Internet vai Revolucionar Turismo
A verdadeira função
de uma agência de viagens não é vender bilhetes, mas permitir
que o cliente viaje com segurança, rapidez, conforto e preço baixo.
É o serviço que conta, ainda mais agora que a Internet está
consolidando-se entre nós, podendo oferecer informações
e meios de acesso para fazer reservas em aviões e hotéis. É
natural que isso colabore para o sucateamento de várias empresas do setor
que ainda não entenderam a mensagem das mudanças.
Felizmente, existem pessoas preparadas para enfrentar essa situação,
como Carlos Roberto Prado, que fundou a Tour House Viagens e Turismo
Ltda. - tel.: (011) 258-7822 -, em 1990, já com essa preocupação
de prestar assistência completa aos clientes. Para ele, o que conta é
a consultoria que presta às 120 empresas que estão no seu cadastro
- já que a Tour House se especializou em viagens de negócio, tendo,
inclusive, escritórios em algumas empresas, e também tomando conta
das viagens de grandes corporações, como grupo Vicunha, Fenícia,
Monidata, Etti, Computer Associated, Parmalat, Palmeiras, entre outras.
A seguir, ele especifica quais são os serviços que criou para
tornar seu atendimento irresistível, utilizando os novos recursos oferecidos
pela tecnologia.
CONSULTORIA DE CUSTOS
"Depois de um ano e meio da fundação da empresa, mudei de
sócio. Ele é Wagner Geminez Borin, um dos proprietários
do grupo CMA, a maior empresa de teleinformática da América Latina
e também um grande usuário de agências de viagem. Nós
nos reunimos e vimos qual era realmente a deficiência do mercado quanto
ao atendimento das empresas. Essa carência eu já tinha detectado,
quando trabalhava como funcionário administrativo de uma agência.
A partir dessa conversa com meu sócio, que é um investidor, meu
mestre e não trabalha diretamente na Tour House, criamos um serviço
diferenciado, que começa com um atendimento completo: providenciamos
reserva, emissão de bilhetes, vistos, passaporte, se for necessário,
e entregamos onde o cliente determinar.
Temos uma equipe própria de boys motoqueiros e oferecemos assistência
24 horas por dia, através de um celular e um bip. E criamos um serviço
pioneiro, que é a consultoria de custos, propondo alternativas menos
dispendiosas. Com isso, determinamos, em comum acordo com o cliente, as despesas
mais adequadas para as viagens, selecionando companhias de aviação,
hotéis etc."
POLÍTICA DE VIAGEM
"Como parte dessa consultoria, damos uma palestra, mensal e gratuita, de
noções gerais de turismo para nossos clientes, criando uma harmonia
no relacionamento. Com isso, podemos falar o mesmo idioma, eliminando desperdícios,
como o excessivo tempo gasto na hora de fazer o pedido. Hoje, por exemplo, existem
muitas secretárias que ligam para nós e já sabem soletrar
o que querem, utilizando o código internacional. Ou seja, fizemos um
trabalho conjunto para que toda a empresa possa usufruir o máximo dos
serviços da nossa agência, formatando, junto com o cliente, uma
política de viagem.
Fazemos uma pesquisa com todos os usuários e também damos assistência,
com pessoal nosso, nos aeroportos. Hoje, temos 28 funcionários, que contam
com todo o suporte da tecnologia. Temos um sistema de reservas que é
formidável. Tudo o que se possa imaginar em termos de reservar limousine,
show na Broadway, locadoras, nem precisa usar o telefone, é só
usar o terminal do computador.
Investimos em informática e estamo-nos preparando para a grande explosão
da Internet, que vai acontecer em 1996. Um executivo com um terminal pode fazer
tudo o que uma agência faz. Isso vai abalar o ramo de turismo. O que se
vai fortalecer no nosso setor é a consultoria. O usuário pode
puxar os preços da Internet, mas é a agência que vai orientá-lo
para utilizar aquela informação da melhor forma possível.
A emissão do bilhete vai ser apenas um pequeno item do trabalho. Vamos
instalar impressoras junto aos clientes preferenciais, o que vai permitir a
emissão do bilhete por meio de um comando dado no nosso terminal."
UMA FONTE DE BOAS IDÉIAS "A consultoria
do SEBRAE é barata e eficiente. Como disse um vizinho meu, esse é
um serviço que eu gosto e recomendo. De lá, vieram idéias
muito boas. Dar pontos para as secretárias das empresas-clientes, por
exemplo. Com determinado número de pontos, elas têm direito a diárias
em hotel-fazenda, ou a um bilhete aéreo, por exemplo. Outra idéia
foi fazer promoções, como viajar com acompanhante a preço
de custo.
Nossa meta é chegar a US$ 1 milhão por mês de faturamento.
Com isso, posso ter direito, nas empresas aéreas, a uma porcentagem de
3% mais na comissão, e isso faz diferença. Nos últimos
meses, as vendas de bilhetes cresceram, mas a margem de lucro tem diminuído.
Para o empresário de turismo, é importante saber sempre que se
está lidando com dinheiro de terceiros. Tem muita gente que, por vaidade,
acaba falindo, porque não enxerga essa diferença.
Outro problema do setor é a mão-de-obra. A formação
é precária, especialmente nas faculdades. Nesse sentido, os cursos
do Senac são mais eficientes. Fazemos seleção rigorosa
e damos treinamento aqui dentro, investindo, também, em estágios
de aperfeiçoamento."
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