Home











...



« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 189 (19/11/1995)

Internet vai Revolucionar Turismo

A verdadeira função de uma agência de viagens não é vender bilhetes, mas permitir que o cliente viaje com segurança, rapidez, conforto e preço baixo. É o serviço que conta, ainda mais agora que a Internet está consolidando-se entre nós, podendo oferecer informações e meios de acesso para fazer reservas em aviões e hotéis. É natural que isso colabore para o sucateamento de várias empresas do setor que ainda não entenderam a mensagem das mudanças.
Felizmente, existem pessoas preparadas para enfrentar essa situação, como Carlos Roberto Prado, que fundou a Tour House Viagens e Turismo Ltda. - tel.: (011) 258-7822 -, em 1990, já com essa preocupação de prestar assistência completa aos clientes. Para ele, o que conta é a consultoria que presta às 120 empresas que estão no seu cadastro - já que a Tour House se especializou em viagens de negócio, tendo, inclusive, escritórios em algumas empresas, e também tomando conta das viagens de grandes corporações, como grupo Vicunha, Fenícia, Monidata, Etti, Computer Associated, Parmalat, Palmeiras, entre outras.
A seguir, ele especifica quais são os serviços que criou para tornar seu atendimento irresistível, utilizando os novos recursos oferecidos pela tecnologia.

CONSULTORIA DE CUSTOS
"Depois de um ano e meio da fundação da empresa, mudei de sócio. Ele é Wagner Geminez Borin, um dos proprietários do grupo CMA, a maior empresa de teleinformática da América Latina e também um grande usuário de agências de viagem. Nós nos reunimos e vimos qual era realmente a deficiência do mercado quanto ao atendimento das empresas. Essa carência eu já tinha detectado, quando trabalhava como funcionário administrativo de uma agência.
A partir dessa conversa com meu sócio, que é um investidor, meu mestre e não trabalha diretamente na Tour House, criamos um serviço diferenciado, que começa com um atendimento completo: providenciamos reserva, emissão de bilhetes, vistos, passaporte, se for necessário, e entregamos onde o cliente determinar.
Temos uma equipe própria de boys motoqueiros e oferecemos assistência 24 horas por dia, através de um celular e um bip. E criamos um serviço pioneiro, que é a consultoria de custos, propondo alternativas menos dispendiosas. Com isso, determinamos, em comum acordo com o cliente, as despesas mais adequadas para as viagens, selecionando companhias de aviação, hotéis etc."

POLÍTICA DE VIAGEM
"Como parte dessa consultoria, damos uma palestra, mensal e gratuita, de noções gerais de turismo para nossos clientes, criando uma harmonia no relacionamento. Com isso, podemos falar o mesmo idioma, eliminando desperdícios, como o excessivo tempo gasto na hora de fazer o pedido. Hoje, por exemplo, existem muitas secretárias que ligam para nós e já sabem soletrar o que querem, utilizando o código internacional. Ou seja, fizemos um trabalho conjunto para que toda a empresa possa usufruir o máximo dos serviços da nossa agência, formatando, junto com o cliente, uma política de viagem.
Fazemos uma pesquisa com todos os usuários e também damos assistência, com pessoal nosso, nos aeroportos. Hoje, temos 28 funcionários, que contam com todo o suporte da tecnologia. Temos um sistema de reservas que é formidável. Tudo o que se possa imaginar em termos de reservar limousine, show na Broadway, locadoras, nem precisa usar o telefone, é só usar o terminal do computador.
Investimos em informática e estamo-nos preparando para a grande explosão da Internet, que vai acontecer em 1996. Um executivo com um terminal pode fazer tudo o que uma agência faz. Isso vai abalar o ramo de turismo. O que se vai fortalecer no nosso setor é a consultoria. O usuário pode puxar os preços da Internet, mas é a agência que vai orientá-lo para utilizar aquela informação da melhor forma possível. A emissão do bilhete vai ser apenas um pequeno item do trabalho. Vamos instalar impressoras junto aos clientes preferenciais, o que vai permitir a emissão do bilhete por meio de um comando dado no nosso terminal."

UMA FONTE DE BOAS IDÉIAS
"A consultoria do SEBRAE é barata e eficiente. Como disse um vizinho meu, esse é um serviço que eu gosto e recomendo. De lá, vieram idéias muito boas. Dar pontos para as secretárias das empresas-clientes, por exemplo. Com determinado número de pontos, elas têm direito a diárias em hotel-fazenda, ou a um bilhete aéreo, por exemplo. Outra idéia foi fazer promoções, como viajar com acompanhante a preço de custo.
Nossa meta é chegar a US$ 1 milhão por mês de faturamento. Com isso, posso ter direito, nas empresas aéreas, a uma porcentagem de 3% mais na comissão, e isso faz diferença. Nos últimos meses, as vendas de bilhetes cresceram, mas a margem de lucro tem diminuído. Para o empresário de turismo, é importante saber sempre que se está lidando com dinheiro de terceiros. Tem muita gente que, por vaidade, acaba falindo, porque não enxerga essa diferença.
Outro problema do setor é a mão-de-obra. A formação é precária, especialmente nas faculdades. Nesse sentido, os cursos do Senac são mais eficientes. Fazemos seleção rigorosa e damos treinamento aqui dentro, investindo, também, em estágios de aperfeiçoamento."


« Entrevista Anterior      Próxima Entrevista »
...
Realização:
IMEMO

MANTENEDORES:

CNS

CRA-SP

Orcose Contabilidade e Assessoria

Sianet

Candinho Assessoria Contabil

Hífen Comunicação


Pró-Memória Empresarial© e o Programa de Capacitação, Estratégia e Motivação Empreendedora Sala do Empresário® é uma realização do Instituto da Memória Empresarial (IMEMO) e publicado pela Hífen Comunicação em mais de 08 jornais. Conheça a história do projeto.

Diretor: Dorival Jesus Augusto

Conselho Assessor: Alberto Borges Matias (USP), Alencar Burti, Aparecida Terezinha Falcão, Carlos Sérgio Serra, Dante Matarazzo, Elvio Aliprandi, Irani Cavagnoli, Irineu Thomé, José Serafim Abrantes, Marcos Cobra, Nelson Pinheiro da Cruz, Roberto Faldini e Yvonne Capuano.

Contato: Tel. +55 11 9 9998-2155 – [email protected]

REDAÇÃO
Jornalista Responsável: Nei Carvalho Duclós - MTb. 2.177.865 • Repórter: ;
Revisão: Angelo Sarubbi Neto • Ilustrador: Eduardo Baptistão

PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTAS ENTREVISTAS sem permissão escrita e, quando permitida, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de qualquer parte da obra em qualquer sistema de processamento de dados. A violação dos Direitos Autorais é punível como crime. Lei nº 6.895 de 17.12.1980 (Cód. Penal) Art. 184 e parágrafos 185 e 186; Lei nº 5.998 de 14.12.1973


Hífen Comunicação
© 1996/2016 - Hífen Comunicação Ltda. - Todos os Direitos Reservados
A marca Sala do Empresário - Programa de Capacitação, Negócios e Estratégia Empresarial
e o direito autoral Pró-Memória Empresarial, são de titularidade de
Hífen Comunicação Editorial e Eventos Ltda.