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« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 382 (01/08/1999)

Ensino em Nome do Mercado

Os avanços tecnológicos, assim como a globalização da economia, exigem hoje novo perfil de profissional nos campos da administração e da contabilidade. As empresas, mais do que nunca, necessitam de indivíduos dinâmicos, bem-informados e, acima de tudo, em sintonia constante com a realidade mundial. Impossível sair dos bancos acadêmicos apenas com teorias sobre como atuar em organizações ideais, que não existem aqui nem em qualquer outro lugar do planeta. Essa visão romântica e anacrônica que norteou a formação de administradores e contabilistas durante décadas está sendo revista e incrementada por iniciativas de quem aprendeu na prática a difícil arte de gerenciar com eficácia. É o caso do Grupo Trevisan - www.trevisan.com.br, especializado há dezesseis anos nas áreas de auditoria e consultoria, que acaba de inaugurar uma faculdade cujo objetivo principal consiste em fornecer ao mercado recursos humanos de ponta, preparados para os desafios globais do mundo dos negócios. Em depoimento exclusivo, Antoninho Marmo Trevisan, diretor-geral da organização, revela os motivos desse investimento na área educacional e o que se pode esperar do aluno formado dentro dessa óptica inovadora de ensino.

DECORRÊNCIA NATURAL
"A nossa maneira de nos diferenciarmos e de sermos competitivos sempre foi por meio do investimento pesado em cursos e treinamentos que promovíamos e realizávamos para o mercado de forma sucessiva. Há cinco anos, lançamos com muito sucesso um programa de pós-graduação em gestão empresarial, faltando apenas completar esse círculo com a abertura da faculdade. Esse último passo veio da constatação de que havia grande mudança acontecendo em termos de absorção de conhecimentos num ritmo assombroso, difícil de ser acompanhado pelas escolas tradicionais isoladas. A revolução da informática, a abertura de mercado e a globalização vêm provocando mudanças sistemáticas dentro das empresas, o que nos leva a acreditar que uma faculdade já inserida no ambiente empresarial beneficiará os alunos com a transferência praticamente automática de informações."

CONHECIMENTO ÚTIL
"Nosso aluno aprenderá aquilo que o mercado vai estar demandando. As empresas hoje estão sendo gerenciadas com base em softwares comandados por computadores, que se alteram a todo instante. O futuro profissional de administração e contabilidade não pode aprender apenas conceitos gerenciais, doutrinas. Tem que ter, principalmente, conhecimento técnico e muita prática, pois as organizações não dispõem mais de tempo e recursos para contratar recém-formados e passar seis meses preparando-os para as atividades que vão exercer. O custo disso tem que ser absorvido pelo período de faculdade, sendo essa a nossa proposta. Não faz sentido uma escola que forma profissionais para o mercado não estar ligada aos interesses dele. A inovação do nosso método está no currículo, nos seminários que vão acontecer, no ambiente de estudo com as próprias salas de aula sendo montadas em células de trabalho. Para tanto, cada aluno terá um notebook linkado a um banco de dados, com uma lousa eletrônica."

CARÁTER EMPREENDEDOR
"A intenção é formar jovens profissionais que chegarão em qualquer empresa e vão estar logo familiarizados com o processo gerencial, sendo extremamente criativos, pois aprenderam conosco a opinar, a debater, a apresentar idéias, tendo vivenciado na escola um ambiente competitivo. Nós vamos estar adotando o estudo de casos, em que cada um vai apontar os caminhos que a sua empresa virtual deverá trilhar, porque o ambiente de trabalho real não terá mais espaço para quem não estiver o tempo todo identificando oportunidades. Temos, inclusive, uma disciplina chamada Técnicas de Empreendimento, que foi introduzida no projeto curricular. Um dos aspectos que mais nos preocupou nesse sentido foi fornecer subsídios para que o nosso aluno pudesse sair da faculdade sabendo empreender rigorosamente o seu próprio negócio ou empreendendo na empresa em que viesse a atuar. Hoje em dia, qualquer profissional tem que ser um empreendedor dentro do seu ambiente de trabalho, e cabe à escola formá-lo para exercer essa função com a máxima eficiência."


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