Home











...



« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 449 (12/11/2000)

A Tecnologia do Humano

É muito fácil apostar em um produto ou em um serviço quando a demanda sinaliza claramente a possibilidade de um grande negócio. Difícil, porém, é associar visão de futuro e perseverança na criação de uma empresa com numerosos obstáculos a superar, começando pela reserva de mercado imposta pelo governo. Foi assim que surgiu, na década de 80, a Dixit Desenvolvimento Tecnológico Ltda. - Tel.: (11) 296-5584 - e-mail: [email protected], especializada na implementação de sistemas de gestão empresarial e, hoje, também na elaboração de websites. Em depoimento exclusivo, Luiz Cesar Borgo, diretor, conta como era trabalhar com informática numa época em que, para a maioria das pessoas, os computadores ainda faziam parte do universo da ficção científica.

POTENCIAL
"A Dixit nasceu em 1986, fruto de uma reunião de cinco amigos, sendo três deles funcionários de uma antiga estatal na área de planejamento organizacional, com o objetivo de criar uma consultoria empresarial com enfoque no desenvolvimento tecnológico. Já naquele tempo, o trabalho consistia na implementação de sistemas de gestão corporativa, mas o foco no humano sempre foi o nosso ponto de honra, pois o avanço da tecnologia passa obrigatoriamente por ele. Se o indivíduo não se desenvolve enquanto peça principal da estrutura, a máquina torna-se um mero componente. Muitas empresas não conseguem aproveitar tudo o que a tecnologia tem a oferecer, porque não observam esse aspecto fundamental. Não adianta tratar o funcionário de forma desrespeitosa, colocando máquinas de milhares de dólares nas mãos de pessoas que ganham salários miseráveis e não recebem o mínimo sequer de investimento para que possam também se aprimorar. Nós até evitamos chamar o humano como recurso, preferindo a terminologia potencial."

CO-GESTÃO
"Com o passar do tempo, o grupo original foi trilhando outros caminhos e um novo corpo societário foi formado. Atuamos no mercado fazendo planejamento estratégico, desenvolvimento de sistemas e cumprindo a nossa missão de orientar os clientes na transformação das crises empresariais em oportunidades. O empresário brasileiro não é preventivo, ou seja, só procura um consultor nos momentos de desespero, e nós temos que estar preparados para oferecer uma solução efetiva a ele. A introdução da Internet mudou tudo na área de comunicação de dados, eliminando as barreiras de custo e até mesmo da grande defasagem tecnológica provocada pela reserva do mercado brasileiro de informática até 1990. Com poucos milhares de reais, é possível hoje criar uma solução para o cliente e aumentar o universo do negócio dele. Para isso, adotamos há quatro anos um perfil de trabalho um pouco diferenciado do consultor tradicional. Às vezes, ficamos um ano dentro de uma empresa para sedimentar as idéias que trouxemos, para vencer as resistências internas e provar que dá para fazer. Como todo cuidado é pouco na contratação de uma consultoria, é indispensável certificar-se sobre a seriedade desse prestador de serviço, no que se refere às exigências legais, às referências profissionais e às responsabilidades com a Receita Federal."

INVESTIMENTO
"Existe uma divisão dentro da empresa voltada à criação de websites, que começou a ser desenvolvida desde 1995 como um valor agregado e integrado à área de tecnologia de informações. Atualmente, desenvolvemos cerca de dez sites por mês. Nós somos o braço especializado no tratamento gráfico, onde predomina o pessoal da criação, enquanto a Tribal Interativa, nossa parceira nesse segmento, fica responsável pelas soluções para o sistema como um todo, por meio da atuação de analistas de sistemas e de programadores. Para nos mantermos atualizados, investimos quase diariamente em livros, softwares, computadores e cursos para atender às necessidades dos nossos clientes. Essa filosofia vem do meu pai, que era pedreiro e já sinalizava a importância de ter toda a ferramenta necessária ao exercício de uma função de que esse material deve estar sempre pronto e ajustado para o início de cada jornada de trabalho. Toda empresa deve investir em tecnologia, especialmente na preparação do elemento humano para isso, independentemente da cultura sindical e da rigidez da legislação trabalhista brasileira."


« Entrevista Anterior      Próxima Entrevista »
...
Realização:
IMEMO

MANTENEDORES:

CNS

CRA-SP

Orcose Contabilidade e Assessoria

Sianet

Candinho Assessoria Contabil

Hífen Comunicação


Pró-Memória Empresarial© e o Programa de Capacitação, Estratégia e Motivação Empreendedora Sala do Empresário® é uma realização do Instituto da Memória Empresarial (IMEMO) e publicado pela Hífen Comunicação em mais de 08 jornais. Conheça a história do projeto.

Diretor: Dorival Jesus Augusto

Conselho Assessor: Alberto Borges Matias (USP), Alencar Burti, Aparecida Terezinha Falcão, Carlos Sérgio Serra, Dante Matarazzo, Elvio Aliprandi, Irani Cavagnoli, Irineu Thomé, José Serafim Abrantes, Marcos Cobra, Nelson Pinheiro da Cruz, Roberto Faldini e Yvonne Capuano.

Contato: Tel. +55 11 9 9998-2155 – [email protected]

REDAÇÃO
Jornalista Responsável: Maria Alice Carnevalli - MTb. 25.085 • Repórter: ;
Revisão: Angelo Sarubbi Neto • Ilustrador: Eduardo Baptistão

PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTAS ENTREVISTAS sem permissão escrita e, quando permitida, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de qualquer parte da obra em qualquer sistema de processamento de dados. A violação dos Direitos Autorais é punível como crime. Lei nº 6.895 de 17.12.1980 (Cód. Penal) Art. 184 e parágrafos 185 e 186; Lei nº 5.998 de 14.12.1973


Hífen Comunicação
© 1996/2016 - Hífen Comunicação Ltda. - Todos os Direitos Reservados
A marca Sala do Empresário - Programa de Capacitação, Negócios e Estratégia Empresarial
e o direito autoral Pró-Memória Empresarial, são de titularidade de
Hífen Comunicação Editorial e Eventos Ltda.