Home











...



« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 594 (24/08/2003)

Novo Código de Parceria

Na era da administração, torna-se cada vez mais evidente a importância das empresas contábeis para o sucesso dos negócios. Com a vigência a partir de 11 de janeiro de 2003 do novo Código Civil, a relação entre contabilistas e empreendedores pressupõe alterações significativas em razão da obrigatoriedade da elaboração de um contrato de prestação de serviços que contemple de forma específica tanto os direitos quanto os deveres a serem desempenhados por ambas as partes. Atentos a essa realidade, entidades de classe e seus representantes, assim como muitos empresários contabilistas, estão preparando seus escritórios e regiões para que seja possível atender os clientes com facilidade e eficácia. Uma referência em termos de representatividade e profissionalismo é Odair Domiciano da Silva, diretor regional do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo (Sescon-SP) em Bauru e diretor da Odair Assessoria Contábil - e-mail: [email protected] - Tel.: (14) 3234-2100. Em depoimento exclusivo, ele fala sobre a situação da categoria fora da Capital e alerta para as condições de trabalho determinadas pela nova legislação.

PROXIMIDADE
"O fator essencial que caracteriza a diferença no interior é a relação entre o cliente e o contabilista. Nós temos uma aproximação grande com o cliente, bem mais amigável. No interior, o convívio torna-se, num primeiro momento, profissional, mas depois surge uma relação de amizade. Outro aspecto importante que nos diferencia é o fato de termos uma aproximação maior com os políticos. Na capital, segundo nos consta, e até pelo número excessivo de compromissos dos políticos, tais como governador e prefeito, torna-se mais difícil o agendamento de reuniões em busca de soluções relacionadas à classe e aos nossos clientes. No entanto, no interior, temos mais facilidades para chegarmos até essas autoridades, bem como para soluções de questões junto às repartições públicas, tudo pela credibilidade que alcançamos ao longo do tempo."

PIONEIRISMO
"Graças às disposições de profissionais ligados à classe dos contabilistas e pelo esforço em conjunto das entidades a nossa cidade de Bauru ostenta o título de pioneira no processo de descentralização da Junta Comercial do Estado de São Paulo, por ser o primeiro escritório regional a registrar um documento fora da sede da Jucesp. Para isso, temos as quatro repartições necessárias à constituição de uma empresa centradas em um só ambiente. Dessa forma, é possível entrar com um processo completo de constituição e, no dia seguinte, obter todas as inscrições. Estamos já há sete anos com a Junta constituída em Bauru, prestando esse tipo de serviço. Essa descentralização vem somar benefícios para todos, porque antes se levava sessenta dias para constituir uma empresa em sua plenitude. Hoje, em apenas 24 horas, temos a empresa constituída, antecipando em dois meses a arrecadação de tributos e a contratação legal de funcionários. Na era da informática, a distância deixou de ser sinônimo de desatualização na área contábil, uma vez que os softwares usados nos escritórios dos grandes centros são os mesmos do interior."

CONTRATO
"Como participamos de entidades de classe, procuramos transmitir que o contador de hoje tem que deixar de ser contador e passar a ser empresário da área contábil. Ele tem que administrar a sua empresa pensando nos clientes, trabalhando com relatórios, índices de lucratividade e de liquidez, para proporcionar uma condição melhor de administração com probabilidade de crescimento. Isso inclui também um comunicado por escrito sobre a necessidade de as empresas se adequarem às exigências do novo Código Civil até 10 de janeiro de 2004, levando em consideração que a responsabilidade do contabilista está ligada a teoria subjetiva da lei. Hoje, é obrigatório que se faça um contrato de prestação de serviços discriminando todas as responsabilidades entre clientes e contabilistas para conferir maior segurança a ambas as partes."


« Entrevista Anterior      Próxima Entrevista »
...
Realização:
IMEMO

MANTENEDORES:

CNS

CRA-SP

Orcose Contabilidade e Assessoria

Sianet

Candinho Assessoria Contabil

Hífen Comunicação


Pró-Memória Empresarial© e o Programa de Capacitação, Estratégia e Motivação Empreendedora Sala do Empresário® é uma realização do Instituto da Memória Empresarial (IMEMO) e publicado pela Hífen Comunicação em mais de 08 jornais. Conheça a história do projeto.

Diretor: Dorival Jesus Augusto

Conselho Assessor: Alberto Borges Matias (USP), Alencar Burti, Aparecida Terezinha Falcão, Carlos Sérgio Serra, Dante Matarazzo, Elvio Aliprandi, Irani Cavagnoli, Irineu Thomé, José Serafim Abrantes, Marcos Cobra, Nelson Pinheiro da Cruz, Roberto Faldini e Yvonne Capuano.

Contato: Tel. +55 11 9 9998-2155 – [email protected]

REDAÇÃO
Jornalista Responsável: Maria Alice Carnevalli - MTb. 25.085 • Repórter: Fernando Bóris;
Revisão: Angelo Sarubbi Neto • Ilustrador: Eduardo Baptistão

PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTAS ENTREVISTAS sem permissão escrita e, quando permitida, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de qualquer parte da obra em qualquer sistema de processamento de dados. A violação dos Direitos Autorais é punível como crime. Lei nº 6.895 de 17.12.1980 (Cód. Penal) Art. 184 e parágrafos 185 e 186; Lei nº 5.998 de 14.12.1973


Hífen Comunicação
© 1996/2016 - Hífen Comunicação Ltda. - Todos os Direitos Reservados
A marca Sala do Empresário - Programa de Capacitação, Negócios e Estratégia Empresarial
e o direito autoral Pró-Memória Empresarial, são de titularidade de
Hífen Comunicação Editorial e Eventos Ltda.