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Liderança criativa
"Do que o País precisa é de líderes e não de chefes."

    O tema liderança requer novos paradigmas, tendo sido causa de grande preocupação dos empresários brasileiros. O que faz uma empresa ser bem sucedida e outra menos? Sendo que ambas encontram-se equiparadas em termos de produtos e tecnologia? As respostas são as mais diversas, mas a questão central está nas pessoas que compõem a organização e, conseqüentemente, comandam os processos de liderança. Com todas as mudanças que ocorrem, percebemos a importância do líder servindo como âncora da equipe, um radar indicando a direção, garantindo assim o sucesso e a eficácia organizacional. Para isso, torna-se necessário estabelecer uma nova postura na relação líder e subordinado, uma vez que a anterior já não faz mais efeito, ou seja, não leva ao comprometimento e ao desenvolvimento das pessoas, nem faz o funcionário vestir a camisa da empresa, como se espera dele. Hoje, o líder tem que ser um empreendedor, devendo utilizar a liderança criativa para obter resultados satisfatórios.

Como será que estão os nossos líderes?

  • Pelo que podemos observar, temos muito que desenvolvê-los para o cenário do novo milênio, a começar por nós mesmos. Lembre-se de que os líderes atuais vêm de uma sociedade cujas empresas adotavam medidas bastante paternalistas, ditando as regras do jogo. Eles eram apenas os intermediários, nomeados pelas organizações, que faziam as determinações serem seguidas à risca. Mas será que esses profissionais estão preparados para atuar de forma tão diferenciada? E como estão as pessoas lideradas por ele?

  • A liderança criativa obedece à seguinte seqüência:

    • Liderança de si mesmo: os líderes devem ser independentes.
    • Liderança da equipe: aproveitar as características do grupo e desenvolvê-las.
    • Liderança organizacional: liderança total

Entende-se por liderança criativa a maneira de pensar, sentir e atuar, de forma visionária, futurista e pró-ativa.

O líder é, acima de tudo, aquela pessoa que todos querem seguir, devendo ser um bom ouvinte. Muitos líderes se baseiam em outros, mas cada situação demanda um tipo de liderança. Liderança, mais do que uma arte, é uma técnica que pode ser assimilada, aperfeiçoada e adaptada. Assim, podemos ser líderes em uma situação e seguidores em outra.



O fato de exerssscermos a liderança de forma satisfatória em determinada situação não significa que seremos sempre líderes com êxito. A eficácia de uma liderança dependerá também da situação, do grupo, dos seguidores e do líder. Líderes e seguidores precisam uns dos outros para atingir os objetivos traçados. A problemática da liderança está em quando empregar, qual o processo e com quem. A liderança eficaz consiste em diagnosticar o nível em que se encontra o subordinado e aplicar um estilo de acordo com o seu grau de maturidade.

O líder bem-sucedido

    É aquele que sabe comportar-se adequadamente de acordo com as diversas situações, ou seja, aquele que consegue perceber cada situação e adaptar o melhor método de liderança segundo as circunstâncias. A liderança é uma característica a ser desenvolvida, pois o líder não nasce pronto. A liderança poderá ser desenvolvida a partir do momento em que o líder tenha como premissas básicas o "foco nos objetivos " e a "vontade de ajudar o outro", resgatando o potencial de cada indivíduo e o estimulando favoravelmente.

    Liderar um grupo requer liderança pessoal, ou seja, liderar primeiro nossa própria vida. Tomando conhecimento de nossas habilidades, limitações, pontos positivos e negativos, tornamo-nos independentes para, depois, liderar de forma criativa um grupo de trabalho. Dessa forma, o líder/empresário deverá perceber a sua organização, definindo qual o seu planejamento estratégico, possibilitando, assim, condições de elaboração de suas metas na condução dos times de trabalho para a conquista dos objetivos organizacionais.

Chefe x líder

O conceito de que o administrador ou chefe dá as ordens e exige obediência está totalmente ultrapassado. O conceito moderno de administração consiste em motivar, envolver, desenvolver seus funcionários, mesmo porque eles são dotados de inteligência. Basta identificá-la e utilizá-la, adaptando o indivíduo ao cargo que ocupa e preparando-o para futuras posições. Cabe ressaltar a frase de Warren Bennis e Burt Nanus: "Chefes são obedecidos, líderes são respeitados."

O que a organização espera do líder
Algumas dicas

    Autoconhecimento - Reconheça suas fraquezas, aperfeiçoe-se e saiba qual os objetivos e como atingi-los.

    Sinceridade - Seja honesto no pensamento e nas ações, agindo com integridade e confiança absolutas não somente para com os seus dirigentes mas também para com os seus seguidores. Cuidado com mentiras.

    Curiosidade - Aprenda cada vez mais por meio de cursos, treinamentos etc.

    Audácia - Esteja disposto a correr riscos.

    Assuma responsabilidades - Tanto escolhendo suas ações quanto assumindo seus erros.

    Experiências positivas - Espelhe-se nelas e não somente nas negativas.

    Automotivação - Tenha claro o que pretende, aquilo que o motiva etc.

    Seja ético - Tendo um padrão alto de comportamento, com honestidade e integridade, adotando regras e normas definidas pela sociedade.

    Atividade - Saia da acomodação, da inércia, sendo independente e não ficando à espera da determinação da empresa.

    Flexibilidade - Adapte-se às mudanças organizacionais e mundiais, deixando muitas vezes de ser um empecilho dentro da organização.

    Execução - Abandone a posição em que os outros devem servi-lo para também servir, mas cuidado! Saiba delegar.



    Prioridade - Estabeleça-as, pois o costume de dar muitas ordens ao mesmo tempo acaba provocando um caos.

    Administração do tempo - Priorize atividades e aproveite as reuniões de forma satisfatória, e não apenas para marcar o próximo encontro, deixando decisões pendentes.

    Aprendizagem com erros - Evite simplesmente punir e perseguir, pois só isso não resolve o problema. O importante é reparar o erro e aprender com ele.

    Coragem - Transforme os problemas e desafios em objetivos, estabelecendo metas e procedimentos para conquistá-los.

    Avanço no caos - Aprenda com o passado, projete-se e fique de olho no futuro.

    Visão maior - Tenha perspectivas, seja estratégico, pense grande e acompanhe as etapas.

    Proficiência - Conheça a fundo aquilo que faz, passando por práticas de treinamento.

    Busca de adeptos - Traga as pessoas para trabalharem como você, atraindo-as, estabelecendo relações interpessoais.

    Gerenciamento recíproco - Estabeleça a relação de troca satisfatória entre dar e receber.

    Decisão - Evite ficar em cima do muro. Uma decisão a ser tomada visando resultados favoráveis sempre deve ser compartilhada anteriormente.

    Decisão - Evite ficar em cima do muro. Uma decisão a ser tomada visando resultados favoráveis sempre deve ser compartilhada anteriormente.

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Publicado na revista Sala do Empresário - Ed. 16
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