Home











...



« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 275 (13/07/1997)

Mercado de Segurança em Alta

O crescimento da violência urbana nos últimos anos vem alavancando um mercado de serviços de segurança que, somente no Estado de São Paulo, movimenta US$ 1 bilhão anuais e emprega 500 mil pessoas, incluindo 150 mil vigilantes. Contribui, também, para a crescente procura desses serviços principalmente a atual tendência do Poder Judiciário de atribuir aos estabelecimentos comerciais, aos supermercados e aos bancos, por exemplo, a exclusiva responsabilidade de prover a segurança e a integridade dos clientes, bem como a obrigatoriedade legal de formar e reciclar os profissionais da área em curso com currículo específico e carga de 120 horas/aula, a ser ministrado pelas chamadas academias credenciadas, com certificado de conclusão expedido pela Polícia Federal. Essas informações foram prestadas, em depoimento exclusivo, por José Tarcísio de Carvalho Neves, superintendente da Emforvigil S. A. www.emforvigil.com.br –, a maior empresa brasileira de formação de pessoal de segurança - a primeira do gênero a receber o certificado de qualidade ISO-9000 - com 62 instrutores, que preparam, mensalmente, cerca de 1,5 mil alunos, ou, aproximadamente, 17 mil por ano.

ELIMINAR DEFICIÊNCIAS DO MERCADO
"A Emforvigil foi criada, em 1988, pelas dez maiores empresas de segurança de São Paulo, que enfrentavam sérias dificuldades para conseguir boa formação de seu próprio pessoal nas academias existentes. Daí em diante, o segmento começou a expandir-se e a Emforvigil acompanhou esse crescimento, passando a atender, além dos acionistas, também outras 120 empresas de vigilância de São Paulo. Desde 1994, trabalha igualmente com treinamento e reciclagem (a cada dois anos) de vigilantes de outros segmentos, especialmente indústrias, grandes magazines e supermercados. Detectando, ainda, a quase inexistência de cursos universitários de especialização de alto nível para as categorias de profissionais de segurança (não apenas vigilantes), fomos buscar no exterior a solução que ainda não havíamos encontrado aqui. Firmamos, então, convênio com a GET - Universidad Pontificia Comillas de Madrid - a Espanha é um dos poucos países com maior desenvolvimento de cursos, na área acadêmica, direcionados à segurança - para realizar, em conjunto, anualmente, cursos de alta direção de segurança, com 150 horas/aula, para gerentes, supervisores, assessores e chefes operacionais, transmitindo-lhes conhecimentos e técnicas de ponta."

NECESSIDADES DOS NOVOS TEMPOS
"Sou, também, presidente do Capítulo-Brasil da ASIS - American Society for Industrial Security, entidade privada de profissionais de segurança, com sede em Washington, Estados Unidos, mais de 30 mil associados em quarenta países, dedicando-se a elevar a eficiência e a produtividade do pessoal pelo desenvolvimento de programas educacionais e de atividades relacionadas aos mais importantes e atuais avanços na área. Recentemente, em seminário que a ASIS-Brasil realizou em São Paulo, participaram especialistas de renome internacional do FBI, do serviço secreto e da CIA americanos e do Vistana Resort, de Orlando, Flórida, contribuindo com conhecimento e experiência ao abordarem o crescimento das fraudes com cartões de crédito e da falsificação de papel-moeda (problema detectado aqui após o Real), além de novas e inéditas necessidades de segurança em hospitais, na rede hoteleira, nos parques temáticos e nos complexos turísticos."

FUNÇÃO MAIS PREVENTIVA
"Hoje, a ação da vigilância privada, em minha opinião, é mais preventiva do que de reação - é claro que, em determinadas situações, ela precisará reagir, mas sua função preventiva será sempre muito mais importante. Esse é o conceito que procuramos passar ao pessoal, durante os cursos. Como academia reconhecida pelo Ministério da Justiça, nosso objetivo fundamental é o ensino, um nicho de mercado ainda pouco expandido. Com longa experiência no setor educacional, consolidada durante vinte anos de trabalho como administrador na PUC/São Paulo, queremos elevar a qualificação profissional dos executivos da área operacional de segurança, também proporcionando tais cursos de pós-graduação, com certificados conferidos por universidade estrangeira conceituada, atendendo clientes de melhor nível, a maioria já com curso superior."


« Entrevista Anterior      Próxima Entrevista »
...
Realização:
IMEMO

MANTENEDORES:

CNS

CRA-SP

Orcose Contabilidade e Assessoria

Sianet

Candinho Assessoria Contabil

Hífen Comunicação


Pró-Memória Empresarial© e o Programa de Capacitação, Estratégia e Motivação Empreendedora Sala do Empresário® é uma realização do Instituto da Memória Empresarial (IMEMO) e publicado pela Hífen Comunicação em mais de 08 jornais. Conheça a história do projeto.

Diretor: Dorival Jesus Augusto

Conselho Assessor: Alberto Borges Matias (USP), Alencar Burti, Aparecida Terezinha Falcão, Carlos Sérgio Serra, Dante Matarazzo, Elvio Aliprandi, Irani Cavagnoli, Irineu Thomé, José Serafim Abrantes, Marcos Cobra, Nelson Pinheiro da Cruz, Roberto Faldini e Yvonne Capuano.

Contato: Tel. +55 11 9 9998-2155 – [email protected]

REDAÇÃO
Jornalista Responsável: Angelo Sarubbi Neto - MTb. 8.964 • Repórter: ;
Revisão: Angelo Sarubbi Neto • Ilustrador: Eduardo Baptistão

PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTAS ENTREVISTAS sem permissão escrita e, quando permitida, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de qualquer parte da obra em qualquer sistema de processamento de dados. A violação dos Direitos Autorais é punível como crime. Lei nº 6.895 de 17.12.1980 (Cód. Penal) Art. 184 e parágrafos 185 e 186; Lei nº 5.998 de 14.12.1973


Hífen Comunicação
© 1996/2016 - Hífen Comunicação Ltda. - Todos os Direitos Reservados
A marca Sala do Empresário - Programa de Capacitação, Negócios e Estratégia Empresarial
e o direito autoral Pró-Memória Empresarial, são de titularidade de
Hífen Comunicação Editorial e Eventos Ltda.