Negócio Certo para Prestador de Serviços
Pequenas empresas prestadoras de serviço somente poderão viabilizar-se operacionalmente credenciando-se junto a grandes organizações do setor que tenham condições de repassar-lhes volume satisfatório de atendimento ao cliente, especialmente em face dos novos conceitos de agregação de valor na forma de serviço de pós-venda e de 'extensão de garantia', a exemplo do que já existe nos Estados Unidos. Por exemplo, há possibilidades efetivas, em nível nacional, na assistência emergencial a veículos acidentados (guincho, ambulância, hospedagem), a residências e condomínios (encanador, eletricista, pedreiro, chaveiro), extensão da garantia de fábrica a veículos, eletrodomésticos e outros (mediante pagamento de pequena taxa a seguradoras) e entrega domiciliar de medicamentos, entre outros serviços. Para atuar especificamente nesse campo, junto a seguradoras, surgiu, em meados de 1994, a USS - Unidade de Serviços de Seguros - Tel.: (11) 816-3444 -, que já conta, hoje, com cerca de 25 mil prestadores de serviço treinados e preparados para atender os segurados de seguradoras-clientes, relata, em depoimento exclusivo, a seguir, seu presidente, Dimas Camargo Maia Filho.
ESPAÇO PARA PRESTADORES DE SERVIÇO
Originários do setor de seguros, a empresa nasceu com a solicitação, à seguradora de que éramos sócios, de uma organização de cartão de crédito para que montássemos uma central de atendimento exclusivamente para prestar esclarecimentos acerca de seguros, que era o assunto de maior interesse das consultas de seus usuários. O nosso interesse pela assistência emergencial surgiu em seguida, quando a General Motors lançou, há alguns anos, um serviço desse tipo, o GM Hot Service, acoplado a um de seus veículos e que despertou a atenção das seguradoras pelo importante diferencial que poderia representar no seguro de automóvel, muito disputado. Entendemos, já na época, que nascia um espaço importante para as empresas prestadoras de serviço, desde guinchos, oficinas, eletricistas, até hospitais, ambulâncias, hotéis etc. Desde setembro de 1994, quando realizamos nossa primeira assistência, a expansão das atividades foi enorme: hoje, fazemos 15 mil assistências mensais, atuando num universo de cerca de 1,3 milhão de veículos cadastrados."
CREDIBILIDADE, QUALIDADE E CONFIANÇA DO MERCADO
"Saímos dessa área, já consolidada, passando a prestar assistência a residências, representando atrativo para um tipo de seguro geralmente com baixo índice de renovação. Com esse serviço emergencial, o cliente passa a ter acesso a um telefone 0800, do qual poderá chamar e será atendido a qualquer hora do dia ou da noite, durante 365 dias, por eletricista, encanador ou pedreiro, que irá resolver o seu problema. O que é mais importante: os preços dos serviços são tabelados (alguns são oferecidos gratuitamente), o profissional cadastrado, portanto, o risco com segurança é sempre menor, além de estar permanentemente treinado para comportar-se de modo adequado no interior de uma residência, isto é, levando todo o equipamento necessário e respeitando todos, desde os empregados até o proprietário. Estamos iniciando o ano com cerca de 500 mil residências seguradas, que se beneficiam, também, com esse serviço, que dá grande tranqüilidade ao cliente. Ao proporcionar bons serviços, o prestador ganha credibilidade e confiança do mercado, resultando na expansão dos negócios."
RELACIONAMENTO DE PARCERIA
"Tais pessoas não são meros fornecedores de serviço, mas o meu parceiro, o profissional que foi prometido e tem de atender, obrigatoriamente, as expectativas do usuário, ao fazer o contato com a minha atendente. Ele representa, assim, 'tudo o que a moça prometeu' e, se chega atrasado, ou inadequadamente trajado ou presta um mau serviço, o empreendimento vai por água abaixo. Posso oferecer ao usuário um serviço garantido a um preço baixo, porque tenho um volume muito grande de trabalho, ocupando toda a capacidade operacional do prestador, que, então, prefere trabalhar conosco a um preço melhor; então, repasso o benefício ao cliente da nossa seguradora-cliente. Essa assistência emergencial nada mais é do que uma espécie de 'serviço pós-venda' que o contratador do seguro, quando necessita, quer verificar se realmente funciona... Assim, também estamos abrindo às seguradoras a oportunidade de vender mais seguros."
|