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« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 392 (10/10/1999)

Bendito Seja Meu Concorrente

Apesar de estarem fechando portas e aumentando o desemprego, as mudanças impostas pela globalização da economia trouxeram o impulso que faltava para que todos os setores empresariais possam dar o melhor de si. Aqueles que ainda possuem algum fôlego no competitivo mercado global já entenderam que devem ser tão bons quanto à concorrência para sobreviver e desenvolver-se. Isso inclui, além de investimentos em tecnologia e qualidade, estratégias criativas e adaptadas às necessidades específicas de cada nicho. Com a descoberta de novas alternativas capazes de capacitar e de tornar as organizações mais competitivas, setores como as retíficas de motores, acabaram profissionalizando-se. Nesse sentido, a Sorodiesel - Tel.: (15) 224-3001 -, de Sorocaba/SP, constitui um exemplo de profissionalismo. Em depoimento exclusivo, Paulo Roberto Tezoto, diretor financeiro da empresa, indica os procedimentos gerenciais para quem busca a excelência do seu negócio e pede maior união para o setor.

CRIATIVIDADE
"Atuamos em retífica de motores, especialmente na linha diesel, mas atendemos também a linha leve, álcool ou gasolina. Trabalhamos com o recondicionamento de bombas injetoras e ainda somos posto de serviço autorizado no comércio de autopeças em geral. Como a maioria dos segmentos, não conseguimos repassar os aumentos que temos sofrido quase todos os meses, o que nos obriga a ter que descobrir novas soluções para enxugar os custos fixos. Uma delas é o investimento para a mudança do layout interno, por meio do remanejamento contínuo de máquinas no chão de fábrica, visando diminuir o tempo das operações e melhorar a produtividade. Esperamos, assim, reduzir as despesas na faixa de 15 a 20%. Além disso, estamos procurando dinamizar a área comercial, pois temos uma estrutura montada com capacidade para gerar um faturamento 30% maior do que aquele que estamos conseguindo atingir hoje."

MERCADO CARENTE
"Acreditamos que a melhor forma de manter os clientes cativos e conquistar novos está na prestação de bom serviço, de bom atendimento e na garantia de assistência técnica à altura, coisas que ainda faltam no nosso ramo. Atendemos em média quinhentos clientes por mês, mas já temos em nosso cadastro cerca de 7 mil nomes no decorrer desses últimos sete anos em que a empresa se especializou em retífica de motores. São basicamente mecânicos que encaminham as peças e, se for o caso, nós vamos até o cliente, seja aonde for, para fazer o serviço. Para a concessão de crédito, seja de pessoa física seja de jurídica, consultamos o banco de dados da Serasa, um serviço que acaba saindo barato por evitar muitos prejuízos com a inadimplência. Nas reuniões que são realizadas mensalmente entre os três sócios, em que são tomadas as decisões-chaves, buscamos sempre abrir outros campos de atuação para que a empresa não fique dependente e limitada a um só tipo de atividade. No mercado de motores, por exemplo, temos uma concorrência muito forte, que vem dos desmanches, e dos próprios fabricantes de veículos, que, via concessionárias, estão oferecendo produtos similares ao nosso."

AVALIAÇÃO
"Por intermédio do Sindicato das Indústrias Reparadoras de Veículos do Estado de São Paulo (Sindirepa) e da Associação Paulista de Retíficas de Motores (Aparem), tem sido possível acompanhar como se comporta o setor não apenas em nível nacional, mas também em comparação a outros países, tendo nos Estados Unidos o principal parâmetro enquanto referencial. Como a variedade de motores é muito grande, a tendência da retífica do futuro no Brasil, com o crescimento da frota, caminha para a especialização em determinada linha de veículos. Mas essas entidades poderiam também ajudar o segmento na intermediação com fabricantes e fornecedores, objetivando até mesmo a formação de uma cooperativa que pudesse obter algum tipo de vantagem competitiva, uma vez que a falta de união é uma característica do nosso ramo. Em função da crise, grande parte dos setores está procurando unir-se em termos representativos, brigar junto, mas o segmento de retíficas ainda permanece com ações isoladas de uma ou outra empresa, sem a força e a representatividade que podem ser observadas em outros nichos de mercado."


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