Home











...



« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 582 (01/06/2003)

Dividindo para Crescer

A rotina empresarial muitas vezes não deixa espaço para que os empresários possam repensar seu negócio na busca constante de crescimento e de renovação. Os problemas do dia-a-dia são tantos que acabam transformando os dirigentes em administradores burocráticos, impedindo-os de empreender de fato, ou seja, de perceber que sempre é possível produzir ou prestar serviços com mais qualidade e inovação. Somente as empresas que perceberem a necessidade estratégica de oferecer um diferencial em relação à concorrência terão condições de encontrar o caminho para a expansão. No cenário atual, não basta apenas ter lucro e honrar os compromissos. É preciso profissionalizar a estrutura organizacional para atender os clientes, além de conquistar novos nichos de consumidores por meio de soluções completas e atualizadas. Esse passo decisivo foi dado pela Jorsil Indústria e Comércio www.jorsil.com.br, uma indústria do setor da construção civil especializada na fabricação de peças para divisórias removíveis destinadas aos ambientes de trabalho. Em depoimento exclusivo, José Bandini Neto, diretor-superintendente da empresa, conta como se deu o processo de profissionalização com a ajuda de uma consultoria.

ESTAÇÕES DE TRABALHO
"O mercado em que a Jorsil atua seria o acabamento da construção civil, composto pelas divisórias, pelo forro e pelos móveis, principalmente voltados à área comercial. Aí é que temos que tomar todo o cuidado para saber do que o cliente precisa. Por isso, buscamos produtos para satisfazê-lo, porque ele vai viver mais tempo no ambiente que ajudamos a proporcionar do que na sua própria casa. As divisórias que fabricamos são chamadas de removíveis, já que a grande vantagem delas está em poderem ser realinhadas e readaptadas conforme as necessidades de crescimento das empresas de hoje, que precisam estar preparadas para fazer reengenharias praticamente todos os dias, com a formação de estações de trabalho. Trata-se de uma tendência bastante forte, porque elas ajudam a integrar o ambiente, devendo fornecer um conforto acústico capaz de melhorar a performance dos colaboradores."

CONSULTORIA
"Nós fomos atrás de uma consultoria que nos trouxesse uma vivência do mercado sobre outras empresas bem-sucedidas, para que pudéssemos entender melhor o que é prestar serviços. Estamos desenvolvendo um programa de gestão para dizer exatamente o que temos em cada setor, determinando o desempenho, o orçamento e os objetivos. Nós sabíamos que a empresa dava lucro, pois pagávamos nossos compromissos e sobrava alguma coisa no final do mês, mas precisávamos profissionalizar isso. Essa visão de profissionalismo que a consultoria está-nos trazendo é importante para o desenvolvimento de qualquer tipo de empresa. Toda empresa deveria procurar uma consultoria para estar sempre atualizada, porque o mercado não perdoa os que não buscam, com a velocidade da informática, alternativas para as suas necessidades."

INVESTIMENTOS
"O showroom nasceu da necessidade e da obrigação de mostrar aos clientes e aos parceiros as opções que eles têm em divisórias, e como fica tudo depois de acabado. Estivemos presentes na Feira Internacional da Construção (Feicon) deste ano pela primeira vez, porque achávamos que, até então, não tínhamos muito a agregar além do que já existia no mercado. A partir da implementação da consultoria de gestão, começamos a desenvolver novos produtos, como o painel acústico, revestido com a chapa fabricada a partir de sucata reciclada. Achamos excelente a receptividade, que nos rendeu uma média de cadastrados em torno de 850 pessoas por dia no nosso stand, com uma amplitude internacional. A feira trouxe também a satisfação para os nossos colaboradores, que são a parte mais importante da empresa, e puderam ver aquilo que fazem sendo exposto em público. Criamos ainda um site interativo para que o cliente possa visualizar uma parede em várias cores, mandar as medidas e ter os cálculos para fazer um orçamento prévio. O retorno tem sido muito bom, principalmente por causa da idéia que tivemos de registrar o nome www.divisoria.com.br."


« Entrevista Anterior      Próxima Entrevista »
...
Realização:
IMEMO

MANTENEDORES:

CNS

CRA-SP

Orcose Contabilidade e Assessoria

Sianet

Candinho Assessoria Contabil


Pró-Memória Empresarial© e o Programa de Capacitação, Estratégia e Motivação Empreendedora Sala do Empresário® é uma realização do Instituto da Memória Empresarial (IMEMO) e publicado pela Hífen Comunicação em mais de 08 jornais. Conheça a história do projeto.

Diretor: Dorival Jesus Augusto

Conselho Assessor: Alberto Borges Matias (USP), Alencar Burti, Aparecida Terezinha Falcão, Carlos Sérgio Serra, Dante Matarazzo, Elvio Aliprandi, Irani Cavagnoli, Irineu Thomé, José Serafim Abrantes, Marcos Cobra, Nelson Pinheiro da Cruz, Roberto Faldini e Yvonne Capuano.

Contato: Tel. +55 11 9 9998-2155 – [email protected]

REDAÇÃO
Jornalista Responsável: Maria Alice Carnevalli - MTb. 25.085 • Repórter: Fernando Bóris;
Revisão: Angelo Sarubbi NetoIlustrador: Eduardo Baptistão

PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTAS ENTREVISTAS sem permissão escrita e, quando permitida, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de qualquer parte da obra em qualquer sistema de processamento de dados. A violação dos Direitos Autorais é punível como crime. Lei nº 6.895 de 17.12.1980 (Cód. Penal) Art. 184 e parágrafos 185 e 186; Lei nº 5.998 de 14.12.1973


Hífen Comunicação
© 1996/2016 - Hífen Comunicação Ltda. - Todos os Direitos Reservados
A marca Sala do Empresário - Programa de Capacitação, Negócios e Estratégia Empresarial
e o direito autoral Pró-Memória Empresarial, são de titularidade de
Hífen Comunicação Editorial e Eventos Ltda.