Dividindo para Crescer
A rotina empresarial muitas vezes não deixa espaço para que os empresários possam repensar seu negócio na busca constante de crescimento e de renovação. Os problemas do dia-a-dia são tantos que acabam transformando os dirigentes em administradores burocráticos, impedindo-os de empreender de fato, ou seja, de perceber que sempre é possível produzir ou prestar serviços com mais qualidade e inovação. Somente as empresas que perceberem a necessidade estratégica de oferecer um diferencial em relação à concorrência terão condições de encontrar o caminho para a expansão. No cenário atual, não basta apenas ter lucro e honrar os compromissos. É preciso profissionalizar a estrutura organizacional para atender os clientes, além de conquistar novos nichos de consumidores por meio de soluções completas e atualizadas. Esse passo decisivo foi dado pela Jorsil Indústria e Comércio www.jorsil.com.br, uma indústria do setor da construção civil especializada na fabricação de peças para divisórias removíveis destinadas aos ambientes de trabalho. Em depoimento exclusivo, José Bandini Neto, diretor-superintendente da empresa, conta como se deu o processo de profissionalização com a ajuda de uma consultoria.
ESTAÇÕES DE TRABALHO
"O mercado em que a Jorsil atua seria o acabamento da construção civil, composto pelas divisórias, pelo forro e pelos móveis, principalmente voltados à área comercial. Aí é que temos que tomar todo o cuidado para saber do que o cliente precisa. Por isso, buscamos produtos para satisfazê-lo, porque ele vai viver mais tempo no ambiente que ajudamos a proporcionar do que na sua própria casa. As divisórias que fabricamos são chamadas de removíveis, já que a grande vantagem delas está em poderem ser realinhadas e readaptadas conforme as necessidades de crescimento das empresas de hoje, que precisam estar preparadas para fazer reengenharias praticamente todos os dias, com a formação de estações de trabalho. Trata-se de uma tendência bastante forte, porque elas ajudam a integrar o ambiente, devendo fornecer um conforto acústico capaz de melhorar a performance dos colaboradores."
CONSULTORIA
"Nós fomos atrás de uma consultoria que nos trouxesse uma vivência do mercado sobre outras empresas bem-sucedidas, para que pudéssemos entender melhor o que é prestar serviços. Estamos desenvolvendo um programa de gestão para dizer exatamente o que temos em cada setor, determinando o desempenho, o orçamento e os objetivos. Nós sabíamos que a empresa dava lucro, pois pagávamos nossos compromissos e sobrava alguma coisa no final do mês, mas precisávamos profissionalizar isso. Essa visão de profissionalismo que a consultoria está-nos trazendo é importante para o desenvolvimento de qualquer tipo de empresa. Toda empresa deveria procurar uma consultoria para estar sempre atualizada, porque o mercado não perdoa os que não buscam, com a velocidade da informática, alternativas para as suas necessidades."
INVESTIMENTOS
"O showroom nasceu da necessidade e da obrigação de mostrar aos clientes e aos parceiros as opções que eles têm em divisórias, e como fica tudo depois de acabado. Estivemos presentes na Feira Internacional da Construção (Feicon) deste ano pela primeira vez, porque achávamos que, até então, não tínhamos muito a agregar além do que já existia no mercado. A partir da implementação da consultoria de gestão, começamos a desenvolver novos produtos, como o painel acústico, revestido com a chapa fabricada a partir de sucata reciclada. Achamos excelente a receptividade, que nos rendeu uma média de cadastrados em torno de 850 pessoas por dia no nosso stand, com uma amplitude internacional. A feira trouxe também a satisfação para os nossos colaboradores, que são a parte mais importante da empresa, e puderam ver aquilo que fazem sendo exposto em público. Criamos ainda um site interativo para que o cliente possa visualizar uma parede em várias cores, mandar as medidas e ter os cálculos para fazer um orçamento prévio. O retorno tem sido muito bom, principalmente por causa da idéia que tivemos de registrar o nome www.divisoria.com.br."
|