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« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 664 (26/12/2004)

Crescimento em Parceria

Por melhor que seja o produto ou serviço que uma empresa tenha a oferecer ao mercado atualmente, sem o direcionamento adequado, por meio de alianças com grandes organizações e instituições, fica difícil competir de forma isolada e conseguir bons resultados. Ter essa visão, de que é preciso encontrar nichos representativos e trabalhar em conjunto na busca de objetivos comuns, consiste em uma estratégia fundamental para promover a permanência de qualquer negócio, bem como o crescimento sustentável. Essa é a razão do sucesso do empresário Maurício Ferreira Frizzarin, diretor da Folhamatic - www.folhamatic.com.br -, que, ainda muito jovem, investiu seu talento empreendedor na criação de softwares para sistemas administrativos na região de Americana, interior de São Paulo. Ao reconhecer na área contábil um terreno fértil para expandir e direcionar o seu produto aos escritórios de contabilidade, ele consolidou sua atuação em todo o Estado e pretende crescer cerca de 30% em 2005 em todo o País. Em depoimento exclusivo, ele descreve as etapas desse desenvolvimento e fala sobre a parceria recente com o Grupo Aduaneiras para a elaboração e a divulgação de um boletim eletrônico com informações atualizadas sobre legislação.

SEGMENTAÇÃO
"Começamos a fazer parcerias com empresas grandes para vender software e parar de vender computador. Foi então que conseguimos segmentar e criar uma especialização, principalmente em folha de pagamento, depois em contabilidade e administração do escritório contábil. Como a base dos nossos clientes já era os escritórios contábeis, aprofundamos-nos nesse nicho. Tínhamos também uma parceria com uma empresa que desenvolvia escrita fiscal e começamos a participar da Fenasoft. A característica principal do nosso software era ser completo, muito fácil de usar e barato, sendo que qualquer funcionário poderia utilizá-lo sem grandes treinamentos. Após um tempo, essa parceria se desfez por imposições mercadológicas, mas a empresa já estava grande, com dezenas de funcionários, equipes de desenvolvimento, de analistas, de testes, e assim chegamos aos dias de hoje. Nós levantamos dados quantitativos junto ao CRC-SP e descobrimos que somos líderes de mercado em escritórios contábeis, detendo aproximadamente 30% desse nicho."

DIFERENCIAL
"Nós somos a única empresa que tem ISO 9000 com softwares patenteados no segmento. Nós sempre trabalhamos pela perfeição para ter o produto mais amigável possível, gerando procedimentos que o cliente nem mesmo pediu, quer dizer, tentamos ultrapassar a expectativa do cliente deixando-o mais satisfeito ainda. Quando ocorre alguma alteração de legislação, procuramos sempre ser os primeiros a lançar isso, nem que tenhamos que fazer plantão 24 horas com os programadores. Acreditamos que a nossa liderança no mercado seja principalmente pela qualidade do nosso atendimento. Nós prezamos até mais o pós-venda do que o pré-venda, porque queremos que o cliente continue sempre conosco. Por isso, procuramos sempre agradar e acabamos criando um diferencial em relação à concorrência."

SINERGIA
"Para fazer uma parceria, é preciso sempre se colocar no lugar do parceiro e pensar no que podemos agregar de valor a ele. Isso acontece com os nossos representantes, que hoje são terceirizados e ganham como se fosse uma participação na empresa. A parceria mais recente que nós fizemos foi com o Grupo Aduaneiras, composto pela Aduaneiras, que cuida do comércio exterior, a Lex Editora e a Cenofisco. Nós lançamos há dois anos um boletim nos mesmos moldes dos que existem no mercado de informação e legislação. Nesse meio tempo, nós conhecemos o Grupo Aduaneiras, que tem também o mesmo foco com profissionais excepcionais, e resolvemos criar uma aliança para fundir esses dois produtos gerando um único boletim que é o Boletim Cenofisco Folhamatic. Isso fez com que a equipe ficasse maior, mais rápida, melhorando o atendimento ao cliente e aumentando a nossa equipe de representantes tanto para softwares quanto para o próprio boletim. Nós crescemos principalmente em quatro estados com o boletim, e a equipe da Cenofisco passou a contar com os nossos representantes."


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