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« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 162 (14/05/1995)

Não Perca Dinheiro no Fundo da Gaveta

Documentos guardados sem organização podem significar perda de oportunidades valiosas de negócio, prejuízos com a fiscalização, ocupação desnecessária de espaço, multiplicação de trabalho inútil, entre outras complicações. As causas dessa situação podem ser procuradas no desinteresse, no improviso e no personalismo dos hábitos empresariais.
Foi trabalhando como bibliotecária para grandes empresas que Waida Maria Penteado Coimbra resolveu criar uma empresa especializada em resolver esse tipo de problema. Sua Linear Assessoria de Documentação - tel.: (011) 263-0569 - procura, basicamente, implantar um processo de agilização e eficácia na busca das informações. Isso significa convencer os empresários a contratar esse serviço, treinar funcionários, colocar especialistas dentro da empresa-cliente, eliminar a duplicidade dos documentos, sistematizar os arquivos, entre outras providências.
O importante é garantir, ao mesmo tempo, a segurança e a transparência da documentação com o auxílio de instrumentos como a informática. Sigilo e praticidade formam um paradoxo que precisa de gente especializada para ser solucionado, como conta Waida, no depoimento a seguir.

UM SISTEMA PARA CADA CLIENTE
"Trabalhei em grandes empresas, como a Manah, na parte de organização de arquivos e bibliotecas. Com o tempo, fui adquirindo experiência em projetos nesse setor, utilizando a informatização. Quando entrei para uma empresa de consultoria, tive a idéia de abrir a Linear, que presta serviço para as outras empresas, pois existe muita dificuldade em se encontrarem documentos, que ficam dispersos nas corporações.
Vamos até o cliente, fazemos um levantamento e propomos um projeto. Fazemos uma tabela de temporalidade, que prevê o tempo que o documento deve ser guardado - alguns são para sempre -, e, em cima desses dados, fazemos uma seleção.
Como existe muita duplicidade de papéis através de xerox, normalmente metade dos documentos são eliminados. Isso significa economia de um insumo caro hoje em dia, que é o espaço. Já desenvolvemos esse trabalho para clientes importantes, como o Bradesco, na Cidade de Deus, a Fundacentro, a Dow Química e a CMTC. Usam-se um método e um sistema de informatização e organização para cada cliente.
Trabalhamos, normalmente, com o programa Access, em ambiente Windows, para elaborar o banco de dados. Mas não atendemos apenas grandes clientes. Podemos, também, sistematizar a documentação de maneira manual, dependendo das necessidades e do tamanho da empresa."

RESGATE DO ARQUIVO INATIVO -
"Em cima do projeto elaborado, coloco pessoas contratadas pela Linear para trabalhar na empresa do cliente. Lá, elas vão executar o serviço e repassar o método para os funcionários. Sempre insistimos em que a empresa tenha algum responsável pela documentação, pois, se isso não ocorrer, a desorganização volta a se estabelecer, com o tempo. Não tivemos, ainda, nenhum exemplo de ter que voltar para fazer o mesmo serviço de novo, pois sempre nos atendem nesse pedido, mas isso pode ocorrer, se a própria empresa não assumir o controle do novo processo. Por isso, a transparência é fundamental.
Nós trabalhamos com programadores, analistas de sistemas, bibliotecários, arquivistas especializados, todos sob a minha supervisão. A tarefa principal é cuidar do chamado arquivo morto, que é composto por todo o tipo de documento. A área contábil é a maior geradora de documentos, pois, lá, existem papéis que, por exemplo, são prova de aposentadoria. Eles precisam ficar muito tempo lá. Mas existe, também, o problema da fiscalização: se um fiscal pedir determinado documento e ele não estiver à mão, a empresa vai pagar uma multa muito grande. A mesma coisa ocorre quando há uma audiência trabalhista. Se os papéis necessários não forem encontrados, perde-se a audiência, o que também causa prejuízo. O empresário acaba sempre perdendo dinheiro, quando a documentação dele não está organizada."

INSTRUMENTO DE QUALIDADE
"É importante recuperar a papelada, sempre que for necessário, organizando centros de documentação. No Bradesco, fizemos um programa em que o usuário localiza a informação on-line, no próprio micro. O computador fica sendo, assim, um espelho do arquivo, evitando que as pessoas se desloquem inutilmente pela empresa.
Cuidamos do fluxo e da guarda da documentação. Fazemos um sistema de empréstimos, em que a pessoa que está com o documento fica cadastrada no micro. Para que tudo dê certo, elaboramos manuais de procedimentos, orientando sobre guardar, recuperar e emprestar documentos. E implantamos uma organização numérica para favorecer o sigilo do arquivo. Nosso trabalho tem sido aproveitado para quem precisa conseguir a certificação ISO-9000, já que uma empresa de qualidade precisa ter seus arquivos organizados.
O SEBRAE/SP tem-nos ajudado a gerenciar a empresa e a desenvolver nosso marketing, pois precisamos convencer os empresários da necessidade do nosso trabalho."


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