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« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 395 (31/10/1999)

Tecnologia com Responsabilidade Social

Embora a qualidade dos softwares nacionais já tenha provado ser tão boa quanto a dos importados, muitos usuários, por questão de modismo, ainda preferem optar por programas desenvolvidos em outros países. Sem querer ressuscitar a bandeira do nacionalismo, que durante anos prejudicou o desenvolvimento brasileiro com a política de reserva de mercado na área de informática, é preciso entender que os tempos mudaram e passaram a exigir novas posturas do mercado consumidor. O Brasil possui hoje empresas com tecnologia própria suficiente para desenvolver e implantar sistemas de ponta mais adequados à realidade nacional e capazes de garantir uma assistência técnica permanente em qualquer região do País. Além de gerar empregos, essas organizações promovem a nossa independência tecnológica, enquanto preparam terreno fértil para que o setor possa oferecer um futuro promissor aos seus profissionais. É o caso da Microsiga Software - www.microsiga.com.br -, a primeira empresa nacional de software a receber o certificado ISO 9001, pioneira também na certificação ISO 9002 das suas quarenta franquias, espalhadas pela América do Sul. Em depoimento exclusivo, Laércio José de Lucena Cosentino, presidente, revela os princípios estratégicos que devem direcionar o processo de informatização dos negócios.

OBJETIVO
"Quando se fala de gestão integrada, significa dispor de ferramentas para se relacionar com fornecedores, clientes, funcionários e com o mercado de maneira global. Estamos introduzindo esse conceito de não interagir apenas procedimentos, mas sim as pessoas que fazem parte do negócio como um todo. As pequenas e médias empresas precisam estar cientes do seu papel na sociedade, em primeiro lugar definindo qual é o seu objetivo, ou seja, o que pretendem colocar no mercado, bem como a sua forma de atuação, essa é a estratégia básica. Em seguida, devem descobrir e enfatizar o seu diferencial para agregá-lo ao produto ou serviço que desejam oferecer. Somente a partir dessas questões devidamente solucionadas, vem o apoio tecnológico para promover e administrar o negócio de maneira bem-sucedida. Se não houver essa preocupação inicial com o foco e com estratégias bem delineadas para poder competir com qualidade, alguém certamente vai passar por cima no meio do caminho."

MUDANÇA DE CONCEITO
"Hoje, a tecnologia faz parte da estratégia gerencial de qualquer empresa. A necessidade de criar softwares de gestão integrada foi acentuada nesses últimos anos em razão do bug do milênio e da introdução do Euro, que acabou privilegiando as empresas européias nesse sentido. Na verdade, o conceito de integração entre departamentos sempre existiu, só que atualmente, com o processo de automação, a agilidade e eficiência dos procedimentos permitem que se pense a empresa de forma criativa para manter os funcionários. A palavra relacionamento mudou tudo, ou seja, antes se tinha gestão e agora se tem gestão em relacionamento, o que faz uma diferença incrível. Devemos apostar em toda essa evolução tecnológica, que vem sendo empregada numa velocidade muito rápida, só que as pessoas e os relacionamentos envolvidos também precisam evoluir junto."

CUSTOS
"Uma implantação a partir da estaca zero para uma empresa com vinte usuários utilizando simultaneamente o sistema, o que não significa vinte funcionários, vai custar cerca de R$ 50 mil a R$ 80 mil. Isso não é um valor absurdo, porque, na verdade, se está formatando a administração da empresa, disciplinando, normatizando e redefinindo processos em termos organizacionais, especialmente para os negócios de pequeno e médio portes. É muito importante que o empresário acredite, de fato, que está investindo em algo que vai mudar a sua maneira de administrar operacionalmente a sua empresa. Isso tem que ser encarado cada vez mais como um investimento, da mesma forma que recursos humanos e treinamento. O maior patrimônio de uma empresa está no seu capital intelectual, na capacidade de gerar um conceito e uma estratégia que possam destacar o seu nome no mercado. Do ponto de vista financeiro, todo investimento em informática, desde que bem empregado, retorna dentro do prazo de um ano e meio."


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