Home











...



« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 351 (27/12/1998)

Momento de Decisão

Sem dúvida nenhuma, a resposta à pergunta o que você vai ser quando crescer nunca foi motivo de tanta angústia e incerteza para os jovens brasileiros que estão em fase de conclusão do primeiro e segundo graus. Num cenário em que a sociedade e a economia ditam novas regras todos os dias, ter uma perspectiva acertada de cada carreira, mesmo a curto prazo, tornou-se uma tarefa nada fácil para quem possui a vida inteira pela frente mas quase nenhuma experiência no sentido de perceber o melhor caminho a ser tomado em termos vocacionais. Preocupados com o destino desses estudantes, os rotarianos de São Paulo, do Distrito 443º, têm difundido largamente nas escolas o Projeto Rumo - Seminário de Orientação Profissional aos Jovens -, voltado a auxiliar esse público específico a fazer a opção correta, evitando, assim, o desperdício de tempo e dinheiro, sem falar no sentimento de frustração gerado por decisões precipitadas e imaturas diante da realidade do mercado de trabalho. Em depoimentos exclusivos, organizador e participantes falam do ucesso dessa iniciativa, que vem colaborando para o encaminhamento dos profissionais do futuro.

ANTONIO MARANGON (presidente da Comissão de Divulgação do Projeto Rumo)
"Todos nós sabemos da dificuldade que a juventude tem na escolha de sua profissão. Para ajudá-la nesse momento de eliminar dúvidas e encaminhar acertadamente o seu futuro, o Rotary Club desenvolve esse trabalho junto à comunidade. Nos últimos três anos, o Projeto Rumo atendeu aproximadamente 8º mil jovens da classe média, em sua grande maioria estudantes da rede pública de ensino, onde acreditamos que o problema seja ainda mais acentuado. O projeto consiste em levar profissionais e empresários de sucesso, das mais diversas áreas de atividade, para dar depoimento sobre sua trajetória, mostrando todas as dificuldades, bem como as etapas a serem percorridas em busca da realização profissional. Em cada encontro, o aluno tem a oportunidade de optar por assistir a três palestras, aumentando, assim, as chances de escolher a atividade que mais vai ao encontro dos seus anseios. Acreditamos na importância desse evento, pois seu crescimento e sua popularidade entre os jovens são evidentes. Em algumas cidades próximas de São Paulo, muitas escolas já o estão incluindo em seu plano curricular, fechando, com isso, o elo de parceria entre rotarianos-escola-comunidade, para que, num futuro bem próximo, tenhamos construído nos jovens a base fundamental para se tornarem líderes competentes e bem sucedidos."

ANDERSON LUIZ GONÇALVES (estudante do 3º colegial - 23 anos)
"As duas palestras das quais participei no Projeto Rumo, medicina e contabilidade, ajudaram-me a ver o mercado de trabalho de forma diferente. Os palestrantes mostraram muito bem os dois lados da moeda, ou seja, os aspectos positivos em optar pela profissão e, principalmente, as dificuldades e os obstáculos a serem enfrentados e superados para se tornar um profissional reconhecido. Como tenho a função de auxiliar contábil há dois anos, no escritório do meu pai, acabei decidindo ser contabilista para dar continuidade ao negócio, e a palestra me ajudou a analisar essa atividade de um ângulo melhor, saber se era isso mesmo que eu queria. Muita gente se animou com os depoimentos a que assistiram, chegando mesmo a mudar de idéia com relação à escolha de uma carreira. Creio que 7% do pessoal vai fazer faculdade e abrir seu próprio negócio. O projeto esclareceu muita coisa, fazendo entender que um escritório ou um consultório podem tornar-se um negócio lucrativo, assim como uma empresa, exigindo, portanto, uma administração empresarial que viabilize seu estabelecimento."

ALESSANDRA CRISTINA DA SILVA (estudante do 3º colegial - 17 anos)
"O Projeto Rumo foi superinteressante e me ajudou bastante na escolha da profissão, por isso, aconselho outros jovens a participar também. Estava na dúvida entre secretariado, direito e publicidade. A opção por me tornar advogada veio depois de assistir à palestra sobre o tema, em que o profissional da área soube esclarecer muito bem o enorme leque de possibilidades que essa carreira oferece em termos de mercado de trabalho. A sala estava lotada, e quase todos resolveram seguir esse caminho. No momento em que estamos terminando o colegial e a pressão social é muito forte com relação à decisão que vamos tomar, o projeto vem ajudar, de forma criativa, com bons depoimentos sobre diversas áreas. A maioria das pessoas com as quais tive contato lá acabou decidindo-se em função do que ouviu. Atualmente, trabalho como vendedora em uma loja de artigos para cama, mesa e banho, mas pretendo ter meu próprio escritório de advocacia depois que terminar a faculdade."


« Entrevista Anterior      Próxima Entrevista »
...
Realização:
IMEMO

MANTENEDORES:

CNS

CRA-SP

Orcose Contabilidade e Assessoria

Sianet

Candinho Assessoria Contabil

Hífen Comunicação


Pró-Memória Empresarial© e o Programa de Capacitação, Estratégia e Motivação Empreendedora Sala do Empresário® é uma realização do Instituto da Memória Empresarial (IMEMO) e publicado pela Hífen Comunicação em mais de 08 jornais. Conheça a história do projeto.

Diretor: Dorival Jesus Augusto

Conselho Assessor: Alberto Borges Matias (USP), Alencar Burti, Aparecida Terezinha Falcão, Carlos Sérgio Serra, Dante Matarazzo, Elvio Aliprandi, Irani Cavagnoli, Irineu Thomé, José Serafim Abrantes, Marcos Cobra, Nelson Pinheiro da Cruz, Roberto Faldini e Yvonne Capuano.

Contato: Tel. +55 11 9 9998-2155 – [email protected]

REDAÇÃO
Jornalista Responsável: Maria Alice Carnevalli - MTb. 25.085 • Repórter: ;
Revisão: Angelo Sarubbi Neto • Ilustrador: Eduardo Baptistão

PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTAS ENTREVISTAS sem permissão escrita e, quando permitida, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de qualquer parte da obra em qualquer sistema de processamento de dados. A violação dos Direitos Autorais é punível como crime. Lei nº 6.895 de 17.12.1980 (Cód. Penal) Art. 184 e parágrafos 185 e 186; Lei nº 5.998 de 14.12.1973


Hífen Comunicação
© 1996/2016 - Hífen Comunicação Ltda. - Todos os Direitos Reservados
A marca Sala do Empresário - Programa de Capacitação, Negócios e Estratégia Empresarial
e o direito autoral Pró-Memória Empresarial, são de titularidade de
Hífen Comunicação Editorial e Eventos Ltda.