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« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 452 (03/12/2000)

Planejamento Móvel

Nem sempre a decisão de crescer é fácil. Além de requerer boa dose de compromisso com o negócio, é preciso estar atento às transformações, às exigências e às tendências sinalizadas pelo mercado. Quem não ocupa logo os novos espaços que vão surgindo certamente vai perdê-los para outros de uma forma tão rápida que não adianta perder tempo com desculpas, como acontecia no passado. É melhor investir esse esforço numa ação futura e seguir em frente. Quem recomenda é Francisco Gonçalves, diretor da MGArt Móveis e Decorações Ltda. - Tel.: (11) 3904-2799. Em depoimento exclusivo, ele conta como conseguiu triplicar o faturamento da empresa e dobrar o número de funcionários em apenas um ano e meio, com um estilo muito próprio de gerenciar.

CÉLULAS PRODUTIVAS
"A globalização da economia acarretou processos de melhora contínua e de informatização de maneira muita rápida, sendo que alguns empresários ainda não estavam preparados para absorvê-los e reagir, fazendo com que muitas empresas saíssem do mercado e continuem a sair. Eu e minha mulher, que já trabalhava na MGArt como decoradora, assumimos a direção do negócio há três anos, em razão da saturação entre os sócios. Além disso, eu trouxe a minha bagagem administrativa de dezoito anos atuando no setor automobilístico, na área comercial. Dessa forma, pudemos implementar aqui processos avançados de industrialização, como o just in time, e novas regras em Organização & Métodos para conferir àquela marcenaria artesanal, que teve origem há 21 anos, características de indústria, com células de produção e planilha com controle setorial. Nós viabilizamos a empresa para crescer e atender de forma localizada, saindo da fábrica para os bairros em busca de novos pontos de venda por meio da análise mercadológica."

DIVERSIFICAÇÃO
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Desde abril de 1999, estamos realmente funcionando como indústria e voltando-nos para os vários segmentos de mercado dentro do setor moveleiro, abrangendo desde hotéis até móveis para diferentes classes sociais. Há alguns anos, criava-se o produto, e ele era exposto para a venda. Agora é o contrário, nós é que temos que estar atentos àquilo que o mercado pede. Nesse sentido, é possível atender as necessidades de públicos diferenciados, desde que a empresa disponha de uma planilha contendo todos os processos, que seja escolhido o ponto para trabalhar e a forma de veicular o marketing. Nós provocamos a venda por meio de revistas especializadas no setor, ilustramos com fotos e, quando as pessoas vêm às nossas lojas, nosso arquiteto ou decorador faz inicialmente o projeto, depois o orçamento, são mostradas as facilidades de pagamento e a funcionalidade dos móveis. No Brasil existe a tendência de copiar o que vem de fora e, na verdade, sobressai-se aquele que faz diferente. Nós temos feito muitos projetos que se assemelham aos de outros colegas nossos, mas é tudo em função dessa tendência de consumo. Na maioria dos casos, os clientes vêm com idéias que não funcionam de acordo com os nossos conceitos de arquitetura. É aí que fazemos as adaptações e damos prosseguimento ao projeto inicial."

SEM LIMITES
"Nesse período de um ano e meio, chegamos a crescer 300%, adotando a estratégia de descentralizar sempre, não concentrar poder em nível empresarial e trabalhar em conjunto não só dentro da empresa como fora também. Nós globalizamos a MGArt abrindo filiais em bairros estratégicos para que as pessoas não precisassem se locomover até aqui. Temos uma loja no Tatuapé e outra em Moema e pretendemos inaugurar mais três unidades só em São Paulo. O interior do estado seria outra etapa, pois precisamos capacitar profissionais capazes de me auxiliar no mesmo nível, para que não haja sobrecarga e centralização, o que compromete a sobrevivência de uma organização. O mercado é uma linha contínua sem retrocesso. O empresário que acha que a sua empresa já está limitada está limitando o negócio e a si mesmo, porque o mundo continua e a mentalidade dele também deve evoluir. Ser empresário é, em primeiro lugar, garantir o seu emprego, preparar o ego para enxergar que não é ele, empresário, quem determina o mercado, mas sim concorre a ele. Todo mundo em algum momento vai ter algo a oferecer, mas o importante para o empreendedor é saber o que está buscando e se aquilo que ele encontrou é realmente interessante e adequado à sua empresa."


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