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« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 409 (06/02/2000)

Certificar para Sobreviver

A questão da qualidade vai muito além do produto, pois requer a adoção de estratégia gerencial totalmente voltada para a satisfação do cliente. Uma prova de que vale a pena seguir esse caminho e buscar o reconhecimento internacional por meio de certificados reconhecidos mundialmente está no desempenho da Tecnofluor Indústria e Comércio - Tel.: (11) 431-4899 -, localizada em Caieiras, Grande São Paulo. Só nos últimos quatro anos, a empresa aumentou seu faturamento de R$ 1 milhão para R$ 6 milhões e já projeta um crescimento de 50% do volume produzido para este ano. Em depoimento exclusivo, Jader Borges, diretor administrativo da organização, revela o motivo de estar ganhando uma participação cada vez maior no mercado de peças automotivas.

QUALIDADE TOTAL
"Todos nós, fundadores e colaboradores da empresa, vimos de uma filosofia de qualidade em nível de Primeiro Mundo, porque trabalhamos em uma multinacional que possuía uma divisão de plásticos técnicos também localizada em Caieiras. Por determinação estratégica da matriz, essa organização decidiu sair do Brasil, em dezembro de 1990, tendo transferido seu know-how e sua tecnologia para alguns funcionários. Dessa forma, quando resolvemos montar a Tecnofluor, em fevereiro de 1991, já tínhamos o corpo operacional completo, assim como o segmento automotivo em que vínhamos atuando. Como não havia recursos suficientes na época, fomos buscar no Sebrae as condições para darmos os primeiros passos no projeto de qualidade total já em 1993. Três anos depois, decidimos partir para o sistema de certificação e recebemos o certificado ISO 9000 já em dezembro de 1997. Após essa primeira conquista, entendemos que precisávamos dar continuidade ao trabalho de auditoria de manutenção e achamos importante prepararmo-nos para a obtenção da QS 9000, que veio em julho de 1999, como uma necessidade primordial para continuar atendendo o mercado automobilístico."

RESULTADOS E CONCORRÊNCIA
"Antes da certificação, nós trabalhávamos com sessenta funcionários, que processavam em torno de 1,5 tonelada por mês de PTFE (politetrafluoretileno), mais conhecido como Teflon ou Hostaflon, um tipo de plástico diferenciado, usado principalmente em tecnologia de ponta na indústria automotiva, incluindo a Embraer. Atualmente, passamos para oitenta funcionários, que produzem 5 toneladas por mês, ou seja, triplicamos a nossa capacidade produtiva. A partir do momento em que resolvemos obter a ISO 9000, o fizemos em tempo recorde, cerca de um ano, pois já vínhamo-nos preparando em nível cultural para isso. Ainda hoje, a Tecnofluor é a única empresa certificada do segmento de peças técnicas em PTFE na América do Sul e, com certeza, uma das poucas na América Latina. Destacamos duas ou três empresas nacionais em condições de fornecimento desse produto, porém o nosso maior concorrente é aquele que vem de fora, junto com as novas montadoras de veículos que estão chegando ao Brasil e trazendo os seus fornecedores de autopeças do país de origem para se instalar aqui."

ESTRATÉGIA DA QUALIDADE
"Com certeza não estaríamos nem vivos e muito menos participando das concorrências para fornecer PTFE às novas montadoras, se não tivéssemos investido na obtenção dos certificados. Como a empresa é recente, a nossa vantagem competitiva está na filosofia de trabalho, que entende a qualidade como um diferencial na luta pela sobrevivência no mercado. Os benefícios obtidos com esse processo levam-nos a acreditar que a certificação ISO fornece as ferramentas necessárias ao gerenciamento de todo o negócio, o que nos faz enxergar onde estão os problemas, para buscar sempre melhorar e reverter em sucesso aquilo que estamos fazendo. Todas as empresas deveriam buscar essa certificação, até mesmo por uma questão de competitividade, pois, na conjuntura atual da globalização da economia, se os grandes fabricantes mundiais quiserem vir para o Brasil, eles possuem condições técnicas e financeiras para dominar qualquer mercado. É preciso entender também que o sistema de qualidade requer uma forma de gerenciamento bastante complexa, que não deve estar focada somente no produto, mas sim estendida às necessidades do cliente, incluindo prazo de entrega, preço e atendimento."


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