Home











...



« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 125 (28/08/1994)

A Psicologia da Dieta Personalizada

Um dos segredos do emagrecimento é a persistência. Não basta tomar atitudes isoladas e a curto prazo para evitar a obesidade. Mas não é fácil romper com velhos vícios e decidir-se por uma alimentação balanceada. Ela exige uma nova postura, hábitos radicais e, principalmente, conhecimento e tempo disponível para criar alternativas à mesa. Nas rotinas urbanas, tomadas pelos compromissos e os desafios de sobrevivência, isso, às vezes, se torna impraticável, a não ser que existam pontos de apoio para que a vida tome um rumo diferente.
Um casal decidiu transformar essa necessidade numa empresa, a Diet Center - tel.: (011) 941-9049 -, de São Paulo. Vera Lucia M. Uberti e seu marido Giambi notaram que trabalhar nesse setor exige um atendimento diferenciado para cada caso, credibilidade e sensibilidade, pois muitas vezes o excesso de peso está ligado a problemas psicológicos. Escutar os clientes, levantar suas opiniões e gostos e propor uma rotina alimentar que emagreça sem comprometer a saúde têm sido o motivo principal do sucesso do empreendimento, que conta com o suporte da consultoria do SEBRAE/SP.
Essa trajetória não está imune a várias dificuldades, que têm sido encaradas de forma didática para que a empresa possa crescer com segurança, evitando as armadilhas de um setor ainda emergente no Brasil. É o que Vera Lucia e Giambi - que veio da Itália há poucos anos - contam no depoimento a seguir.

PRIMEIRO A LOJA, DEPOIS A FÁBRICA - (Depoimento de Vera Lucia)
"Minha mãe dá aulas sobre Educação Alimentar, desenvolvendo temas como, por exemplo, a estratégia para evitar o aumento de peso nas férias. Só que as pessoas não tinham tempo para cozinhar. Uma senhora que estivesse interessada na dieta teria que chegar em casa e fazer sua comida de um jeito; para o filho e o marido, de outro.
Eu e minha irmã - não estava casada com Giambi na época - resolvemos, então, no início, auxiliar as pessoas que assistiam às palestras. Começamos a fazer a comida que era recomendada nos cursos. As próprias clientes começaram a divulgar nosso trabalho, e fomos crescendo, fazendo, também, doces e especializando-nos na matéria de dietéticos. Todas as clientes dos Vigilantes, assim como da Peso Ideal ou da Meta Real, que são firmas especializadas nesse assunto, são clientes potenciais nossas.
Montamos a loja e, dentro deste espaço aqui, no Tatuapé, instalamos, também, uma fábrica, que tem uma cozinha para salgados, com fornos industriais, uma confeitaria, um departamento de embalagens e uma câmara frigorífica. Hoje, entregamos comida a domicílio, dietas balanceadas para uma semana, um mês, conforme o pedido. Tem gente que chegou a perder 30 quilos num semestre."

CRESCER COM REDE DE SEGURANÇA - (Depoimento de Giambi)
"Conheci Vera Lucia na Nova Zelândia. Fazia uma viagem para escapar um pouco das pressões familiares, pois minha família tem uma revendedora de automóveis na Itália e queria que eu participasse do negócio. Com o casamento, acabei sendo seduzido pela atividade empresarial, mas não da forma como meu pai queria.
Estranhei um pouco a realidade brasileira, como a inflação e a instabilidade da moeda, que agora parecem ter tomado o rumo certo. Também o relacionamento volátil entre patrão e empregado é diferente do resto do mundo. Na Itália, o período de experiência é de três anos, e, depois desse período, não se pode demitir ninguém, só em casos excepcionais. Aqui, o funcionário não costuma ter uma mentalidade de ficar muito tempo na empresa, de criar vínculos, de crescer junto com a empresa. Felizmente, hoje conseguimos um quadro de onze pessoas em que a rotatividade é baixa.
O relacionamento com os sindicatos é difícil, e fica complicado fazer um plano de carreira, criar níveis de remuneração, pois sempre esbarramos em empecilhos burocráticos. O diálogo precisa ser permanente, para evitar transtornos. Já ouvi pessoas falarem que somos loucos, porque registramos todos os funcionários. Outra dificuldade foi a falta de hábito que existe em muitas firmas de não querer expedir notas e pagar os impostos em dia.
E também de não respeitar as datas de validade ou desconfiar da seriedade dos produtos, especialmente no nosso setor. Já ouvi dizer que é comum não fazer o balanceamento correto e, mesmo assim, vender como se fosse comida 'diet'. Tudo isso nos obriga a ter muito cuidado, pois dependemos de credibilidade para a empresa sobreviver e crescer, com absoluta segurança. Também estranho a mentalidade que existe entre alguns empresários de querer recuperar o investimento rapidamente ou de trocar de carro todo o ano. Isso não existe no Primeiro Mundo."

