Home











...



« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 738 (28/05/2006)

Conquista pela Educação

Por trás de todo negócio bem-sucedido existe sempre uma longa trajetória a ser percorrida que exige conhecimento, disciplina e muita coragem empreendedora. Até mesmo para enfrentar a perseguição da concorrência, antiga fonte de trabalho, quando se decide alçar vôo e montar uma empresa dentro do mesmo ramo de atuação. Foi o que aconteceu com Orandi Momesso, diretor-presidente do Sistema SKILL de Franquiaswww.skill.com.br. Neto de imigrantes italianos e muito habilidoso no aprendizado de línguas, ele foi para os Estados Unidos estudar administração. Depois de voltar ao Brasil, tornou-se professor e, em seguida, franqueado de uma das maiores redes de escolas de idiomas do País. Ao idealizar um método inusitado que associa o aprendizado do aluno ao contexto em que vive, Momesso criou sua própria empresa, introduzindo no mercado brasileiro o que há de mais avançado no ensino do inglês e do espanhol, com o auxílio de cientistas lingüistas de universidades renomadas. Em depoimento exclusivo, ele fala da expansão pelo franchising e conta como fez da educação um instrumento de engajamento social por meio de projetos pedagógicos, conquistando a liderança do segmento na Grande São Paulo.

LIBERDADE
"A educação e o engajamento social precisam estar muito juntos. Nós temos as nossas escolas também na periferia e percebemos que temos que trazer o aluno para dentro da escola e dar a ele muito mais do que a comunicação em sala de aula permite. Nesse sentido, o nosso método consiste em projetos dos quais os alunos participam ativamente, estudando a língua e, ao mesmo tempo, desenvolvendo projetos inseridos no contexto social em que vivem. Somente por meio da educação é possível libertar o ser humano para que ele possa atingir a liberdade. Apenas quando ele consegue desenvolver o seu pensamento e a sua capacidade de raciocínio para poder discernir entre o que é bom e o que não é, torna-se realmente livre, e o Brasil precisa muito disso. Com a orientação dos nossos professores, visando sempre o aprendizado do idioma, buscamos constantemente esse link com o cotidiano da realidade dele, no bairro, na comunidade, estudando temas como as condições do transporte público e a prática de esportes, entre outros, que são relatados na língua que está sendo ensinada."

PADRONIZAÇÃO
"Houve um momento em que estávamos crescendo, no começo dos anos 80 até a década de 90. Havia muita procura para a abertura de novas franquias e, naquela época, aceitavam-se franqueados pelo telefone. Não havia um padrão em termos de estrutura física, nem uma unidade nacional com a marca SKILL. Naquele momento, paramos e resolvemos buscar um arquiteto, que fez um projeto para padronizar todas as unidades de norte a sul do Brasil. Novos contratos foram redigidos com novas regras de como deveria ser a relação com as franquias. Esse foi um momento bastante crucial no sentido de ter que viajar por todo o País, fazer reuniões com os nossos franqueados e passar essa nova filosofia, porque estávamos percebendo que esse era o caminho, com a efervescência do franchising, e nós precisávamos ter uma cara e um perfil muito bem definidos. Fomos a primeira rede brasileira de ensino de idiomas que introduziu a padronização no sentido estético e visual."

LIDERANÇA
L;Nós poderíamos ter um crescimento muito rápido, mas somos muito seletivos. Queremos e estamos buscando sempre treinar os nossos franqueados para que eles, em contrapartida, possam oferecer o melhor para as suas comunidades e ter cada vez mais alunos. Realizamos todo um trabalho para encontrar novos franqueados, hoje especialmente na região Sul do Brasil, e também estamos focando na terceirização que os colégios estão buscando no ensino de inglês e espanhol por meio de escolas especializadas para ter um diferencial. Esse é um nicho que surge como uma tendência forte de mercado que estamos prontos para atender. Para nós, a conquista acontece por meio da dedicação. Doação é a palavra-chave. Quando nos doamos integralmente para a prestação de um serviço diferenciado e com qualidade, conquistamos a liderança, o respeito e completamos 33 anos de atividade em pleno vigor. M;


« Entrevista Anterior      Próxima Entrevista »
...
Realização:
IMEMO

MANTENEDORES:

CNS

CRA-SP

Orcose Contabilidade e Assessoria

Sianet

Candinho Assessoria Contabil

Hífen Comunicação


Pró-Memória Empresarial© e o Programa de Capacitação, Estratégia e Motivação Empreendedora Sala do Empresário® é uma realização do Instituto da Memória Empresarial (IMEMO) e publicado pela Hífen Comunicação em mais de 08 jornais. Conheça a história do projeto.

Diretor: Dorival Jesus Augusto

Conselho Assessor: Alberto Borges Matias (USP), Alencar Burti, Aparecida Terezinha Falcão, Carlos Sérgio Serra, Dante Matarazzo, Elvio Aliprandi, Irani Cavagnoli, Irineu Thomé, José Serafim Abrantes, Marcos Cobra, Nelson Pinheiro da Cruz, Roberto Faldini e Yvonne Capuano.

Contato: Tel. +55 11 9 9998-2155 – [email protected]

REDAÇÃO
Jornalista Responsável: Maria Alice Carnevalli - MTb. 25.085 • Repórter: Fernando Bóris;
Revisão: Angelo Sarubbi Neto • Ilustrador: Eduardo Baptistão

PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTAS ENTREVISTAS sem permissão escrita e, quando permitida, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de qualquer parte da obra em qualquer sistema de processamento de dados. A violação dos Direitos Autorais é punível como crime. Lei nº 6.895 de 17.12.1980 (Cód. Penal) Art. 184 e parágrafos 185 e 186; Lei nº 5.998 de 14.12.1973


Hífen Comunicação
© 1996/2016 - Hífen Comunicação Ltda. - Todos os Direitos Reservados
A marca Sala do Empresário - Programa de Capacitação, Negócios e Estratégia Empresarial
e o direito autoral Pró-Memória Empresarial, são de titularidade de
Hífen Comunicação Editorial e Eventos Ltda.