Um Neon no Fim do Túnel
No mercado atual, já não basta apenas elaboração de um planejamento estratégico e tributário eficientes para a criação e para o desenvolvimento de uma empresa. É necessário também estar sempre atento às novas regulamentações impostas a cada segmento de negócio pelos órgãos públicos competentes, com a finalidade de reduzir a poluição ambiental, visual e sonora, especialmente nos grandes centros urbanos. A operação Cidade Limpa, promovida pela prefeitura de São Paulo, serve como exemplo de como um nicho de atividades pode ser pego de surpresa e ser obrigado a se reinventar criando novas possibilidades de atuação para continuar sobrevivendo. Quem dá uma lição de empreendedorismo nesse sentido é Eduardo De Leon Ancheta, fundador e diretor da Luminosos Las Vegas - www.luminososlasvegas.com.br . De origem uruguaia, ele encontrou em solo brasileiro a inspiração e os desafios necessários para se tornar um empresário bem sucedido no ramo de letreiros e de luminosos. Em depoimento exclusivo, ele relata vários episódios com uma boa dose de coragem que o levou a conquistar seu espaço definitivo por aqui, além de revelar como está reagindo às determinações municipais.
APUROS
"Em 1977, vendi tudo o que tinha no Uruguai e vim instalar-me definitivamente no Brasil, onde já tive no início uma grande surpresa ao ser abordado por dois indivíduos, na rodoviária do Glicério, que me roubaram tudo, até mesmo a documentação. Isso que me deu mais garra de vencer numa terra estranha. Eu vim com um certo dinheiro para cá e já era formado em eletrônica. Queria ter uma empresa na área e achei que o Brasil seria o país que poderia dar-me essa oportunidade. Fiquei sem nada e demorei cerca de oito meses até conseguir a minha documentação original do Uruguai, por meio do consulado. Como ninguém me queria contratar sem documentação, trabalhei em balcão de restaurantes, lavei pisos, motores, cheguei a dormir em bancos do Ibirapuera, levei calotes de empresas, mas soube transformar tudo isso em uma escola, acreditando sempre que iria vencer."
OPORTUNIDADE
"Montei a Las Vegas em sociedade com um amigo em 1980. A oportunidade surgiu porque eu tinha uma formação em eletrônica, trabalhava na National do Brasil e, naquela época, estava sendo construído o Shopping Center Ibirapuera, que precisava de painéis eletrônicos, circuitos de aparelhos e outras peças que me propus a fazer como empregado de uma empresa desse segmento. O nosso primeiro cliente, que também nos alavancou, foi o Grupo Sérgio, que acreditou no nosso trabalho. Nós sempre primamos muito pela qualidade e pela pontualidade. Estamos em um ramo que cuida do último detalhe que vai ser olhado pelos empresários de um estabelecimento comercial. Primeiro, eles se preocupam com a decoração, com toda estrutura mercadológica dentro da empresa, e a propaganda externa, ou o luminoso, acaba ficando sempre para o final, o que nos dá um tempo muito curto para dar conta do recado. Mesmo assim, sempre nos destacamos pela agilidade dentro do melhor prazo possível."
REINVENÇÃO
"Ninguém pode viver achando que não existe uma luz no final do túnel e temos que buscar isso. Hoje, criamos uma equipe de vendas nova para atender o segmento de luminosos de acordo com os limites determinados pela Lei Cidade Limpa. Não vamos ficar quietos porque estamos com projetos sendo desenvolvidos aqui dentro da empresa de microluminosos que podem ser colocados dentro das lojas, com visual para fora, buscando adicionar informações de utilidade pública como hora, temperatura e cotações de mercado. Nós pensamos em ampliar essa atuação partindo já da estrutura da Luminosos Las Vegas para não termos que demitir funcionários, pois temos mão-de-obra especializada, serralharia, pintura, marcenaria própria. Queremos aproveitar tudo isso no segmento de display para demonstração de produtos que estamos montando, incrementar também a parte de iluminação nas áreas externas de prédios. O nosso trabalho na produção de neons é muito confiável e profissional. Estamos lutando para sobreviver e vamos conseguir encontrar uma saída."
|