Home











...



« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 157 (09/04/1995)

Mercado tem Talento, Emoção e Arte

Sua empresa pode participar de um evento com um marketing diferente, contratando, por exemplo, um "sombra", aquele ator que imita o gesto das pessoas, transformando atitudes rígidas em descontração e humor. E o treinamento dos seus funcionários poderia ter o reforço de uma peça teatral, em que o boy, o gerente e a secretária seriam os principais personagens. No momento em que a telefonista-atriz pronunciasse a fatídica frase "quem deseja?", carregando o tom no duplo sentido, o riso da platéia estaria desencadeando a mudança de atitude tão necessária à qualidade do atendimento.
Mas, para isso, é preciso saber que já existem empresas especializadas nesse tipo de serviço na área cultural, como a Spalhafato Promoções e Eventos - tel.: (011) 577-9727 -, que atua em diversas frentes do mercado de produção e promoções artísticas. As empresárias Nívea Ferradosa Morato e Soraya Fraccaroli descobriram o potencial do setor, quando começaram a animar festas, compondo a dupla Piriri e Pororó.
Elas aprenderam que o aumento da capacidade de consumo, a proliferação de empresas e a conseqüente necessidade de agregar valor e de chamar a atenção para novos produtos e serviços compõem uma demanda poderosa para quem tem emoção, talento e capacidade artística para oferecer. Mas entenderam, também, que precisam de estratégia empresarial para manter a continuidade desse trabalho, encadeando contratos através da definição de metas, do treinamento interno, da terceirização e das parcerias. É o que elas contam a seguir.

FESTA TODO SANTO DIA
"Começamos animando festas nos fins de semana e, mais tarde, evoluímos para a organização das festas e, daí, para os eventos em geral. Nossa principal dificuldade, no início, foi o desconhecimento do negócio. Somos formadas em Publicidade e tínhamos trabalhado como funcionárias, situação em que não nos envolvíamos diretamente com os problemas. O contato direto com o mercado abriu-nos os olhos para as numerosas possibilidades de negócio existentes.
Um dos problemas eram os equipamentos necessários para as festas infantis que começamos a organizar. Tínhamos um custo muito alto, pois quase tudo era alugado - desde as máquinas de fliperama até a piscina de bolas. Outra dificuldade foi assumir o buffet, que é um segmento com alta concorrência. Aprendemos, então, a trabalhar com fornecedores parceiros e a oferecer serviços diferenciados.
Como as festas infantis que existem na praça são muito iguais, começamos a oferecer uma série de opções, como as brincadeiras antigas, performance de personagens, situações teatrais - como, por exemplo, experimentar o sapato da Cinderela na platéia -, além de maquiagem infantil e os trenzinhos para pequenos passeios. Fazemos questão de que a criança brinque e participe e, por isso, formatamos as festas conforme a faixa etária, abrindo também para as sugestões dos clientes. E, como as festas são marcadas entre sexta-feira e domingo, oferecemos preços mais baixos para segunda a quinta-feira, o que tem aumentado nossa capacidade de atendimento à demanda existente."

AS FLECHAS DOS CUPIDOS

"Aos poucos, fomos abrindo diversos canais de participação, pois, no fundo, nós oferecemos idéias para o mercado. Temos, por exemplo, o esquema do telegrama animado, em que um ator faz uma performance de alguns minutos para determinado destinatário. Trabalhamos muito em conjunto com empresas de promoção, que nos contratam para diversos serviços, como convenções, festas de inauguração, festas de final de ano para funcionários, feiras e outros eventos.
Num deles, quatro atores de patins, com fantasias de Cupidos, flechavam as pessoas que compareceram a um shopping no Dia dos Namorados. Nós idealizamos a performance e fomos atrás dos atores, do figurino e das roupas. Participamos das festividades do Dia da Criança patrocinadas pela prefeitura de São Paulo, nas quais conseguimos reunir cem profissionais, entre eles os apresentadores dos shows.
No ano passado, fizemos muito karaokê em empresas, promovendo a integração funcional. Isso tem custo menor do que organizar um show e tem impacto muito positivo. Montamos peças específicas para teatro nas empresas.
Temos condições de fazer um trabalho com bons atores, sobre assuntos variados, como qualidade ou segurança. Temos, também, uma proposta de teatro interativo, no qual os próprios funcionários vão participar da peça."

EM BUSCA DE CONTATOS
"Quando atendemos a prefeitura, descobrimos que poderíamos participar de grandes eventos, sem sustos. Agora, estamos querendo abrir mais canais, procurando contatos comerciais, trabalhando com eles em regime de parceria. Eles seriam nossos representantes. Para isso, precisam ser comunicativos, de preferência estar fazendo alguma faculdade, ter interesse por cultura e comunicação, entre outras coisas. Estamos querendo atender outras cidades, além de São Paulo. Já fizemos alguns eventos no interior de São Paulo e no Rio de Janeiro. No interior, nosso trabalho vira notícia, existe uma recepção muito ampla.
Todo esse leque de opções foi-nos aberto, depois de uma consultoria no SEBRAE/SP, que nos forneceu parâmetros importantes para nos desenvolver."


« Entrevista Anterior      Próxima Entrevista »
...
Realização:
IMEMO

MANTENEDORES:

CNS

CRA-SP

Orcose Contabilidade e Assessoria

Sianet

Candinho Assessoria Contabil

Hífen Comunicação


Pró-Memória Empresarial© e o Programa de Capacitação, Estratégia e Motivação Empreendedora Sala do Empresário® é uma realização do Instituto da Memória Empresarial (IMEMO) e publicado pela Hífen Comunicação em mais de 08 jornais. Conheça a história do projeto.

Diretor: Dorival Jesus Augusto

Conselho Assessor: Alberto Borges Matias (USP), Alencar Burti, Aparecida Terezinha Falcão, Carlos Sérgio Serra, Dante Matarazzo, Elvio Aliprandi, Irani Cavagnoli, Irineu Thomé, José Serafim Abrantes, Marcos Cobra, Nelson Pinheiro da Cruz, Roberto Faldini e Yvonne Capuano.

Contato: Tel. +55 11 9 9998-2155 – [email protected]

REDAÇÃO
Jornalista Responsável: Nei Carvalho Duclós - MTb. 2.177.865 • Repórter: ;
Revisão: Angelo Sarubbi Neto • Ilustrador: Novo

PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTAS ENTREVISTAS sem permissão escrita e, quando permitida, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de qualquer parte da obra em qualquer sistema de processamento de dados. A violação dos Direitos Autorais é punível como crime. Lei nº 6.895 de 17.12.1980 (Cód. Penal) Art. 184 e parágrafos 185 e 186; Lei nº 5.998 de 14.12.1973


Hífen Comunicação
© 1996/2016 - Hífen Comunicação Ltda. - Todos os Direitos Reservados
A marca Sala do Empresário - Programa de Capacitação, Negócios e Estratégia Empresarial
e o direito autoral Pró-Memória Empresarial, são de titularidade de
Hífen Comunicação Editorial e Eventos Ltda.