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« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 736 (14/05/2006)

Estilo com Qualidade

Ao viajar pelo mundo e perceber que existia todo um universo a ser explorado em termos de moda no segmento de sapatos, bolsas e acessórios femininos, a psicóloga Sarah Chofakian www.sarahchofakian.com.br – decidiu afastar-se do consultório e dar vazão ao seu dom natural de criar peças com detalhes inovadores. Sem experiência empreendedora e capital para abrir o negócio, o sangue armênio para o comércio falou mais alto. Para abrir a primeira loja na Avenida Paulista, ela vendeu o próprio carro e começou a visitar fábricas para imprimir sua marca e o seu bom gosto em diversos produtos. A iniciativa teve êxito, e em pouco tempo seu nome já ficou conhecido por um público elitizado, que gosta de estar sempre na moda e de associar qualidade com exclusividade. A idéia de fabricar produtos de qualidade e com muito charme deu certo e levou a empresária a abrir lojas em dois dos shoppings mais luxuosos de São Paulo. Em depoimento exclusivo, Sarah conta sua trajetória empresarial, fala sobre a preparação para entrar com força no mercado internacional e da satisfação em atender clientes especiais que já identificam o seu nome como um sinônimo de sofisticação e elegância.

CAIXA DE SURPRESAS
"Depois de algum tempo trabalhando com clínica, resolvi fazer uma viagem e descobri que havia um mundo pela frente no mercado da moda no qual eu poderia mergulhar. Foi quando decidi abrir uma pequena loja em uma galeria da avenida Paulista. Logo no primeiro ano, consegui cativar o público dos Jardins e dos shoppings mais luxuosos, que acabou descobrindo a loja como se fosse uma caixinha de surpresas, com produtos diferenciados que eles não encontrariam em lugar nenhum. Naquela época, trabalhava com multimarcas, porque o produto ainda não levava o meu nome. Visitava algumas fábricas, escolhia produtos deles, mas colocava sempre algum diferencial levando o nome da marca. Isso fez com que atraíssemos um público diferenciado que dá importância para produtos exclusivos. Como o lugar não era tão convidativo para esse público exigente, resolvi mudar e vim para a região dos Jardins em 1997, já com uma marca consagrada, com modelos criados e desenvolvidos por mim, levando o meu nome."

INOVAÇÃO
"Eu consegui cativar um público especial de artistas de televisão, de pessoas que precisam da moda e necessitam estar sempre bem vestidas com produtos exóticos, femininos e coloridos. Foi exatamente por aí que eu entrei, porque, nessa época no Brasil, encontravam-se sapatos de qualidade nas cores tradicionais, produzidos no Sul, só que sem estilo e sem glamour. Por outro lado, era possível encontrar certas marcas de sapatos produzidos em Franca e em Belo Horizonte com charme, mas totalmente sem qualidade. O meu diferencial foi conseguir juntar esses dois elementos. Comecei a inventar o sapato de tecido, o sapato com acessórios diferenciados, e isso cada vez mais foi-me dando segurança para fortalecer-me como empresária, mostrando que eu tinha potencial para aquilo. Comecei a sair muito na mídia, e lojistas de várias cidades do interior procuravam-me para revender meus produtos. Na sequência, entrei na área de atacado e passamos a vender para o Brasil todo."

MERCADO INTERNACIONAL
"Por causa do nosso site, muitas pessoas de fora do País começaram a entrar em contato para fazer pedidos. Nas visitas ao Brasil acabavam procurando-nos, e eu me interessei muito por isso, mas sou muito cautelosa com exportação. Existe um mercado imenso para o nosso produto, mas é preciso construir uma ponte muito bem sedimentada para poder consagrar o trabalho lá com a mesma força, eficiência e dedicação que fazemos aqui. Estamos fechando com um showroom em Londres que trabalha com produtos europeus elitizados. Estamos também fechando um grande negócio com uma empresa espanhola de calçados que nos escolheu como representantes da marca no Brasil. Como empreendedora, ser uma pessoa centralizadora é algo que me atrapalha. Por isso, estou reestruturando-me empresarialmente com boas equipes, contratando pessoas para cada área de atuação. O empresário tem que estar sempre presente e saber tudo o que está acontecendo, mas pretendo especializar-me e deixar meu tempo reservado para as criações, que são o meu ponto forte."


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