Home











...



« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 419 (16/04/2000)

E-Commerce No Sindicato

O esforço para entrar na nova economia exige boa dose de empenho e criatividade de todos os segmentos empresariais, incluindo suas associações representativas. Uma prova de que sempre é possível melhorar a prestação de serviços sindicais com iniciativas pioneiras que trazem benefícios reais, além de fomentar negócios e de viabilizar o comércio eletrônico, é o Clube de Compras & Negócios promovido pelo Sindicato do Comércio Varejista de Material de Construção, Maquinismos, Ferragens, Tintas, Louças e Vidros da Grande São Paulo (Sincomavi) - www.sincomavi.org.br. Em depoimento exclusivo, Lázaro Antonio Infante, presidente da entidade, releva os aspectos inéditos que fazem a diferença do clube em relação às ações já conhecidas de associativismo e também como o sindicato vem preparando o setor para a demanda da era digital.

FORÇA PELA UNIÃO
"O pequeno empreendedor de hoje passa por uma série de dificuldades ao trabalhar sozinho, seja em termos de treinamento, seja no que se refere à evolução de sua loja, aos procedimentos de compras e às estratégias de marketing. Se ele procura, de alguma forma, agrupar-se com outros que tenham as mesmas características, conseguem, em conjunto, fazer uma alavancagem para obter melhores condições de competitividade. Porém, se insistir em ficar sozinho, dificilmente conseguirá sobreviver, quanto mais desenvolver-se. O empresário está acostumado a vender aquilo que achava que deveria ser vendido e a atender o cliente da maneira que achava que deveria ser feito. É preciso conscientizar-se de uma vez por todas que se deve vender o que o consumidor deseja e atendê-lo da forma que ele gosta. Isso se descobre por meio de pesquisas de mercado, da observação de como os outros trabalham, de cursos e de treinamentos capazes de orientar em todas as áreas de atividade de uma empresa."

OPORTUNIDADES PARA TODOS
"Depois de numerosas tentativas de aproximação entre os fornecedores e o varejo da construção civil, desembocamos no projeto atual, o Clube de Compras & Negócios, que há nove meses agrega as empresas, buscando melhores condições de negociação para o pequeno comércio e, ao mesmo tempo, criando oportunidades de pulverização rápida e eficiente para as indústrias do setor. Já temos oitocentas lojas cadastradas e separadas pelos produtos com os quais elas operam. Normalmente, uma empresa nacional pequena não possui estrutura para atender esse número de compradores. Aí entra em ação o Sincomavi, desde que o produto apresente qualidade e o preço seja competitivo. Imediatamente colocamos a oferta à disposição da nossa rede de associados sem nenhum custo e retornamos com os pedidos dentro de um período de 48 horas. Compra quem quiser e quem puder, na quantidade desejada e diretamente com o fornecedor, o que diferencia a nossa iniciativa das antigas centrais de compra ou da idéia de associativismo, que impõe um padrão de fachada, de atendimento e de preços aos estabelecimentos varejistas dentro das limitações de um grupo fechado de componentes. Nossa proposta é ilimitada e está aberta a todos aqueles que estejam com as contribuições sindicais obrigatórias em dia."

PAPEL INTERMEDIADOR
"Temos um servidor que permite aos associados do clube ter acesso a um e-mail e, num segundo momento, criar uma home page própria. Acreditamos que intermediar no sentido de unir as empresas de material de construção também no e-commerce seja o caminho mais indicado para o sindicalismo moderno, pois estamos aprendendo e evoluindo a cada dia. Se ficarmos parados no tempo, daqui a um ano não existiremos mais, pois as contribuições obrigatórias tendem a acabar dentro de pouco tempo. Antigamente, era possível lançar algum produto ou serviço e até o concorrente chegar levava meses. Com a rapidez atual, no dia seguinte pela manhã já lançaram algo melhor. A única maneira de um sindicato sobreviver hoje em dia é, além de brigar legalmente pela sua categoria, tornar-se respeitado e ter o seu trabalho reconhecido pelos seus associados, que vão pagar para ter uma estrutura capaz de gerar benefícios com transparência e seriedade."


« Entrevista Anterior      Próxima Entrevista »
...
Realização:
IMEMO

MANTENEDORES:

CNS

CRA-SP

Orcose Contabilidade e Assessoria

Sianet

Candinho Assessoria Contabil

Hífen Comunicação


Pró-Memória Empresarial© e o Programa de Capacitação, Estratégia e Motivação Empreendedora Sala do Empresário® é uma realização do Instituto da Memória Empresarial (IMEMO) e publicado pela Hífen Comunicação em mais de 08 jornais. Conheça a história do projeto.

Diretor: Dorival Jesus Augusto

Conselho Assessor: Alberto Borges Matias (USP), Alencar Burti, Aparecida Terezinha Falcão, Carlos Sérgio Serra, Dante Matarazzo, Elvio Aliprandi, Irani Cavagnoli, Irineu Thomé, José Serafim Abrantes, Marcos Cobra, Nelson Pinheiro da Cruz, Roberto Faldini e Yvonne Capuano.

Contato: Tel. +55 11 9 9998-2155 – [email protected]

REDAÇÃO
Jornalista Responsável: Maria Alice Carnevalli - MTb. 25.085 • Repórter: ;
Revisão: Angelo Sarubbi Neto • Ilustrador: Eduardo Baptistão

PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTAS ENTREVISTAS sem permissão escrita e, quando permitida, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de qualquer parte da obra em qualquer sistema de processamento de dados. A violação dos Direitos Autorais é punível como crime. Lei nº 6.895 de 17.12.1980 (Cód. Penal) Art. 184 e parágrafos 185 e 186; Lei nº 5.998 de 14.12.1973


Hífen Comunicação
© 1996/2016 - Hífen Comunicação Ltda. - Todos os Direitos Reservados
A marca Sala do Empresário - Programa de Capacitação, Negócios e Estratégia Empresarial
e o direito autoral Pró-Memória Empresarial, são de titularidade de
Hífen Comunicação Editorial e Eventos Ltda.