Home











...



« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 381 (25/07/1999)

Rumo ao Exterior com Informação

Na hora de atravessar as fronteiras nacionais para se colocar no mercado globalizado ou mesmo para buscar novas tecnologias lá fora, não adianta juntar uma porção de folders e cartões de visita, fazer as malas e pegar o primeiro avião. Vencer as barreiras impostas pelas diferentes culturas locais representa um grande desafio àqueles que realmente desejam projetar-se no cenário econômico mundial e aprender com ele o que existe de mais moderno. A melhor alternativa nesse sentido é contar com a estrutura de organizações direcionadas ao empreendimento de viagens de especialização profissional e à manutenção de envolvimentos estreitos com eventos internacionais. É o caso da MSW Viagens - Tel.: (11) 256-2733, que vem realizando intenso trabalho de aculturação de visitantes do segmento empresarial que partem do Brasil ou aqui chegam. Em depoimento exclusivo, Wilson Carlotti, diretor da empresa, revela as vantagens de viajar com a garantia de bons contatos."

DIFERENCIAL
"No início, em 1989, éramos apenas uma operadora de viagens tentando sobreviver no competitivo mercado de turismo. Para que a nossa permanência fosse assegurada, iniciamos um trabalho há cinco anos, visando agregar valor aos eventos que promovíamos, capacitando nossos passageiros a participar de feiras no exterior, em parceria com entidades de classe. As experiências passadas mostravam que o empresário brasileiro muitas vezes partia para esses encontros internacionais sem ter a idéia exata do que estava buscando, sem saber apresentar seu produto e desconhecendo totalmente o perfil do público na Europa e nos Estados Unidos. Essa falta de preparo fazia com que ele perdesse a oportunidade de concretizar excelentes negócios, mesmo oferecendo produtos suficientemente bons para fazer frente ao pessoal lá fora. Começamos esclarecendo coisas simples, como acrescentar o código do DDI ao cartão de visita distribuído em outros países."

ESTÍMULO
"Ao capacitar os nossos passageiros para a participação em eventos internacionais, verificamos que também poderiam ser criadas oportunidades de negócio durante as feiras. Por isso, começamos a fazer contatos com as entidades locais para que houvesse a possibilidade de promover encontros nesse sentido. Com isso, as feiras deixaram de representar o foco principal das nossas atenções e passaram a dividir o espaço com a tentativa de abertura de novos mercados. Na medida em que se está negociando com membros de culturas diferentes em uma economia globalizada, é preciso conhecer a realidade deles para identificar o potencial de fato para a realização concreta de transações comerciais. Estamos muito voltados para as empresas de pequeno e médio portes, pois sabemos que os países que estão saindo-se melhor são aqueles em que essas organizações representam a maior parcela do PIB, como é o caso da Alemanha e da Itália. Hoje, os negócios de menor porte têm maiores possibilidades de se colocar no mercado com mais segurança em razão da quantidade de informações voltada especificamente para eles."

MISSÕES COMERCIAIS
"Na seqüência, começamos a nos especializar em segmentos de mercado em que o Brasil tivesse opotunidade de exportar e absorver tecnologia de fora. Depois de muita pesquisa e do esquema montado, partimos em busca de empresas dos segmentos escolhidos e das entidades de classe. É incrível como temos produtos que são absolutamente fantásticos e não reconhecemos isso. Nosso interesse consiste em fazer com que as pessoas que vão daqui para o exterior e vice-versa tenham pleno conhecimento do que está acontecendo em ambos os mercados, pois somente assim será possível estabelecer novos contatos e prever as eventuais dificuldades provocadas pela diferença de hábitos e culturas. Já adquirimos um know-how com relação a eventos no exterior, facilitando a formação de parcerias comerciais em todos os níveis. Atendemos de forma personalizada as necessidades específicas de aculturação e capacitação de qualquer empresa ou entidade que deseja expandir seus horizontes rumo ao mercado externo."


« Entrevista Anterior      Próxima Entrevista »
...
Realização:
IMEMO

MANTENEDORES:

CNS

CRA-SP

Orcose Contabilidade e Assessoria

Sianet

Candinho Assessoria Contabil

Hífen Comunicação


Pró-Memória Empresarial© e o Programa de Capacitação, Estratégia e Motivação Empreendedora Sala do Empresário® é uma realização do Instituto da Memória Empresarial (IMEMO) e publicado pela Hífen Comunicação em mais de 08 jornais. Conheça a história do projeto.

Diretor: Dorival Jesus Augusto

Conselho Assessor: Alberto Borges Matias (USP), Alencar Burti, Aparecida Terezinha Falcão, Carlos Sérgio Serra, Dante Matarazzo, Elvio Aliprandi, Irani Cavagnoli, Irineu Thomé, José Serafim Abrantes, Marcos Cobra, Nelson Pinheiro da Cruz, Roberto Faldini e Yvonne Capuano.

Contato: Tel. +55 11 9 9998-2155 – [email protected]

REDAÇÃO
Jornalista Responsável: Maria Alice Carnevalli - MTb. 25.085 • Repórter: ;
Revisão: Angelo Sarubbi Neto • Ilustrador: Eduardo Baptistão

PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTAS ENTREVISTAS sem permissão escrita e, quando permitida, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de qualquer parte da obra em qualquer sistema de processamento de dados. A violação dos Direitos Autorais é punível como crime. Lei nº 6.895 de 17.12.1980 (Cód. Penal) Art. 184 e parágrafos 185 e 186; Lei nº 5.998 de 14.12.1973


Hífen Comunicação
© 1996/2016 - Hífen Comunicação Ltda. - Todos os Direitos Reservados
A marca Sala do Empresário - Programa de Capacitação, Negócios e Estratégia Empresarial
e o direito autoral Pró-Memória Empresarial, são de titularidade de
Hífen Comunicação Editorial e Eventos Ltda.