Home











...



« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 352 (03/01/1999)

A Solução que Vem de Fora

A Solução que Vem de Fora

Adotar novas tecnologias destinadas a melhorar processos e ampliar competências, adaptar-se a elas, aumentar a eficiência e controlar o desempenho, capacitar os recursos humanos e interagir totalmente com seus mercados em tempo real são as novas exigências para sobreviver e prosperar no cenário econômico mundial. Como nem sempre as pequenas e médias empresas podem investir em tanta capacitação, a saída pode estar no trabalho das consultorias, cada vez mais especializadas em áreas diversas, oferecendo ao mercado a orientação e os serviços que, muitas vezes, fazem a diferença entre permanecer ou encerrar as atividades empresariais. Em depoimentos exclusivos, consultores falam do momento atual e de que forma podem ajudar seus clientes.

RICARDO GONZAGA (diretor da MKT & MIX)
"O sistema que terceiriza o departamento de marketing de pequenas e médias empresas é, para nós da MKT, uma rotina. Porém, esse conceito é pouco conhecido. Acreditamos que, no futuro, a fórmula utilizada pela MKT será bastante difundida e praticada pelas empresas desse perfil. Da mesma maneira que hoje está disseminada a prática de terceirizar o departamento contábil, o departamento jurídico, a propaganda, a manutenção de máquinas, equipamentos e tantas outras atividades rotineiras das empresas, o marketing também irá consolidar-se como uma atividade passível de ser terceirizada, com eficiência e baixos custos, solução esta perfeita para pequenas e médias empresas cujo volume de ações mercadológicas não justifica a contratação de um executivo da área e muito menos a estruturação de um departamento. O principal executivo das empresas desse porte está, via de regra, tão envolvido com o cotidiano da empresa que não encontra tempo para conduzir as ações mercadológicas de maneira eficiente. Através de reuniões semanais rotineiras e controles estatísticos eficientes, é possível utilizar as mais modernas técnicas do marketing mix com eficiência, gerando melhores resultados, sem investir em estrutura e equipe."

LUÍS TEIXEIRA DA SILVA (presidente da Plaut Consulting Group)
"Para acompanhar a velocidade das mudanças globais e dar respostas imediatas, as empresas precisam encontrar um parceiro de negócios experiente que lhes possa indicar novos caminhos estratégicos em meio aos atuais desafios e oportunidades de mercado. Sobretudo nas empresas de pequeno e médio portes, a fase de profissionalização pela qual elas passam exige de seus dirigentes uma postura que implica um processo de transformação e passagem para uma gestão com maior capacitação profissional. Visto que a maioria dessas empresas se encontra localizada regionalmente, o grupo Plaut tem seguido uma estratégia de regionalização que possibilita sua atuação em todo o País.
Na Plaut, acreditamos no desenvolvimento de um perfil diferenciado de consultor, que inclua tanto uma perícia técnica quanto uma capacidade de agregar valor a uma gestão de mudanças. Para assistir com trabalhos de implementação de sistemas integrados de gestão empresarial (ERP) em pequenas empresas, onde essa necessidade é muitas vezes maior, o grupo Plaut criou a Plaut Systems & Solutions, empresa dedicada à entrega de soluções desse tipo a um custo acessível."

ANA VECCHI (diretora da Vecchi & Ancona Consulting)
"O principal aspecto que leva uma empresa ao sucesso é a sua visão sobre seu posicionamento junto ao mercado, atual e futuro. As ferramentas para a análise de sua estratégia, bem como para promover as mudanças e implantações necessárias à competitividade, normalmente não estão acessíveis para as pequenas empresas internamente. Nesse caso, o caminho mais fácil, rápido e de menor custo é lançar mão de uma consultoria que possa transmitir e implantar os novos conceitos e metodologias de trabalho que passarão a ter prosseguimento dentro da empresa com seus próprios recursos. Consultorias que só implantam e não ensinam impedem a continuidade do desenvolvimento sem novos desembolsos. A Vecchi & Ancona orienta seus clientes através de cursos, seminários e programas de treinamento que visam desenvolver todo o potencial de liderança, o gerenciamento de recursos, a articulação de equipes, a motivação e outros aspectos fundamentais na gestão de uma rede construída de franqueadores e suas equipes. Nosso objetivo maior é proporcionar a esses empresários a visão do novo negócio que está nascendo ou sendo reestruturado: o franchising. Em geral, ao iniciar a expansão nessa atividade, os empresários conhecem muito o segmento em que estão atuando e a operação do seu negócio em si, pouco conhecendo do sistema, seus riscos e como gerenciar uma rede de franquias."


« Entrevista Anterior      Próxima Entrevista »
...
Realização:
IMEMO

MANTENEDORES:

CNS

CRA-SP

Orcose Contabilidade e Assessoria

Sianet

Candinho Assessoria Contabil

Hífen Comunicação


Pró-Memória Empresarial© e o Programa de Capacitação, Estratégia e Motivação Empreendedora Sala do Empresário® é uma realização do Instituto da Memória Empresarial (IMEMO) e publicado pela Hífen Comunicação em mais de 08 jornais. Conheça a história do projeto.

Diretor: Dorival Jesus Augusto

Conselho Assessor: Alberto Borges Matias (USP), Alencar Burti, Aparecida Terezinha Falcão, Carlos Sérgio Serra, Dante Matarazzo, Elvio Aliprandi, Irani Cavagnoli, Irineu Thomé, José Serafim Abrantes, Marcos Cobra, Nelson Pinheiro da Cruz, Roberto Faldini e Yvonne Capuano.

Contato: Tel. +55 11 9 9998-2155 – [email protected]

REDAÇÃO
Jornalista Responsável: Maria Alice Carnevalli - MTb. 25.085 • Repórter: ;
Revisão: Angelo Sarubbi Neto • Ilustrador: Eduardo Baptistão

PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTAS ENTREVISTAS sem permissão escrita e, quando permitida, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de qualquer parte da obra em qualquer sistema de processamento de dados. A violação dos Direitos Autorais é punível como crime. Lei nº 6.895 de 17.12.1980 (Cód. Penal) Art. 184 e parágrafos 185 e 186; Lei nº 5.998 de 14.12.1973


Hífen Comunicação
© 1996/2016 - Hífen Comunicação Ltda. - Todos os Direitos Reservados
A marca Sala do Empresário - Programa de Capacitação, Negócios e Estratégia Empresarial
e o direito autoral Pró-Memória Empresarial, são de titularidade de
Hífen Comunicação Editorial e Eventos Ltda.