REVENDEDORES OU FRANQUIAS? - (Depoimento de Giambi e Vera Lucia)
Os produtos comercializados, marca e patente são registrados como Nutradiet. Fazemos entrega em toda a cidade e nos arredores, de Guarulhos a Alphaville, oferecendo 56 tipos de pratos diferentes. Estamos experimentando um sistema de revendedores e sentimos que precisamos dominar todo o processo, para evitar qualquer inconveniência.
Temos que ter cuidado, pois nosso atendimento é personalizado. Temos que ser um pouco psicólogos para entender o que o cliente precisa. Criamos a dieta específica por computador e damos atendimento integral, com todas as informações necessárias.
Achamos também interessante criar, no futuro, filiais para atingir outros mercados, com funcionários treinados por nós. Outra alternativa é a franquia. Não pensamos em vender em supermercado, pois corremos o risco de criar toda uma estrutura, fazer um alto investimento para atender uma grande demanda e, de um momento para outro, perder todas as encomendas. Isso é perigoso."


« Entrevista Anterior      Próxima Entrevista »
...
Realização:
IMEMO

MANTENEDORES:

CNS

CRA-SP

Orcose Contabilidade e Assessoria

Sianet

Candinho Assessoria Contabil

Hífen Comunicação


Pró-Memória Empresarial© e o Programa de Capacitação, Estratégia e Motivação Empreendedora Sala do Empresário® é uma realização do Instituto da Memória Empresarial (IMEMO) e publicado pela Hífen Comunicação em mais de 08 jornais. Conheça a história do projeto.

Diretor: Dorival Jesus Augusto

Conselho Assessor: Alberto Borges Matias (USP), Alencar Burti, Aparecida Terezinha Falcão, Carlos Sérgio Serra, Dante Matarazzo, Elvio Aliprandi, Irani Cavagnoli, Irineu Thomé, José Serafim Abrantes, Marcos Cobra, Nelson Pinheiro da Cruz, Roberto Faldini e Yvonne Capuano.

Contato: Tel. +55 11 9 9998-2155 – [email protected]

REDAÇÃO
Jornalista Responsável: Nei Carvalho Duclós - MTb. 2.177.865 • Repórter: ;
Revisão: Angelo Sarubbi Neto • Ilustrador: Novo

PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTAS ENTREVISTAS sem permissão escrita e, quando permitida, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de qualquer parte da obra em qualquer sistema de processamento de dados. A violação dos Direitos Autorais é punível como crime. Lei nº 6.895 de 17.12.1980 (Cód. Penal) Art. 184 e parágrafos 185 e 186; Lei nº 5.998 de 14.12.1973


Hífen Comunicação
© 1996/2016 - Hífen Comunicação Ltda. - Todos os Direitos Reservados
A marca Sala do Empresário - Programa de Capacitação, Negócios e Estratégia Empresarial
e o direito autoral Pró-Memória Empresarial, são de titularidade de
Hífen Comunicação Editorial e Eventos Ltda.