O que a equipe espera do líder
Algumas atitudes facilitadoras
Ouça mais e mande menos - O líder deverá possibilitar liberdade de expressão, mesmo porque nenhuma idéia nasce perfeita. Dê-lhe tempo para crescer, possibilitando uma gestão compartilhada.
Motive-se e motive - Partindo do ponto de vista individual, perceba, respeite e considere as diferentes necessidades dos seus colaboradores, utilizando-as para liderá-los.
Estimule - Faça com que a equipe trabalhe com autonomia, sendo, assim, responsável pelas suas atitudes, dando o máximo de si e liderando o seu próprio comportamento.
Delegue - Compartilhe responsabilidades, transmita autoridade, divida com o grupo a decisão, dando-lhe liberdade de sugestão e de ação. Portanto, atribua tarefas, responsabilidades e autoridade, desenvolvendo ao máximo as suas habilidades.
Flexibilize-se - Adapte-se às diferenças individuais dos membros da sua equipe, agindo como facilitador do processo, mas cuidado para não ser paternalista.
Favoreça a criatividade - Espírito inovador e criativo faz parte das características do indivíduo bem-sucedido. Para inovar, olhe para frente, passando da quantidade à qualidade de idéias com a utilização de brainstorming.
Trabalhe em equipe - Faz parte do comportamento humano viver socialmente. Mantenha sua equipe integrada e comprometida, pois não é mais possível trabalhar sozinho.
Feedback - Com o objetivo de acompanhar o desenvolvimento dos funcionários, orientando-os na eliminação dos seus erros, ressalte e reforce os seus acertos.
Comunique-se - Seja claro, objetivo e estimulador, ouvindo e deixando as pessoas falarem.
Busque oportunidades - Posicione-se de maneira estratégica, articulando-se para a obtenção de resultados.
Transparência total - Possibilite a qualidade do relacionamento e o comprometimento.
Administre conflitos - O que falta nas empresas é uma pessoa com capacidade de exercer o papel de mediadora nos processos. Somente jogo de cintura não adianta.
Avalie resultados - Identifique os resultados obtidos e modifique sua estratégia, se necessário. Lembre-se de que o seu sucesso depende do seu grupo de trabalho.
Auto-avaliação - Tenha consciência de si mesmo, das suas limitações, fazendo a sua avaliação com seus colegas e subordinados.
Administre inseguranças - Busque orientação especializada. Atualmente, liderar é ousar, quebrar paradigmas, agir sem medo de errar, sendo preciso coragem e não apenas intuição ou bom senso.
Assuma os erros e arrisque-se - Mesmo sendo líder, pois eles também erram.
Comprometa-se - Juntamente com a sua equipe.
Qualidade de vida - Pratique esportes, evite cigarro, álcool e excesso de calorias.
Encoraje seus funcionários a buscar qualidade de vida evitando o estilo Workaholic
Portanto: "Nossa principal função enquanto líderes é retirar do caminho tudo que for obstáculo ou inutilidade, deixando que as tropas façam o seu caminho."
Tom Peters
Empowerment
Eficácia organizacional
"O que você está fazendo não está certo. Desse jeito, você vai ficar cansado demais e o povo também. Isso é muito trabalho para você fazer sozinho." (Livro do Êxodo, cap.18 verso 17)
Esse tema também costuma trazer muita preocupação aos empresários. Será que delegando atribuições, as pessoas vão fazer como eu faria? Às vezes sim ou não, depende de como as pessoas estão preparadas. Se você respondeu não, precisa preparar a sua equipe para tal situação. O importante é o objetivo atingido e não os processos executados. As pessoas precisam ser preparadas para delegar, bem como para receber o que foi delegado. Algumas definições:
Delegar - Obter resultados por meio das pessoas, e não simplesmente passar o abacaxi para que elas resolvam tarefas por atividades.
Empowerment - Transferência de poder.
Muitos acreditam que é mais fácil fazer do que pedir que façam, decidir sozinho, pois vão decidir errado. Sendo assim, o líder está recorrendo a um grave erro, ficando somente na operacionalidade. Jamais sobrará tempo, disposição e energia para buscar oportunidades, analisar melhor situações e, conseqüentemente, resolver problemas. Para delegar, é importante que haja confiança nos subordinados e em si mesmo. Manter o controle de tudo encobre o aparecimento dos próprios erros, pense nisso! Da mesma forma é preciso:
- Ambiente favorável à colaboração.
