Criatividade com Asas
Às vezes, vale a pena deixar a rotina um pouco de lado para tentar descobrir as necessidades dos consumidores. Na maioria dos casos, são produtos tão simples e fáceis de fabricar que a garantia do sucesso acaba fazendo parte do negócio. Foi o que aconteceu com Dirceu Mendes Marques, diretor da Borboletas & Cia. e da Tecnolacre do Brasil - Tel.: (11) 456-6898 - e-mail: [email protected]. Em depoimento exclusivo, ele revela os segredos de quem usou a imaginação para alçar vôos rumo à criação de nichos inéditos de mercado.
OBSERVAÇÃO
"Mesmo trabalhando como funcionário de grandes empresas multinacionais, nunca me conformei em ser empregado. Fora do horário do expediente, vendia etiquetas adesivas para o comércio em geral e acabei descobrindo a necessidade de selos adesivos, criados sob medida para o mercado de informática. Em 1998, sempre atento às carências dos consumidores, recebi o pedido de uma proprietária de floricultura, que gostaria de ter a réplica de uma borboleta feita em papel para enfeitar os arranjos de flores. Passei, então, a comprar livros importados com imagens de borboletas e as copiava com a utilização de um scanner. Depois de observar a estrutura do corpo das borboletas durante as pescarias e com a ajuda de um artesão que fazia esculturas em durepox, fizemos um molde que serviu de base para a produção em série. A estratégia inicial foi conquistar o mercado fora de São Paulo, pois o risco de ser copiado aqui era muito grande. Mandamos uma mala-direta e enviamos 3 mil borboletas para as lojas de flores e empresas de cestas especiais das principais capitais brasileiras. Como o resultado foi maravilhoso, começamos a fabricar as coleções."
NOVIDADES
"O segredo está em colocar sempre no mercado algo novo e a um custo acessível. Quando se é pioneiro no lançamento de um produto, existe a vantagem de saber o que o consumidor está precisando, por meio de pesquisas, sendo possível criar toda uma estrutura capaz de garantir a economia de escala. Hoje, já temos as nossas borboletas em 1,5 mil estabelecimentos espalhados por todo o Brasil, e quinhentas floriculturas da França já vão começar a fazer a programação de compras. Fabricamos cerca de 100 mil peças por mês, dentro de um leque com quarenta opções, além de estarmos lançando a coleção 2000, composta de espécimes raras ou em extinção, que nos rendeu até uma menção honrosa do Ibama por esse trabalho, considerado de cunho ecológico. Vamos lançar agora, na mesma linha, a libélula e a joaninha, que já estão em processo de arte-final. Nós também buscamos verificar o preço mais adequado em relação ao mercado a ser atingido, bem como a melhor forma de os clientes receberem a mercadoria com agilidade. Depois programamos telefonemas para saber se a encomenda chegou, se estava de acordo e se o atendimento foi satisfatório. O segredo do sucesso está no atendimento diferenciado, sentir a emoção, surpreender o cliente, isso é o mais importante."
MARKETING DE REDE
"Faz parte da rotina da empresa cumprimentar o cliente no dia do seu aniversário, pedir desculpas por carta e enviar brindes. Ele tem que estar sempre satisfeito, porque fatalmente vai gerar novos clientes. Nós temos um sistema de parcerias que inclui um percentual de desconto vitalício sobre o valor da compra de um cliente indicado, tudo integrado pelo computador, formando um marketing de rede. Oferecemos, ainda, bônus de pontualidade, ou seja, 5% de desconto na próxima compra, em mercadorias, se o pagamento do boleto for efetuado dentro do vencimento. Quando imaginamos um produto novo, criamos o marketing dele do início ao fim. Se alguém quiser copiar, bem como o nosso know how no atendimento e a mesma estratégia de divulgação, ainda assim é salutar para o negócio, pois tivemos tempo de adquirir as melhores condições para barganhar o preço com os fornecedores, além de incluir uma gama muito maior de produtos que agrega valor ao trabalho por nós desenvolvido. Só no Brasil, existem 12 mil floriculturas, o que configura um mercado muito grande para ser explorado, principalmente pela redução do custo das flores."
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