Home











...



« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 152 (05/03/1995)

Identidade Abre as Portas do Mercado

A cultura do imobilismo é tão arraigada entre os brasileiros que deixou de ser apenas o fruto tardio da longa experiência colonial. Com o tempo, ela transformou-se, também, numa forma de escape ao próprio dinamismo do País: as mudanças brutais dos últimos anos fizeram com que muita gente se refugiasse nos velhos enfoques, por uma questão de segurança pessoal e, também, por falta de entendimento claro da situação. Mas, felizmente, existe o mercado para implodir esse círculo vicioso.
Enxergar as atividades profissionais sempre da mesma forma é uma fonte permanente de fracassos. O antídoto perfeito é não temer a diversidade dos negócios e, nela, encontrar uma identidade própria. A solução para esse dilema dá trabalho. Foi o que constatou o engenheiro civil Paulo Roberto Alvarez Spindola, quando fundou, junto com seus sócios, em junho de 1991, a Ergoplan Assessoria de Projetos e Construções e Representação Comercial Ltda. - tel.: (011) 458-5912.
Seu primeiro impulso foi seguir os hábitos tradicionais da engenharia e da arquitetura. Mas isso revelou apenas imaturidade empresarial, falta de estratégia e insensibilidade diante dos novos nichos abertos nos últimos anos. No depoimento a seguir, Paulo Roberto conta como a empresa deixou isso de lado e especializou-se no design de interiores e nas obras de acabamento das lojas comerciais, uma atividade dinâmica, de giro rápido e que abriu as portas para um vasto campo de oportunidades.

TIRO PARA TODO LADO

"A empresa nasceu de um sonho meu e de um outro arquiteto, Ricardo Zanoli, que trabalhava junto comigo na prefeitura de São Bernardo do Campo. A idéia era montar um escritório para atender os clientes de maneira diferenciada. Mas, até 1992, a gente dividia-se entre o emprego e os nossos projetos. Resolvemos, então, estruturar-nos melhor e aprofundar a linha de projetos e construções. A crise brava do primeiro semestre de 1994 obrigou-nos a repensar tudo, pois, até então, a gente estava dando tiro para todo lado e apagando incêndios.
Éramos, então, dois arquitetos e três engenheiros, cada um de uma área. Era nossa primeira experiência empresarial, e tudo o que aparecia executávamos. Conseguimos mudar de rumo depois de fazer um diagnóstico dessa experiência e também graças ao curso Empretec, do SEBRAE/SP, no qual tivemos acesso aos instrumentos para definir nossa missão.
Começamos a fazer as seguintes perguntas: o que a Ergoplan faz? Ela atende a quem? Nessa busca de identidade, também fizemos o projeto de duas lojas e de outra nós cuidamos de toda a montagem. Isso nos ajudou a encontrar nossa vocação.
Descobrimos, então, que tínhamos estrutura e conhecimento para fazer design de interiores, projetos de arquitetura, usando os recursos da computação gráfica. E, especializamo-nos na montagem de lojas comerciais."

SEGREDOS DO ACABAMENTO
"Na parte de arquitetura, trabalhamos com um programa, o Autocad, e, em cima dele, utilizamos um otimizador, que é o Auto Arquitet, programa que você projeta já em três dimensões. E estamos caminhando para aplicar outro programa de computação gráfica e animação, que é o 3D Studio, com imagens que parecem fotos, com textura, profundidade, luz e sombra, o que ajuda na escolha de materiais.
Quanto aos outros projetos complementares - elétrico, hidráulico, cálculo estrutural, estrutura metálica -, estamos num processo de identificação dos parceiros que tenham capacidade de nos atender. E, na parte de obras, das pequenas lojas comerciais em geral, damos ênfase no emprego de materiais de qualidade. Tem que ser tudo muito bonito, charmoso e feito geralmente entre dez e vinte dias.
A mão-de-obra, realmente, é muito cara, e a gente precisa ter um rígido controle de tudo, especialmente da qualidade. É preciso fazer um cronograma físico muito bem elaborado, pois temos alguém fazendo o piso, outro o gesso, outro o mezzanino, tudo ao mesmo tempo. Hoje a gente sabe o que vender, quanto tem que vender, quanto tempo demoramos para montar uma loja, qual nossa capacidade, nossa estrutura. Depois do Empretec, começamos a pensar em planejamento e metas."

COMO ESTOCAR O FILÃO
"A partir do momento em que a gente estabeleceu uma diretriz, o que a gente queria e o que a gente era, começou a aparecer serviço que não acaba mais. A potencialidade desse mercado é muito grande, e eu ainda não saí para vender, funciona muito no boca-a-boca. Nós conseguimos esses resultados estudando, principalmente, o mercado da região aqui, do Grande ABC. Tem shopping sendo reformado, ampliado ou construído em todo lugar.
Estamos, também, estudando outras regiões. Com minha experiência no Empretec e a conseqüente participação na Associação de Aval e Fomento (Associaval), também uma iniciativa do SEBRAE/SP, começamos a participar de rodas de negócio. Fazemos esse trabalho, procurando adequar os projetos com as necessidades dos clientes e experimentando um gratificante impacto interno, em que nos tornamos mais exigentes profissionalmente uns com os outros. Inclusive, a sociedade precisou reestruturar-se, em razão dessas mudanças. Hoje, os outros sócios são: Ricardo Zanoli, arquiteto, e Sérgio Carreon, engenheiro."


« Entrevista Anterior      Próxima Entrevista »
...
Realização:
IMEMO

MANTENEDORES:

CNS

CRA-SP

Orcose Contabilidade e Assessoria

Sianet

Candinho Assessoria Contabil

Hífen Comunicação


Pró-Memória Empresarial© e o Programa de Capacitação, Estratégia e Motivação Empreendedora Sala do Empresário® é uma realização do Instituto da Memória Empresarial (IMEMO) e publicado pela Hífen Comunicação em mais de 08 jornais. Conheça a história do projeto.

Diretor: Dorival Jesus Augusto

Conselho Assessor: Alberto Borges Matias (USP), Alencar Burti, Aparecida Terezinha Falcão, Carlos Sérgio Serra, Dante Matarazzo, Elvio Aliprandi, Irani Cavagnoli, Irineu Thomé, José Serafim Abrantes, Marcos Cobra, Nelson Pinheiro da Cruz, Roberto Faldini e Yvonne Capuano.

Contato: Tel. +55 11 9 9998-2155 – [email protected]

REDAÇÃO
Jornalista Responsável: Nei Carvalho Duclós - MTb. 2.177.865 • Repórter: ;
Revisão: Angelo Sarubbi Neto • Ilustrador: Novo

PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTAS ENTREVISTAS sem permissão escrita e, quando permitida, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de qualquer parte da obra em qualquer sistema de processamento de dados. A violação dos Direitos Autorais é punível como crime. Lei nº 6.895 de 17.12.1980 (Cód. Penal) Art. 184 e parágrafos 185 e 186; Lei nº 5.998 de 14.12.1973


Hífen Comunicação
© 1996/2016 - Hífen Comunicação Ltda. - Todos os Direitos Reservados
A marca Sala do Empresário - Programa de Capacitação, Negócios e Estratégia Empresarial
e o direito autoral Pró-Memória Empresarial, são de titularidade de
Hífen Comunicação Editorial e Eventos Ltda.