com os funcionários. Um tecido, um modelo, determinada cor são 
  idéias que podem ajudar a criar um uniforme em que as pessoas se sintam 
  à vontade para trabalhar e que tenham orgulho de vestir."
 
 NO PASSO DO ELEFANTE
 "Antigamente, você falava a palavra uniforme e as pessoas ligavam 
  com exército, escola. Queremos implementar uma nova visão, pois, 
  para nós, em vez de despersonificar o funcionário, queremos torná-lo 
  mais confiante, determinando sua função, situando-o dentro da 
  empresa. Nossos uniformes são usados por pessoas que prestam serviços 
  ao público, como mensageiros, camareiras, recepcionistas, porteiros, 
  etc.
 Alguns dos nossos clientes são: rede Sheraton de hotéis, Intermédicas, 
  operadoras de turismo, como Soletur e CVC, cadeia de lanchonetes Bob's, 
  supermercados Extra. Atendemos, também, autarquias e empresas estaduais, 
  como Detran e Câmara Municipal de São Paulo, entre outras. O importante 
  não é só vender mas também prestar um assessoramento 
  especial, visitar o cliente, verificar se ele enfrenta algum problema.
 Temos condições de oferecer uma série de opções 
  para ele, pois temos mantido uma parceria com o Lanifício e Tinturaria 
  Kenia, que apostou muito em nós no início e está no mercado 
  há 45 anos, com toda uma linha para uniformes, desde gabardine, tropical, 
  panamá etc. Isso dá segurança para quando precisamos fazer 
  reposição de estoques e atender pedidos pequenos para reciclar 
  o atendimento aos clientes que solicitarem. Com esse tipo de filosofia, estamos 
  conseguindo crescer no ritmo do passo do elefante, que anda firmando-se bastante 
  no chão."
 
 CUMPRINDO A PAUTA
 "Para 
  um vendedor de serviços, é fundamental que seus funcionários 
  estejam bem apresentados, pois eles são o cartão de visitas da 
  empresa. Uma empresa de segurança que tem um vigilante desarrumado não 
  causa boa impressão. Uma roupa profissional bem feita dá tranqüilidade 
  ao usuário.
 Atualmente fabricamos 5 mil peças por mês, entre calças, 
  saias, blazers, blusas e camisas. Temos, também, uma loja de tecidos 
  e, graças ao SEBRAE/SP, temos tido uma orientação segura 
  sobre como desenvolver a estratégia dos nossos negócios. Com o 
  consultor, todo o dia eu troco idéias sobre custos, produção, 
  concorrência. Fazemos todo mês uma pauta e procuramos cumpri-la."
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