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« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 432 (16/07/2000)

Profissional na Hora Certa

Os caminhos da globalização da economia indicam a tendência de as empresas familiares buscarem novas estratégias rumo à competitividade. A organização administrativa exige, desde já, a conscientização de que a competência, aliada à capacitação gerencial, deve estar sempre em primeiro lugar dentro das organizações. Um exemplo bem-sucedido de profissionalização é a Dimas de Melo Pimenta (Dimep) - Indústria de Relógios - Tel.: (11) 3022-7922. Em depoimento exclusivo, Cláudio Schroder dos Santos, diretor-superintendente, conta como se deu esse processo e os motivos que levam a empresa, 100% nacional, a se manter líder de mercado ao completar 64 anos de atividade.

LIDERANÇA
"A Dimep foi fundada em 1936, por iniciativa de Dimas de Melo Pimenta, um estudioso da área de relojoaria, e vem galgando todos os espaços como líder até hoje, com 65% do mercado. O forte da empresa são os relógios de ponto que, atualmente, fazem parte de um grande sistema informatizado, incluindo crachás e códigos de barra. Fazemos também catracas, gabinetes de controle de acesso para a entrada em clubes e eventos. O diferencial está na pesquisa e no desenvolvimento sempre com capital próprio, compreendendo três laboratórios que pesquisam o mercado brasileiro e procuram prestar o melhor atendimento possível ao cliente. Enquanto outros fabricantes ficam remendando placas, nós usamos o que existe de mais modernos e fazemos uma peça nova. Nossos técnicos viajam constantemente para conhecer as novidades de fora, o que torna os nossos produtos competitivos, mesmo com a abertura do mercado. Nós fazemos relógios sob medida, atualizados e ajustados às necessidades dos clientes, fornecemos assistência técnica bem preparada, garantia e comercialização, tudo centralizado na empresa."

GESTÃO
"No início da década de 90, o próprio fundador sentiu que estava na hora de profissionalizar a Dimep para que ela pudesse tornar-se competitiva muito antes de ouvir falar em globalização e começou esse processo com um trabalho interno junto dos quatro filhos, dos funcionários e dos assistentes de diretoria. A conclusão deu-se em 1995, quando os herdeiros assumiram outros segmentos ligados a empresas deixadas pelo pai ainda em vida e, hoje, participam da empresa como acionistas, sendo informados periodicamente de tudo o que acontece. Os seis diretores, cada um especializado na sua área e sem nenhum vínculo familiar, passaram então a ter autonomia total e receberam, ainda, uma pequena participação de 4,5% para a diretoria como um todo. Essa nova gestão dá uma força bastante interativa aos que aqui trabalham, até porque vivemos um negócio mais verdadeiro e fazemos tudo para que o resultado seja melhor. Temos um programa de treinamento interno que já chegou a passar de 18 horas por funcionário ao ano. Além disso, buscamos promover o trabalho profissional em equipe, o que faz com que haja integração do grupo mediante a missão e a filosofia da empresa que está nos quadros e na cabeça de cada um."

PONTO BÁSICO
"O produto Dimep atende a empresas de qualquer porte ou segmento. Acabamos de lançar no mercado o Ponto Básico, um produto que visa as micro e pequenas empresas, consideradas por nós um nicho muito interessante. O cliente recebe uma espécie de kit completo, contendo o relógio, trinta crachás para utilização imediata, juntamente com o software de comunicação e o nosso suporte técnico. O produto já está sendo comercializado também pela nossa rede de 27 filiais espalhadas por todo o território nacional, além de centenas de assistências técnicas. Mantemos um contrato de manutenção com o cliente para medir o índice de satisfação e, quando acontece de perdermos um contrato, procuramos saber a fundo todas as causas que levaram a isso, além de agir com ações preventivas, acompanhando e minimizando o problema. Estamos há quatro anos e meio na Internet com a nossa home page, que funciona como uma vitrine da empresa, e já estamos fazendo o planejamento estratégico para 2005, porque temos a certeza de que as mudanças que aconteceram nos últimos trinta anos vão acontecer em cinco agora. Queremos continuar evoluindo com a criação de novos produtos e com a conquista de novos mercados, pois não dá para ficar parado no tempo, o que é, também no sentido literal, a essência do nosso negócio."


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