Franquia de Futuro Limpa Mármore
Piso de mármore ou granito, de qualquer idade, é feito para brilhar. Os métodos tradicionais empregados normalmente implicam uma intervenção bruta, que reduz a espessura da pedra, gerando resíduos e fazendo muito barulho. Mas uma franquia americana desenvolveu um processo de restauração e polimento batizado de Diamar, que tira a sujeira incrustada na pedra, removendo apenas uma fina camada, da espessura de um folha de papel, por meio de abrasivos especiais, e dando acabamento através de uma enceradeira industrial. Além disso, é aplicado um selante, que impermeabiliza o piso.
Para esse serviço, o Brasil tem um grande mercado potencial, espalhado nos pisos dos shoppings, hospitais, hotéis, restaurantes, bancos, condomínios e casas de luxo. É por isso que o empresário Irineu Robles e seu filho e sócio Daniel estão otimistas com a possibilidade de atender grandes e pequenos clientes, aplicando esse método, desenvolvido pela Marble Renewall, que tem sua sede em Little Rock, Arkansas. Eles fundaram a primeira subsidiária dessa empresa fora dos Estados Unidos, com direito a explorar a marca em todo o território nacional, e estão atendendo clientes e futuros franqueados pelo Tel.: (011) 5571-1292.
A seguir, Irineu e Daniel contam como desenvolvem seu trabalho e como conseguiram surpreender os americanos, que não conheciam a vocação brasileira para um serviço talhado, em tese, apenas para países muito ricos.
ONDE ESTÃO OS ÍNDIOS?
"Nossa empresa de exportação e importação, a Panagra, não estava muito ativada e, por isso, pedimos orientação para o SEBRAE/SP, que nos indicou o caminho do franchising. Optamos pelo setor de serviços, de empresas estabelecidas no exterior, e acabamos escolhendo a Marble, que estava procurando seu primeiro franqueador fora dos Estados Unidos. Fizemos um treinamento lá, em Little Rock, que é interiorzão mesmo, e achamos interessante. Compramos os equipamentos e os produtos deles e adquirimos a franquia. Eles não tinham a mínima idéia do que era o Brasil e muito menos São Paulo. Quando o presidente da Marble veio visitar-nos, chegou a perguntar, a sério, pelos índios e ficou muito surpreso quando viu que, nos shoppings, 80% das lojas têm pisos de mármore. O interessante é que o preço da franquia varia conforme o tamanho da cidade. Quando ele descobriu o tamanho de São Paulo, queria comprar a franquia de volta, pelo dobro do preço.
Mas ele criou um vínculo de confiança muito grande conosco, viu que nós precisávamos trabalhar e que iríamos honrar o pagamento dos royalties. Hoje, estamos estudando as propostas de franqueados, que têm grandes chances de faturamento, especialmente nas cidades da Grande São Paulo, na região do ABC, onde existem muitas indústrias, e em outros locais em que é possível sobreviver e prosperar. O importante é que o franqueado esteja disposto a trabalhar diretamente no negócio, pois, se ele não assumir, pode não dar certo. Existem algumas facilidades, como, por exemplo, a manipulação dos equipamentos e produtos, o que dispensa mão-de-obra especializada. Mas muitas vezes o horário de trabalho é ingrato. Tem que colocar a mão na massa na madrugada, nos fins de semana, nos feriados."
SEM BARULHO OU SUJEIRA
"Trabalhamos com restauração, polimento e manutenção. O processo é iniciado com a remoção de toda a sujeira, ceras, ácidos, detergentes, que ficam incrustados. Depois, os abrasivos abrem a superfície, removem riscos e arranhões causados pelo grande tráfego de pessoas e equipamentos. As soluções restauradoras e polidoras são feitas por um equipamento exclusivo, o Counter-Roating Multi-Head Machine, espécie de enceradeira, porém com rotação e peso adequados para a restauração de pedras. Depois do polimento, aplicamos Peneguard, que é um selante desenvolvido especialmente para a proteção dos poros naturais das pedras, não permitindo que elas absorvam água ou impurezas. Tudo isso é feito sem nenhum tipo de barulho ou sujeira. Assim, o trabalho também pode ser desenvolvido nos horários normais.
O método pode ser aplicado, além do mármore, em granito e granilites, em qualquer superfície lisa, inclusive assoalhos. Temos grandes clientes, como Hotéis Meliá, Lions Clube e Nossa Caixa, Nosso Banco. Para este último, fizemos um tratamento num piso que tinha 50 anos e nunca foi tratado antes. Mas também tratamos pisos novos. Na instalação de um prédio, o piso já fica marcado, e podemos intervir. Esse é um trabalho mais simples, porque o mármore é novo. Sempre que fazemos uma demonstração, a diferença entre o piso não polido e o nosso fica muito evidente e, imediatamente nos pedem um orçamento."
PROPAGANDA E PARCERIAS
"Por ser diferente dos outros tipos de restauração, pois não reduz a espessura da pedra nem se aplica nenhum tipo de ácido corrosivo, conseguimos desenvolver uma propaganda boca a boca muito positiva. Enviamos fax para as marmorarias e tivemos excelente retorno. Quando a obra fica pronta, o cliente reclama que o mármore está ruim, sem brilho, e eles não sabem como fazer, então, indicam-nos. Começamos, praticamente, sem dinheiro, pois tivemos que pagar a franquia, mas o próprio negócio foi gerando recursos e, hoje, ele já se pagou todo. Conforme formos crescendo, vamos importar mais equipamentos."
|