- Inter-relacionamento entre a equipe.
- Autodesenvolvimento e compreensão do seu papel.
- Melhora contínua para fazer as pessoas pensarem.
- Diminuição da barreira entre líder e subordinado.
- Envolvimento da alta gerência.
Há chefes que adotam uma postura de centralização, querendo saber, decidir e fazer tudo. Ficam atolados em centenas de tarefas, inibindo o crescimento da equipe e tornando-as dependentes. O Empowerment reconhece a importância do funcionário e delega-lhe suficiente poder de execução da tarefa, atividade, decisão etc. Muitas vezes, esse procedimento poderá ser boicotado por uma chefia que teme a perda do poder, prejudicando o desenvolvimento da organização. Como está a sua equipe? Avalie conforme a sua maturidade e os itens acima descritos.

Você sabe delegar?
- Não delegue as tarefas ruins, reservando as boas para si mesmo.
- Divida o poder com os subordinados.
- Conheça bem os subordinados.
- Caso delegue tarefas que não constem da rotina de trabalho do subordinado, explique o porquê.
- Delegue tarefas de forma equilibrada entre todos.
- Delegue a tarefa, acompanhe-a para ter certeza de que foi executada adequadamente, mas tome cuidado para não supervisionar em excesso.
- Delegue somente o que tiver segurança de que o subordinado é capaz de realizar.
- Todos devem conhecer as responsabilidades definidas para cada um.
- Delegue de maneira que o subordinado receba instruções somente de uma pessoa e preste contas somente a ela.
- Defenda seu subordinado quando a autoridade que você atribuiu a ele for questionada.
- Deixe bem claras as questões que os subordinados devem decidir e delegue as decisões até o menor nível hierárquico possível.
- Delegue com consciência. Não superestime nem subestime os subordinados.
- Delegue somente tarefas que os subordinados possam realizar até o fim. Garanta o tempo necessário para a realização.
- Na hora de delegar, insista na comunicação clara e precisa.
- Valorize o bom desempenho dos subordinados.
- Incentive os subordinados a fazer perguntas sobre as tarefas a eles delegadas, de forma a esclarecê-las.
- Esteja certo de que uma tarefa delegada possa ser realizada. Tarefas impossíveis desmotivam.
- Explique a importância da delegação e a importância das tarefas.
- Aprenda a conviver com resultados diferentes daquele que você obteria se realizasse pessoalmente a tarefa. Duas pessoas realizam o mesmo trabalho de forma diferenciada.
- Evite delegar tarefas de sua responsabilidade e de seu interesse pessoal.
- Faça a sua parte: execute as tarefas que são de sua responsabilidade, passando-as, quando possível, para subordinados competentes. Despreze tarefas não importantes.
- Coloque-se disponível e aberto às idéias dos outros.
- Aceite os erros dos seus funcionários e os encoraje a aprender com isso.
- Delegue gradativamente, evitando o perfeccionismo.
- Treine os seus funcionários, encoraje o autodesenvolvimento.
Fonte: Jornal Folha de S. Paulo/Sebrae.
Criatividade
Energia para as organizações
Criatividade para quê? É a primeira pergunta que surge na nossa consciência. Estamos acostumados a considerar a criatividade algo pessoal e intransferível. A criatividade humana não é temporal. Trata-se de um patrimônio do ser humano compartilhado pela sociedade. Como a organização existe para servir a sociedade, nada mais justo desenvolver a criatividade para a garantia da superação da expectativa do cliente em relação à sua empresa.
O seu diferencial está em oferecer algo mais do que o cliente esperava, atrair a preferência, estabelecer uma estratégia diferenciada, adaptar-se às necessidades, modificar produtos e buscar soluções para os problemas, fugindo do convencional. A incrementação da criatividade ou inovação em uma empresa constitui importante condição para adquirir uma estratégia competitiva. Devemos entender como criatividade e inovação não somente criar ou inovar produtos mas também quebrar paradigmas, modificar pensamentos, comportamentos etc. Todos os produtos, idéias e serviços criativos poderão ser transformados em algo positivo para a organização. Portanto, devemos inovar e criar para podermos sobreviver.
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