Home











...



« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 392 (10/10/1999)

Bendito Seja Meu Concorrente

Apesar de estarem fechando portas e aumentando o desemprego, as mudanças impostas pela globalização da economia trouxeram o impulso que faltava para que todos os setores empresariais possam dar o melhor de si. Aqueles que ainda possuem algum fôlego no competitivo mercado global já entenderam que devem ser tão bons quanto à concorrência para sobreviver e desenvolver-se. Isso inclui, além de investimentos em tecnologia e qualidade, estratégias criativas e adaptadas às necessidades específicas de cada nicho. Com a descoberta de novas alternativas capazes de capacitar e de tornar as organizações mais competitivas, setores como as retíficas de motores, acabaram profissionalizando-se. Nesse sentido, a Sorodiesel - Tel.: (15) 224-3001 -, de Sorocaba/SP, constitui um exemplo de profissionalismo. Em depoimento exclusivo, Paulo Roberto Tezoto, diretor financeiro da empresa, indica os procedimentos gerenciais para quem busca a excelência do seu negócio e pede maior união para o setor.

CRIATIVIDADE
"Atuamos em retífica de motores, especialmente na linha diesel, mas atendemos também a linha leve, álcool ou gasolina. Trabalhamos com o recondicionamento de bombas injetoras e ainda somos posto de serviço autorizado no comércio de autopeças em geral. Como a maioria dos segmentos, não conseguimos repassar os aumentos que temos sofrido quase todos os meses, o que nos obriga a ter que descobrir novas soluções para enxugar os custos fixos. Uma delas é o investimento para a mudança do layout interno, por meio do remanejamento contínuo de máquinas no chão de fábrica, visando diminuir o tempo das operações e melhorar a produtividade. Esperamos, assim, reduzir as despesas na faixa de 15 a 20%. Além disso, estamos procurando dinamizar a área comercial, pois temos uma estrutura montada com capacidade para gerar um faturamento 30% maior do que aquele que estamos conseguindo atingir hoje."

MERCADO CARENTE
"Acreditamos que a melhor forma de manter os clientes cativos e conquistar novos está na prestação de bom serviço, de bom atendimento e na garantia de assistência técnica à altura, coisas que ainda faltam no nosso ramo. Atendemos em média quinhentos clientes por mês, mas já temos em nosso cadastro cerca de 7 mil nomes no decorrer desses últimos sete anos em que a empresa se especializou em retífica de motores. São basicamente mecânicos que encaminham as peças e, se for o caso, nós vamos até o cliente, seja aonde for, para fazer o serviço. Para a concessão de crédito, seja de pessoa física seja de jurídica, consultamos o banco de dados da Serasa, um serviço que acaba saindo barato por evitar muitos prejuízos com a inadimplência. Nas reuniões que são realizadas mensalmente entre os três sócios, em que são tomadas as decisões-chaves, buscamos sempre abrir outros campos de atuação para que a empresa não fique dependente e limitada a um só tipo de atividade. No mercado de motores, por exemplo, temos uma concorrência muito forte, que vem dos desmanches, e dos próprios fabricantes de veículos, que, via concessionárias, estão oferecendo produtos similares ao nosso."

AVALIAÇÃO
"Por intermédio do Sindicato das Indústrias Reparadoras de Veículos do Estado de São Paulo (Sindirepa) e da Associação Paulista de Retíficas de Motores (Aparem), tem sido possível acompanhar como se comporta o setor não apenas em nível nacional, mas também em comparação a outros países, tendo nos Estados Unidos o principal parâmetro enquanto referencial. Como a variedade de motores é muito grande, a tendência da retífica do futuro no Brasil, com o crescimento da frota, caminha para a especialização em determinada linha de veículos. Mas essas entidades poderiam também ajudar o segmento na intermediação com fabricantes e fornecedores, objetivando até mesmo a formação de uma cooperativa que pudesse obter algum tipo de vantagem competitiva, uma vez que a falta de união é uma característica do nosso ramo. Em função da crise, grande parte dos setores está procurando unir-se em termos representativos, brigar junto, mas o segmento de retíficas ainda permanece com ações isoladas de uma ou outra empresa, sem a força e a representatividade que podem ser observadas em outros nichos de mercado."


« Entrevista Anterior      Próxima Entrevista »
...
Realização:
IMEMO

MANTENEDORES:

CNS

CRA-SP

Orcose Contabilidade e Assessoria

Sianet

Candinho Assessoria Contabil

Hífen Comunicação


Pró-Memória Empresarial© e o Programa de Capacitação, Estratégia e Motivação Empreendedora Sala do Empresário® é uma realização do Instituto da Memória Empresarial (IMEMO) e publicado pela Hífen Comunicação em mais de 08 jornais. Conheça a história do projeto.

Diretor: Dorival Jesus Augusto

Conselho Assessor: Alberto Borges Matias (USP), Alencar Burti, Aparecida Terezinha Falcão, Carlos Sérgio Serra, Dante Matarazzo, Elvio Aliprandi, Irani Cavagnoli, Irineu Thomé, José Serafim Abrantes, Marcos Cobra, Nelson Pinheiro da Cruz, Roberto Faldini e Yvonne Capuano.

Contato: Tel. +55 11 9 9998-2155 – [email protected]

REDAÇÃO
Jornalista Responsável: Maria Alice Carnevalli - MTb. 25.085 • Repórter: ;
Revisão: Angelo Sarubbi Neto • Ilustrador: Eduardo Baptistão

PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTAS ENTREVISTAS sem permissão escrita e, quando permitida, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de qualquer parte da obra em qualquer sistema de processamento de dados. A violação dos Direitos Autorais é punível como crime. Lei nº 6.895 de 17.12.1980 (Cód. Penal) Art. 184 e parágrafos 185 e 186; Lei nº 5.998 de 14.12.1973


Hífen Comunicação
© 1996/2016 - Hífen Comunicação Ltda. - Todos os Direitos Reservados
A marca Sala do Empresário - Programa de Capacitação, Negócios e Estratégia Empresarial
e o direito autoral Pró-Memória Empresarial, são de titularidade de
Hífen Comunicação Editorial e Eventos Ltda.