Home











...



« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 193 (17/12/1995)

Loja Cresce Prestando Serviços

Numa visão tradicional, o dinamismo natural do comércio está relacionado à expansão física dos pontos-de-venda, à criação de redes de lojas interligadas, à presença cada vez mais abrangente desse esquema no mercado. Mas, hoje, os critérios estão mudando. O que vale mais para o consumidor são a eficiência do atendimento e a evolução daí decorrente, identificada sempre com as necessidades da demanda. Essa tendência chama-se prestar serviços ao cliente a partir do balcão.
A empresa que se encaixa nesse perfil é a Luan Enfeites Ltda. www.luanenfeites.com.br –, de Suzano, em São Paulo. Fundada, em 1980, por Antônio Renzi e sua esposa, Adelina de Lurdes Renzi, ela nasceu pequenina e não parou nunca de crescer, de maneira lenta e segura, graças à principal virtude do comércio: o ouvido. Escutando os clientes, o casal começou a trazer, primeiro, os enfeites, depois, os utensílios necessários para fazer as festas, mais tarde, diversificou, ministrando cursos sobre massas, ovos de Páscoa, congelados e, finalmente, implantou um sistema de locação dos produtos.
Essa mobilidade diversificou o negócio e garantiu o patrimônio familiar, solidamente instalado no espaço comercial, expandido ao longo de quinze anos. No depoimento a seguir, Toninho, como é conhecido na cidade, fala sobre a estratégia que montou na prática, num nicho que ajudou a dinamizar.

A ALMA DO NEGÓCIO
"Esse ramo em que atuamos estava deficiente em Suzano, quando iniciamos nossas atividades. Minha esposa tinha tendência natural para a decoração, uma facilidade que foi aproveitada para montar a empresa. Por isso, costumo dizer que ela é a alma do negócio, pois a Luan nasceu a partir dessa vocação. Naquela época, tínhamos duas atividades cada um. Eu era empregado do meu irmão e desenvolvia serviços de autônomo na área contábil. Ela tocava a loja e tinha uma escolinha nos fundos. Depois, ficamos apenas com a loja.
Mas nada foi planejado, tudo foi sendo criado aos poucos, com muito trabalho. A gente ia sentindo o mercado e ia atendendo, na medida das necessidades. Alguém me pedia alguma coisa, e eu procurava trazer. Sempre dei essa atenção, pois não existe outro capital a não ser o cliente. A filosofia da loja é prestar serviço ao cliente. Esse é meu diferencial em relação às outras lojas. Eu vendo mercadorias, mas o valor está no serviço.
Fazemos uma análise do que cada pessoa precisa, se a festa é para homem, mulher, criança. Detectamos tudo e vendemos a idéia, com os utensílios, os complementos necessários, dando a orientação sobre cada item. Procuramos trazer novidades e fazemos modificações nos enfeites, para dar nosso toque, o nosso diferencial. Hoje, trabalhamos com cinqüenta temas de festas, como Palhaços, Turma da Mônica, Disney, Flintstones, Moranguinho, Cavaleiros do Zodíaco etc."

GERENCIAMENTO PRECISA CRESCER
"Cobramos um preço irrisório para nossos cursos, basicamente cobrindo custos. Nossa visão é trazer para cá o que não existe, atender a clientela para evitar que ela gaste mais indo para São Paulo atrás de informações ou de produtos. Isso gera benefícios para a comunidade. Nosso curso de ovos de Páscoa, por exemplo, fez com que vários alunos se transformassem em profissionais do setor. E estamos tentando ampliar, vamos entrar em congelados e repassar conhecimentos sobre como cozinhar com microondas.
Nós, também, sentimos essa necessidade de mais informação. É por isso que sempre acompanhamos os cursos do SEBRAE/SP, trazidos para Suzano pela nossa Associação Comercial. Fiz cursos sobre custos, fluxo de caixa, temas que normalmente não se encontram por aí. Agora, estamos querendo implantar um sistema informatizado para que meu gerenciamento evolua. Por enquanto, sinto que sou escravo do negócio, pois 80% do tempo é gasto com um trabalho braçal que a informatização resolveria tranqüilamente. Eu cresci, mas o gerenciamento não acompanhou o crescimento. Se eu conseguir resolver isso, posso dar ainda mais atenção para os clientes."

PARA ONDE VAI A MOCIDADE?
"Sou um ponto-de-venda excelente, apesar de a indústria não reconhecer isso. Dentro do meu suporte atual, não tenho como propor parcerias com os fornecedores, pois eles cuidam mais dos grandes atacadistas, que representam o grosso do faturamento. Mas, aos poucos, poderei transformar-me num atacadista para esta região. Pois o pequeno comerciante da periferia, que compra apenas três caixas, precisa também vender, sobreviver e crescer. Isso, na prática, chama-se distribuição de renda através do trabalho, e não por meio de esquemas financeiros.
Estou muito preocupado com os valores que estão sendo jogados para nossa mocidade. Todas as esperanças estão sendo cortadas para eles. Os jovens estão desorientados. Hoje, existe muita preocupação em repassar benefícios sem a contrapartida do trabalho. Se não houver trabalho, como distribuir alguma coisa? Como podem decretar, por exemplo, um expediente de seis horas sem que isso seja encarado com custo e repassado para o preço? O que isso vai beneficiar? Em nada. Infelizmente, no Brasil, muitas visões viram desilusões. Por exemplo: muita coisa está informatizada, mas ainda não nos livramos dos carimbos. Se eu informatizar minha loja e isso não trouxer benefício para o cliente, eu apenas cumpri uma vaidade minha."


« Entrevista Anterior      Próxima Entrevista »
...
Realização:
IMEMO

MANTENEDORES:

CNS

CRA-SP

Orcose Contabilidade e Assessoria

Sianet

Candinho Assessoria Contabil

Hífen Comunicação


Pró-Memória Empresarial© e o Programa de Capacitação, Estratégia e Motivação Empreendedora Sala do Empresário® é uma realização do Instituto da Memória Empresarial (IMEMO) e publicado pela Hífen Comunicação em mais de 08 jornais. Conheça a história do projeto.

Diretor: Dorival Jesus Augusto

Conselho Assessor: Alberto Borges Matias (USP), Alencar Burti, Aparecida Terezinha Falcão, Carlos Sérgio Serra, Dante Matarazzo, Elvio Aliprandi, Irani Cavagnoli, Irineu Thomé, José Serafim Abrantes, Marcos Cobra, Nelson Pinheiro da Cruz, Roberto Faldini e Yvonne Capuano.

Contato: Tel. +55 11 9 9998-2155 – [email protected]

REDAÇÃO
Jornalista Responsável: Nei Carvalho Duclós - MTb. 2.177.865 • Repórter: ;
Revisão: Angelo Sarubbi Neto • Ilustrador: Eduardo Baptistão

PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTAS ENTREVISTAS sem permissão escrita e, quando permitida, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de qualquer parte da obra em qualquer sistema de processamento de dados. A violação dos Direitos Autorais é punível como crime. Lei nº 6.895 de 17.12.1980 (Cód. Penal) Art. 184 e parágrafos 185 e 186; Lei nº 5.998 de 14.12.1973


Hífen Comunicação
© 1996/2016 - Hífen Comunicação Ltda. - Todos os Direitos Reservados
A marca Sala do Empresário - Programa de Capacitação, Negócios e Estratégia Empresarial
e o direito autoral Pró-Memória Empresarial, são de titularidade de
Hífen Comunicação Editorial e Eventos Ltda.