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« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 296 (07/12/1997)

O Mercado Sem Mistérios

A necessidade de desenvolver, nas empresas de base tecnológica, visão comercial compatível com seu elevado nível técnico-científico, bem como dotá-las de imprescindíveis conhecimentos e ferramentas voltadas a uma produtiva e eficiente atuação no mercado, levou o Sebrae a implementar projeto visando prover esses empresários também de tal capacitação gerencial. Numa iniciativa totalmente inovadora, sem similar no mundo, estabeleceu-se, então, um projeto dimensionado para atender até cem empresas ao mesmo tempo, basicamente aquelas que permanecem nas incubadoras. Desde abril último, quando efetivamente começou a operar, foram selecionadas dezoito empresas, das quais catorze já estão sendo trabalhadas e quatro em fase final de negociação, aguardando replanejamento final para se verificar se já podem integrar-se ao projeto. As informações foram prestadas, em depoimento exclusivo, pelo consultor Claudio Tervydis, diretor executivo e responsável por esse projeto do Sebrae, denominado Centro de Comercialização Tecnológica (CCT) - Tel.: (11) 3043-8855 -, que, de início, focalizou o setor eletroeletrônico, com o maior número de empresas das incubadoras, e também propiciasse, em contrapartida, algum aprendizado.

CAPACITAÇÃO E VISÃO COMERCIAL
"O empresário de base tecnológica tem um diferencial em relação aos demais: normalmente, sua formação é exclusivamente técnica, sem visão comercial, de mercado. Com freqüência provém de centros de pesquisa ou da universidade, onde idealizou o produto, vislumbrou a oportunidade de constituir uma empresa e colocá-la em uma incubadora, sob o amparo de capacitação gerencial de pessoal especializado. Muitos até já receberam capacitação que lhes permite utilizar as ferramentas gerenciais nas diversas áreas da administração, mas não têm conhecimento e vivência em assuntos de comercialização. É aí que entramos, com o máximo esforço possível, para que ele também receba conhecimentos de mercado. Para as empresas que não precisam de todo o pacote de serviços prestados pelo CCT, mas que, em determinadas ocasiões, necessitam de salas de reuniões ou um mini-auditório, podem utilizar o espaço físico do CCT, bastando agendar a reserva do espaço, que é disponibilizada na forma de locação just in time."

SETORES QUE PODEM BENEFICIAR-SE
"As empresas atendidas permanecem vinculadas ao Centro por contrato durante um ano, que pode ser renegociado por mais um. Em razão de certa demora de resposta do mercado, abrimos a possibilidade de acesso ao programa a outros setores: informática, ótica e instrumentação, mecânica de precisão, química fina, novos materiais e biotecnologia, bem como aqueles considerados, no âmbito de programas federais, como de alto conteúdo e prioridade para investimentos. Como o propósito do projeto é ser auto-sustentável, a nossa intenção é participar do resultado do trabalho executado em parceria, cobrando percentual de 3% sobre o acréscimo de vendas da empresa. Ela também tem direito de utilizar por 144 horas no ano as salas de reunião, em nossas dependências no World Trade Center, para contatos com clientes, ou buscando fornecedores, ou tendo um lugar sossegado para planejar e definir rumos."

OS RESULTADOS COMEÇAM A APARECER
"Nesta fase, estamos começando a trabalhar com empresas que já têm o produto, e temos de definir o segmento de mercado que poderá comprá-lo. O ideal seria o inverso, ou seja, capacitar o empresário a lançar de maneira correta o produto. No decorrer do tempo, vamos ter condições de estar descobrindo as necessidades do mercado quanto a produtos de inovação e estaremos, então, passando tais informações ao empresário que tem a capacitação tecnológica para desenvolvê-los. Embora, ainda não podemos apresentar grandes resultados, já conseguimos mostrar as ações desenvolvidas com elas, por exemplo, todo o apoio para participação em feiras (visando ampliação do universo de contatos), bem como a correção de ações voltadas ao mercado, que ilustram o trabalho de consultoria que propusemos executar - e que tem sido cumprido. Porém, é problemático pensar, por enquanto, em resultados efetivos acerca do incremento de vendas, devido às peculiaridades de produtos inovadores, que demandam tratamento completamente diferente dos de consumo."


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