Home











...



« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 232 (15/09/1996)

Serviço de Classe no Som Automotivo

Para instalar um sistema de som no carro é preciso dispor dos mesmos ingredientes encontrados na aparelhagem existente dentro de casa: qualidade, sofisticação e segurança. As empresas especializadas procuram fazer essa sintonia, atendendo as exigências crescentes dos consumidores. Em vez de transformar o veículo numa potente caixa sonora ambulante, a tendência, hoje, é conseguir um resultado discreto - para quem está de fora do carro -, mas gratificante para quem não pode dispensar a boa música na sua locomoção. Essa nova mentalidade está sendo plenamente desenvolvida por empresários como Alberto Moreira Lopes e seu irmão, Lázaro, proprietários da HS Som para Autos Ltda. - Tel.: (011) 3872-8471 -, conhecida pelo nome de fantasia Heavy Sound. A seguir, Alberto conta como está assumindo, junto com o irmão, esse serviço, que precisa de informação por parte dos consumidores, preparo dos técnicos responsáveis pelo trabalho e discernimento dos empresários do setor.

CAMPEONATOS COM NORMAS TÉCNICAS
"A empresa existe desde 1985 e, no início, ela dedicou-se basicamente ao som tradicional em veículos automotivos, fazendo instalações simples, como acontece com a maioria das lojas. Com o decorrer do tempo, devido ao nosso gosto pessoal pelo trabalho em si, começamos a aprofundar-nos na pesquisa desse som. Essa evolução acompanhou a tendência do mercado, pois, a partir de 1987, começaram a surgir no Brasil revistas especializadas, importadas dos Estados Unidos, onde tinha sido criada uma instituição que define as normas técnicas de competição do setor. Trata-se da International Auto Sound Challenge Association (Iasca), que, desde 1995, tem uma subsidiária brasileira.
Oficialmente, os campeonatos no Brasil começaram em 1992. O competidor, ou a loja, leva o seu veículo pronto, onde é analisada a instalação feita, se o serviço executado não prejudicou o carro, se ele tem uma resposta linear de som e se a qualidade do áudio está correta. O campeonato é dividido em três categorias: o Novato, que seria o consumidor normal, que está participando pela primeira vez, o Amador, que já conhece um pouco do negócio e investiu no seu carro para poder disputar num nível um pouco superior, e o Pró, que é mais para os profissionais do ramo, para evitar que o lojista dispute com o consumidor."

AUDIÇÃO AGRADÁVEL
"O mercado começou a mudar, cresceu o número de lojas e de consumidores, surgiram publicações especializadas. Temos procurado especializar-nos porque, hoje, até mesmo o consumidor que quer o som mais simples no seu carro ficou exigente e evoluiu. Muitas vezes, ele já teve uma experiência ruim, estragaram algum componente e está procurando lojas mais especializadas, que conseguem fazer serviços maiores.
Procuramos reproduzir com fidelidade o que o CD vai tocar, o timbre natural dos instrumentos. E levamos em conta as definições de palco, ou seja, é preferível você colocar o som vindo da frente, e não de trás, como se fazia antigamente, quando toda a aparelhagem ia no porta-malas, com um monte de alto-falantes pesados. Você vai sentir que o som frontal fica mais agradável. Com um amplificador de grande potência, você pode trabalhar numa faixa bem suave. Com 2 mil watts dentro do carro, você escuta o som, e ele não é extraordinariamente alto. Ele tem um bom nível de audição e, mesmo aumentando o volume, você poderá conversar com outra pessoa no carro, porque esse tipo de sistema não tem chiadeira, nada que interfira."

PESSOAS QUALIFICADAS

"Um som normal básico pode sair em torno de R$ 500, mas um sistema mais elaborado pode chegar até R$ 10 mil ou R$ 20 mil. Quem investe 10% do valor do carro no som precisa de segurança e de qualidade. Temos, também, clientes de alto poder aquisitivo, com um nível de exigência extraordinário. Sofisticação não se encontra com facilidade no nosso setor. Nossos fornecedores são a NAR Imports, a JKR, a Troy Imports, a Cerruns, a Viper e a Som Maior, todas importadoras, e, das nacionais, sou cliente da Bravox. Também instalamos alarmes e trabalhamos com a marcas Positron e MKS. Hoje, já existe uma associação do setor, a Associação dos Lojistas Instaladores de Som Automotivo (Alisa), que vai cuidar de patrocinar cursos para preparar melhor a mão-de-obra, pois precisamos de gente qualificada para atender as exigências do mercado."


« Entrevista Anterior      Próxima Entrevista »
...
Realização:
IMEMO

MANTENEDORES:

CNS

CRA-SP

Orcose Contabilidade e Assessoria

Sianet

Candinho Assessoria Contabil


Pró-Memória Empresarial© e o Programa de Capacitação, Estratégia e Motivação Empreendedora Sala do Empresário® é uma realização do Instituto da Memória Empresarial (IMEMO). Conheça a história do projeto.

Diretor: Dorival Jesus Augusto

Conselho Assessor: Alberto Borges Matias (USP), Alencar Burti, Aparecida Terezinha Falcão, Carlos Sérgio Serra, Elvio Aliprandi, Irani Cavagnoli, Irineu Thomé, José Serafim Abrantes, Marcos Cobra, Nelson Pinheiro da Cruz, Roberto Faldini e Yvonne Capuano.

Contato: Tel. +55 11 9 9998-2155 – [email protected]

REDAÇÃO
Jornalista Responsável: Nei Carvalho Duclós - MTb. 2.177.865 • Repórter: Fernando Bóris
Ilustrador: Eduardo Baptistão

PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTAS ENTREVISTAS sem permissão escrita e, quando permitida, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de qualquer parte da obra em qualquer sistema de processamento de dados. A violação dos Direitos Autorais é punível como crime. Lei nº 6.895 de 17.12.1980 (Cód. Penal) Art. 184 e parágrafos 185 e 186; Lei nº 5.998 de 14.12.1973


Hífen Comunicação
© 1996/2025 - Hífen Comunicação Ltda. - Todos os Direitos Reservados
A marca Sala do Empresário - Programa de Capacitação, Negócios e Estratégia Empresarial
e o direito autoral Pró-Memória Empresarial, são de titularidade de
Hífen Comunicação Editorial e Eventos Ltda.