Home











...



« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 596 (07/09/2003)

Logística Plena para Exportação

Apesar de todos os esforços de entidades de classe e do próprio governo para incentivar o comércio exterior, ainda são muitos os entraves que dificultam a atividade exportadora, especialmente para as pequenas e médias empresas. Muito se fala em facilitar a logística operacional das transações internacionais como se o transporte de carga fosse o principal obstáculo para que os produtos brasileiros sejam negociados com sucesso em nível mundial. Além dele, é preciso ajustar também todos os procedimentos fiscais, tributários e administrativos dos países envolvidos, com o objetivo de promover o intercâmbio comercial entre eles. Sem esse apoio estrutural, o risco de se aventurar em terras estrangeiras aumenta de forma considerável, inibindo a iniciativa de conquistar novos mercados no exterior. Para auxiliar importadores e exportadores, a InterGest Brasil atua no sentido de disponibilizar uma rede formada por 32 países, assessorando negociadores de forma plena e segura, sem a necessidade de investimentos fixos. Em depoimento exclusivo, Gabriel de Carvalho Jacintho, sócio da empresa – www.gjacintho.com.br – , fala sobre as vantagens de exportar com representação legal.

INÍCIO
"A G.Jacintho foi a empresa inicial, que atua há quinze anos no Brasil, especializada na terceirização de todos os serviços administrativos para os exportadores, oferecendo a estrutura legal, física e contábil, além do cash management, que é a administração financeira das empresas no País, nesse caso apoiando os importadores. A sociedade com a InterGest deu certo porque desenvolvemos as mesmas atividades. Trata-se de uma empresa multinacional que começou na divisa entre a França e a Alemanha justamente para facilitar o comércio entre os dois países. Os fundadores eram despachantes aduaneiros que vivenciavam as dificuldades de transação do comércio exterior e resolveram constituir essa associação, que tem como propósito básico facilitar o intercâmbio comercial por meio de representantes em quase todo o mundo."

VANTAGENS
"A idéia da InterGest no Brasil está visando o exportador, pois podemos oferecer ao empresário brasileiro uma rede internacional com a vantagem de não precisar de um investimento fixo. Nós apresentamos o país pelo qual existe interesse, com todas as facilidades de trabalhar com um nativo da região, que já tem a legislação e os costumes dominados. Em termos de honorários, a parcela mensal é mínima e o restante é variável, dependendo do percentual das vendas, justamente para dar um fôlego aos pequenos empreendedores. Estamos muito confiantes nos resultados da implementação do esquema dos consórcios para exportação, em parceria com o Sebrae, que dispõe de linhas de crédito específicas para reunir empresários do mesmo segmento, buscando atender uma demanda de quantidade que, sozinhos, eles não conseguiriam. Acreditamos que o potencial exportador da pequena empresa é imenso e temos que oferecer a ela uma estrutura ágil, econômica, de sustentação e de informação para as operações lá fora."

CONTINUIDADE
"Nós desenvolvemos um sistema de faturamento automatizado dentro dos depósitos alfandegários para evitar um custo de estocagem maior. Fazemos a administração financeira da empresa, além de cuidar de todos os aspectos legais em termos de pagamento de impostos, da contabilidade e da parte trabalhista. Também oferecemos consultoria, planejamento e apoio jurídico na formulação de contratos de exportação que atendam à legislação dos países envolvidos, garantindo segurança ao exportador brasileiro. Acreditamos que a participação em feiras internacionais é o começo de qualquer negócio. Apesar de exigirem um investimento mais alto do que se pensa, o retorno é garantido, porque é a única forma de expor o produto direto para os mercados compradores. O empresário brasileiro deve preocupar-se com uma política de exportação contínua e estável, uma vez que qualquer resultado hoje não é imediato. A conquista de um mercado exige continuidade e convergência de esforços por parte de todas as organizações envolvidas, sempre com o mesmo propósito e voltadas para a mesma direção."


« Entrevista Anterior      Próxima Entrevista »
...
Realização:
IMEMO

MANTENEDORES:

CNS

CRA-SP

Orcose Contabilidade e Assessoria

Sianet

Candinho Assessoria Contabil

Hífen Comunicação


Pró-Memória Empresarial© e o Programa de Capacitação, Estratégia e Motivação Empreendedora Sala do Empresário® é uma realização do Instituto da Memória Empresarial (IMEMO) e publicado pela Hífen Comunicação em mais de 08 jornais. Conheça a história do projeto.

Diretor: Dorival Jesus Augusto

Conselho Assessor: Alberto Borges Matias (USP), Alencar Burti, Aparecida Terezinha Falcão, Carlos Sérgio Serra, Dante Matarazzo, Elvio Aliprandi, Irani Cavagnoli, Irineu Thomé, José Serafim Abrantes, Marcos Cobra, Nelson Pinheiro da Cruz, Roberto Faldini e Yvonne Capuano.

Contato: Tel. +55 11 9 9998-2155 – [email protected]

REDAÇÃO
Jornalista Responsável: Maria Alice Carnevalli - MTb. 25.085 • Repórter: Fernando Bóris;
Revisão: Angelo Sarubbi Neto • Ilustrador: Eduardo Baptistão

PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTAS ENTREVISTAS sem permissão escrita e, quando permitida, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de qualquer parte da obra em qualquer sistema de processamento de dados. A violação dos Direitos Autorais é punível como crime. Lei nº 6.895 de 17.12.1980 (Cód. Penal) Art. 184 e parágrafos 185 e 186; Lei nº 5.998 de 14.12.1973


Hífen Comunicação
© 1996/2016 - Hífen Comunicação Ltda. - Todos os Direitos Reservados
A marca Sala do Empresário - Programa de Capacitação, Negócios e Estratégia Empresarial
e o direito autoral Pró-Memória Empresarial, são de titularidade de
Hífen Comunicação Editorial e Eventos Ltda.