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« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 665 (02/01/2005)

Sem Medo de Lucrar

Sempre que um novo ano começa, os dirigentes empresariais passam por uma busca frenética de informações sobre as perspectivas econômicas e políticas para o período que se inicia. Apesar de indicar certas tendências com um elevado grau de confiabilidade, esses dados, por si só, estão longe de mudar a vida de uma organização se o empresário não tomar consciência da importância vital do seu comportamento diante dos negócios. Em muitos casos, aprender a enfrentar medos e armadilhas impostos por ele mesmo em sua gestão diária faz a grande diferença no que se refere às mudanças necessárias à obtenção de resultados positivos. Enquanto o empreendedor não entender que pode vir do seu comportamento o grande inimigo interno do crescimento da sua empresa, de nada adianta estar em sintonia com os indicadores externos do mercado. Quem faz o alerta é o economista José Carlos Flesch, diretor da Exponencial Projetos e Consultoria, especializada em consultoria empresarial comportamental - www.novolucro.com.br - e-mail: [email protected] - Tel.: (11) 4169-8355. Em depoimento exclusivo, ele revela as principais atitudes negativas que afetam diretamente o sucesso empresarial, além de mostrar como reconhecê-las no ambiente de trabalho e revertê-las em benefício da organização como um todo, fazendo do lucro uma oportunidade em ação.

Fonte do mal
"Quando eu me tornei consultor há dez anos, comecei a fazer uma série de trabalhos para o Sebrae com pequenos e micro empresários. Durante essa ocasião, nós começamos a analisar a questão do lucro e a perceber como isso era interessante, porque ensinávamos esses empreendedores a aumentar a receita e eles aumentavam, mas também aumentavam as despesas na mesma proporção. Quando ensinávamos um outro grupo de empresários a cortar despesas, eles cortavam, mas cortavam também a receita na mesma quantidade, fazendo com que o resultado final líquido fosse zerado, quer dizer, ou eles continuavam sem lucratividade, ou continuavam com o mesmo prejuízo. Foi então que eu pensei que deveria haver uma bruxa no meio dos empresários e, depois, fui descobrir que havia uma bruxa no meio de todos nós, que vem a ser a dificuldade de lidar com o dinheiro, com a riqueza e com o lucro na grande parte da civilização ocidental, na qual é preciso ser pobre para merecer o céu, sendo o dinheiro a fonte de todo o mal."

Pilares
"A maioria dos empresários ainda pede bons funcionários, clientes e serviços e se esquecem de pedir o lucro. Isso a empresa não dá, pois não está nos objetivos, mas é para isso que se monta um negócio, não tem nada a ver com a missão. A missão de uma empresa é o que ela precisa fazer para obter lucro. Os pilares do lucro são básicos, podendo ser resumidos em quatro aspectos, que são os mais importantes. O primeiro deles é querer ter o lucro como objetivo, porque o lucro não é mera conseqüência. Em segundo lugar, é preciso sentir-se no direito de ter lucro. O terceiro ponto é sentir-se merecedor disso e, por último, agir, não esperar cair do céu. Ninguém ganha mais do que aceita e, se por descuido ganha, devolve fazendo um negócio malfeito, perdendo dinheiro, ficando doente ou batendo o carro. A síntese do meu trabalho está na pergunta: o quanto um empresário aceita ganhar?"

Foco
"O processo que deve ser contínuo em uma empresa é o aumento da lucratividade com planejamento, e a melhor maneira de aproveitar a oportunidade do lucro é quantificá-lo e perder o medo dele. Não adianta atuar em um ramo de atividade sem gostar, porque o stress vem muito mais daquilo que fazemos do que do quanto fazemos. Ganhamos mais em menos tempo quando fazemos aquilo que gostamos. Caso contrário, damos um jeito de chegar à falência como uma forma de alívio. Eu vejo os empresários correndo atrás do que é urgente, e não do que é importante, que vai ajudar a planejar e a prospectar os clientes. O melhor compromisso que um empresário pode assumir pela sua empresa na hora de tirar férias é tirar férias, na hora de dormir é dormir, na hora de comer é comer, na hora de se divertir é se divertir, pois no dia seguinte ele estará inteiro e com ânimo para continuar. Não existem fórmulas mágicas para ser bem sucedido no mundo dos negócios, mas sempre está em tempo de cada um descobrir a sua."


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