Home











...



« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 433 (23/07/2000)

A Lógica do Transporte Sem Fronteiras

Ninguém melhor do que o empresário nacional para conhecer a complexidade da logística brasileira e tirar proveito disso na competição com as empresas estrangeiras. Numa era em que as iniciativas que delimitam fronteiras regionais estão com os dias contados, essa vantagem pode ser o grande diferencial para o crescimento econômico. Quem defende, em depoimento exclusivo, a importância de fortalecer as empresas brasileiras sem impor restrições de nenhuma espécie, é José Carlos Solimeo, diretor-geral da Bax Global do Brasil Ltda. - Tel.: (11) 3044-0099.

RASTREAMENTO ELETRÔNICO
"Com a globalização da economia, o mercado de transportes tem mudado seu posicionamento. Antes, as empresas restringiam-se a entregar cargas a um agente que as repassava para uma companhia aérea. A partir da introdução de conceitos como supply chain management (cadeia de suprimentos), suprimentos just in time, cada vez mais as organizações estão buscando fornecedores integrados, que possam assisti-las desde o planejamento do fluxo do material até a distribuição do produto acabado. Já temos clientes para os quais fazemos o follow up de fornecedores no exterior, a coleta junto do fornecedor, levamos o material para centros operacionais onde reembalamos se necessário, colocamos em navios ou aviões, providenciamos a liberação alfandegária e cuidamos de entregar direto na fábrica ou no armazém. Nosso enfoque básico é resolver a necessidade de movimentação deles, seja no controle da matéria-prima, seja na entrega ao consumidor final, doméstica ou fora do País. Para isso, desenvolvemos um procedimentos de part number, que seria o controle pelo código da peça, e não mais pela remessa, descendo ao nível do detalhe do componente para que o pedido possa ser rastreado a qualquer momento e em qualquer lugar do mundo via Internet."

TERCEIRIZAÇÃO
"O tipo mais freqüente de trabalho que realizamos com pequenas empresas ou filiais de multinacionais consiste em atuar como se fôssemos o departamento de comércio exterior terceirizado. Se o cliente está com dificuldade para seguir a legislação, de entender qual a melhor maneira de ultrapassar todas essas barreiras que, infelizmente, ainda são muitas na burocracia brasileira, nós agimos como uma extensão da empresa para solucionar esses problemas. O cliente de hoje quer reduzir seus estoques, receber os componentes na última hora e colocar rapidamente no mercado aquilo que já está pronto. É a chamada economia de estoque. Muitas empresas conseguem embarcar e providenciar a documentação necessária, mas poucas são capazes de fazer o rastreamento detalhado da porta do fornecedor à porta do consumidor, o que exige um investimento muito grande em tecnologia. O serviço da Bax Global transcende a sua própria frota e caracteriza-se por ser multimodal, pois, quando existe uma solução melhor, nós vamos buscá-la. Estamos presentes em 123 países e atuamos com a filosofia de buscar parcerias fortes com transportadoras locais que literalmente conhecem o caminho das pedras, visando garantir rapidez e eficiência na entrega."

NA CONTRAMÃO
"O empresário brasileiro ainda não se deu conta de que, para competir no mercado internacional, precisa ter tradição, vocação e conhecimento. Ele só parte para o mercado externo quando o mercado interno apresenta problemas, e costuma abandonar o primeiro quando a economia doméstica está fortalecida. Isso prejudica a imagem do Brasil e compromete a continuidade das relações de comércio exterior. O País como um todo precisa definir uma política de exportação e implementá-la de maneira coerente e contínua. A chegada do e-commerce causou uma revolução muito grande nas indústrias de transporte ou de logística, exigindo que esse setor esteja sempre à frente das necessidades do mercado. Nesse sentido, o projeto de lei que pretende centralizar o controle da distribuição no Brasil nas mãos do correio chega a ser preocupante. Temos participado de movimentos para esclarecer o quão nefasta, prejudicial e perigosa essa proposta pode ser para todos nós. Enquanto a tendência mundial caminha para as privatizações, para a iniciativa privada, isso vai na contramão. É preciso valorizar a empresa brasileira, dando todas as condições a ela de competir em nível internacional, diminuindo o custo Brasil e reduzindo os impostos para que o País também possa ter as suas multinacionais."


« Entrevista Anterior      Próxima Entrevista »
...
Realização:
IMEMO

MANTENEDORES:

CNS

CRA-SP

Orcose Contabilidade e Assessoria

Sianet

Candinho Assessoria Contabil

Hífen Comunicação


Pró-Memória Empresarial© e o Programa de Capacitação, Estratégia e Motivação Empreendedora Sala do Empresário® é uma realização do Instituto da Memória Empresarial (IMEMO) e publicado pela Hífen Comunicação em mais de 08 jornais. Conheça a história do projeto.

Diretor: Dorival Jesus Augusto

Conselho Assessor: Alberto Borges Matias (USP), Alencar Burti, Aparecida Terezinha Falcão, Carlos Sérgio Serra, Dante Matarazzo, Elvio Aliprandi, Irani Cavagnoli, Irineu Thomé, José Serafim Abrantes, Marcos Cobra, Nelson Pinheiro da Cruz, Roberto Faldini e Yvonne Capuano.

Contato: Tel. +55 11 9 9998-2155 – [email protected]

REDAÇÃO
Jornalista Responsável: Maria Alice Carnevalli - MTb. 25.085 • Repórter: ;
Revisão: Angelo Sarubbi Neto • Ilustrador: Eduardo Baptistão

PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTAS ENTREVISTAS sem permissão escrita e, quando permitida, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de qualquer parte da obra em qualquer sistema de processamento de dados. A violação dos Direitos Autorais é punível como crime. Lei nº 6.895 de 17.12.1980 (Cód. Penal) Art. 184 e parágrafos 185 e 186; Lei nº 5.998 de 14.12.1973


Hífen Comunicação
© 1996/2016 - Hífen Comunicação Ltda. - Todos os Direitos Reservados
A marca Sala do Empresário - Programa de Capacitação, Negócios e Estratégia Empresarial
e o direito autoral Pró-Memória Empresarial, são de titularidade de
Hífen Comunicação Editorial e Eventos Ltda.