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« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 415 (19/03/2000)

Qualidade Sem Privilegiados

Aqueles que acreditam que um prêmio de qualidade pode ser conferido apenas a grandes organizações não possuem noção do dimensionamento real dessa questão em nível mundial para a sociedade de modo geral. Prova disso está no interesse cada vez maior despertado pelo Prêmio Nacional da Qualidade, instituído desde 1992 pela Fundação Para o Prêmio Nacional da Qualidade (FPNQ) - www.fnq.com.br. Com sede em São Paulo, a instituição atua em quinze capitais brasileiras por meio de cursos e treinamentos voltados a preparar empresas dos mais variados portes e segmentos para essa importante conquista, de acordo com suas categorias. Em depoimento exclusivo, Ana Maria Rutta, superintendente-geral da fundação, analisa esse processo em constante mutação, destacando os principais pontos que fazem da qualidade uma solução e, ao mesmo tempo, um desafio a ser enfrentado por todos.

EVOLUÇÃO
"O conceito de qualidade vem aperfeiçoando-se desde o início da fundação, em outubro de 1991. Na década de 80, a idéia de qualidade estava totalmente relacionada à questão do controle do produto em si, envolvendo o desempenho de processos industriais que afetavam o resultado final de forma direta. Já nos anos 90, começaram a ser incorporados outros valores, como o treinamento dos recursos humanos e o desenvolvimento de talentos, habilidades e liderança. Isso fez com que a qualidade transcendesse a área de manufatura e passasse também a envolver a área de serviços, a gestão dos negócios, a gestão organizacional, assim como a relação com os fornecedores, parceiros e clientes. Os critérios do Prêmio Nacional da Qualidade são revisados anualmente para que possamos levar às empresas um modelo de vanguarda, com base nas tendências internacionais de premiação, em termos de alto desempenho, que sirva como um referencial para as organizações repensarem o seu próprio sistema de gestão. Hoje em dia, já estão inseridas questões relacionadas ao meio ambiente, à ética nos negócios, à responsabilidade pública e social das empresas, configurando, assim, a cidadania organizacional."

CRITÉRIOS
"A qualidade não é mais um diferencial que vai destacar uma empresa da outra, e sim o fator primordial para a sobrevivência das organizações em uma economia globalizada. Sem ela, não há realmente como dar continuidade aos negócios. O modelo de gestão preconizado pela fundação contempla sete critérios básicos de excelência, fundamentados em princípios atuais e subdivididos em itens de avaliação. São eles: liderança, planejamento estratégico, foco no cliente e no mercado, informação e análise, gestão de pessoas, gestão de processos e resultados da organização. Relacionada a eles, existe uma escala de pontuação que soma mil pontos no total. No final do processo, cada organização inscrita recebe um diagnóstico, independentemente de ter sido premiada ou não, em que são levantados todos os pontos fortes e as oportunidades de melhoria, ou seja, aquilo que ela tem para aprender ou crescer. Neste ano, nós abrimos cinco categorias de premiação: Grandes Empresas, Médias Empresas, Pequenas e Micro Empresas, Órgãos da Administração Pública e Organizações de Direito Privado sem Fins Lucrativos."

PATRIMÔNIO
"Do ponto de vista do retorno dos investimentos, a qualidade gera para as organizações lucro e também sustentação no decorrer do tempo. Gera ainda credibilidade e uma série de outros benefícios a médio e longo prazos. Considerando os resultados de empresas bem-sucedidas no mercado, qualidade não custa caro e, hoje em dia, já faz parte não só do ponto de vista estratégico como também do patrimônio de todas as organizações. Tanto as pequenas quanto as grandes empresas estão conscientes da importância dessa questão, o que diferencia é o acesso a linhas de financiamento, a velocidade de decisão e a disponibilidade de recursos para investir em novas tecnologias e em treinamento. A contribuição anual de uma micro ou pequena empresa (até cinqüenta funcionários) para a FPNQ consiste em uma taxa de R$ 1 mil e, por ocasião da candidatura ao Prêmio Nacional da Qualidade, o valor referente à inscrição nessa categoria está fixado em R$ 1,25 mil. Por esse preço, ela recebe um diagnóstico completo das suas atividades ao se submeter ao nosso processo de avaliação."


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