A Solução que Vem de Fora
A Solução que Vem de Fora
Adotar novas tecnologias destinadas a melhorar processos e ampliar competências, adaptar-se a elas, aumentar a eficiência e controlar o desempenho, capacitar os recursos humanos e interagir totalmente com seus mercados em tempo real são as novas exigências para sobreviver e prosperar no cenário econômico mundial. Como nem sempre as pequenas e médias empresas podem investir em tanta capacitação, a saída pode estar no trabalho das consultorias, cada vez mais especializadas em áreas diversas, oferecendo ao mercado a orientação e os serviços que, muitas vezes, fazem a diferença entre permanecer ou encerrar as atividades empresariais. Em depoimentos exclusivos, consultores falam do momento atual e de que forma podem ajudar seus clientes.
RICARDO GONZAGA (diretor da MKT & MIX)
"O sistema que terceiriza o departamento de marketing de pequenas e médias empresas é, para nós da MKT, uma rotina. Porém, esse conceito é pouco conhecido. Acreditamos que, no futuro, a fórmula utilizada pela MKT será bastante difundida e praticada pelas empresas desse perfil. Da mesma maneira que hoje está disseminada a prática de terceirizar o departamento contábil, o departamento jurídico, a propaganda, a manutenção de máquinas, equipamentos e tantas outras atividades rotineiras das empresas, o marketing também irá consolidar-se como uma atividade passível de ser terceirizada, com eficiência e baixos custos, solução esta perfeita para pequenas e médias empresas cujo volume de ações mercadológicas não justifica a contratação de um executivo da área e muito menos a estruturação de um departamento. O principal executivo das empresas desse porte está, via de regra, tão envolvido com o cotidiano da empresa que não encontra tempo para conduzir as ações mercadológicas de maneira eficiente. Através de reuniões semanais rotineiras e controles estatísticos eficientes, é possível utilizar as mais modernas técnicas do marketing mix com eficiência, gerando melhores resultados, sem investir em estrutura e equipe."
LUÍS TEIXEIRA DA SILVA (presidente da Plaut Consulting Group)
"Para acompanhar a velocidade das mudanças globais e dar respostas imediatas, as empresas precisam encontrar um parceiro de negócios experiente que lhes possa indicar novos caminhos estratégicos em meio aos atuais desafios e oportunidades de mercado. Sobretudo nas empresas de pequeno e médio portes, a fase de profissionalização pela qual elas passam exige de seus dirigentes uma postura que implica um processo de transformação e passagem para uma gestão com maior capacitação profissional. Visto que a maioria dessas empresas se encontra localizada regionalmente, o grupo Plaut tem seguido uma estratégia de regionalização que possibilita sua atuação em todo o País.
Na Plaut, acreditamos no desenvolvimento de um perfil diferenciado de consultor, que inclua tanto uma perícia técnica quanto uma capacidade de agregar valor a uma gestão de mudanças. Para assistir com trabalhos de implementação de sistemas integrados de gestão empresarial (ERP) em pequenas empresas, onde essa necessidade é muitas vezes maior, o grupo Plaut criou a Plaut Systems & Solutions, empresa dedicada à entrega de soluções desse tipo a um custo acessível."
ANA VECCHI (diretora da Vecchi & Ancona Consulting)
"O principal aspecto que leva uma empresa ao sucesso é a sua visão sobre seu posicionamento junto ao mercado, atual e futuro. As ferramentas para a análise de sua estratégia, bem como para promover as mudanças e implantações necessárias à competitividade, normalmente não estão acessíveis para as pequenas empresas internamente. Nesse caso, o caminho mais fácil, rápido e de menor custo é lançar mão de uma consultoria que possa transmitir e implantar os novos conceitos e metodologias de trabalho que passarão a ter prosseguimento dentro da empresa com seus próprios recursos. Consultorias que só implantam e não ensinam impedem a continuidade do desenvolvimento sem novos desembolsos. A Vecchi & Ancona orienta seus clientes através de cursos, seminários e programas de treinamento que visam desenvolver todo o potencial de liderança, o gerenciamento de recursos, a articulação de equipes, a motivação e outros aspectos fundamentais na gestão de uma rede construída de franqueadores e suas equipes. Nosso objetivo maior é proporcionar a esses empresários a visão do novo negócio que está nascendo ou sendo reestruturado: o franchising. Em geral, ao iniciar a expansão nessa atividade, os empresários conhecem muito o segmento em que estão atuando e a operação do seu negócio em si, pouco conhecendo do sistema, seus riscos e como gerenciar uma rede de franquias."
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