Home











...



« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 455 (24/12/2000)

Lição de Produtividade

Muito se fala da importância do treinamento e da atualização para todos os segmentos profissionais. No entanto, poucas são as iniciativas voltadas a estimular um processo de transmissão de conhecimento ao mesmo tempo acessível e elaborado sob medida para oferecer uma visão estratégica de negócio. Um bom modelo nesse sentido vem da Associl - Plano Odontológico Empresarial - Tel.: (11) 3670-3200/0800 -126000, (www.associl.com.br), que promove a capacitação dos seus dentistas credenciados por meio da Universidade Corporativa Associl (UCA). Em depoimento exclusivo, Carlos Roberto Squillaci, presidente do grupo, conta como surgiu esse serviço e quais são as vantagens de voltar a estudar dentro desse esquema.

TÉCNICAS DE GESTÃO
"A Associl possui hoje a maior rede de profissionais de odontologia do País. A idéia de desenvolver a universidade corporativa veio da constatação de que não adiantava termos os melhores dentistas. Precisávamos ter também os melhores empresários, pois, se eles aprendessem técnicas de gestão, certamente iriam administrar os consultórios com mais eficiência no atendimento. Hoje, a profissão mudou, as necessidades e as exigências no que se refere às opções e à flexibilidade em tratamento são outras, além de existir maior concorrência. Por conta da importância de passar aos nossos associados de todo o Brasil a faceta do microempresário, fizemos uma parceria com um grupo de consultores especialistas no treinamento nas áreas de administração, marketing e finanças. A partir disso, começamos a reunir equipes em nossa sede para que elas pudessem receber essas informações na forma de seminários divididos em módulos. Começamos em março de 2000 e terminamos em novembro, com aulas semanais às sextas e aos sábados."

COMPLEMENTO
"As universidades corporativas têm origem nos Estados Unidos, onde existem mais de 20 mil iniciativas nesse sentido entre as grandes corporações que têm como foco o desenvolvimento profissional para o negócio da empresa. Não se trata de competir com a universidade tradicional, que é insubstituível, mas sim de somar e de complementar conhecimentos no sentido do empreendedorismo. Para o dentista entender sua posição na sociedade e saber gerir o seu consultório como um negócio, ele precisa ter noções extracurriculares de marketing de relacionamento, de economia e de administração. Por isso, criamos cursos regulares que exigem uma postura interativa do participante com dramatizações e simulações, além de palestras para um público mais amplo. A nossa tendência é levar esse conteúdo às capitais brasileiras e também preparar essas informações para o ensino a distância. Por intermédio de uma senha, o dentista poderá ter acesso a aulas gravadas em CD-ROM ou via internet dentro do seu consultório. A princípio, temos parcerias com professores de pós-graduação, especializados em cada segmento relacionado ao mundo empresarial."

PIONEIRISMO
"Somos os pioneiros na implementação de uma universidade corporativa para os profissionais de saúde no Brasil. Trata-se de um investimento cujo retorno é muito grande, sendo, no mínimo, a retenção de talentos dentro das empresas. O aprimoramento do quadro de funcionários, bem como a fidelização dos clientes, também faz parte desse conceito de treinamento, que vai muito além do ensino, de uma sede para o aprendizado, indo focar na formação de empresários do negócio propriamente dito. Nesse aspecto não é um curso pronto, mas sim adaptado sob medida à melhora de um segmento profissional em termos de produtividade e de qualidade, com a disseminação desse conhecimento dentro da cultura da organização. Em relação ao custo para o associado, não criamos uma universidade para ganhar dinheiro, mas achamos que deve haver um valor simbólico inferior aos que se encontram disponíveis no mercado, ainda que haja patrocinadores. O objetivo com isso é evitar atitudes paternalistas e promover a valorização da iniciativa para que os participantes se sintam co-responsáveis no processo de aprendizagem."


« Entrevista Anterior      Próxima Entrevista »
...
Realização:
IMEMO

MANTENEDORES:

CNS

CRA-SP

Orcose Contabilidade e Assessoria

Sianet

Candinho Assessoria Contabil

Hífen Comunicação


Pró-Memória Empresarial© e o Programa de Capacitação, Estratégia e Motivação Empreendedora Sala do Empresário® é uma realização do Instituto da Memória Empresarial (IMEMO) e publicado pela Hífen Comunicação em mais de 08 jornais. Conheça a história do projeto.

Diretor: Dorival Jesus Augusto

Conselho Assessor: Alberto Borges Matias (USP), Alencar Burti, Aparecida Terezinha Falcão, Carlos Sérgio Serra, Dante Matarazzo, Elvio Aliprandi, Irani Cavagnoli, Irineu Thomé, José Serafim Abrantes, Marcos Cobra, Nelson Pinheiro da Cruz, Roberto Faldini e Yvonne Capuano.

Contato: Tel. +55 11 9 9998-2155 – [email protected]

REDAÇÃO
Jornalista Responsável: Maria Alice Carnevalli - MTb. 25.085 • Repórter: ;
Revisão: Angelo Sarubbi Neto • Ilustrador: Eduardo Baptistão

PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTAS ENTREVISTAS sem permissão escrita e, quando permitida, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de qualquer parte da obra em qualquer sistema de processamento de dados. A violação dos Direitos Autorais é punível como crime. Lei nº 6.895 de 17.12.1980 (Cód. Penal) Art. 184 e parágrafos 185 e 186; Lei nº 5.998 de 14.12.1973


Hífen Comunicação
© 1996/2016 - Hífen Comunicação Ltda. - Todos os Direitos Reservados
A marca Sala do Empresário - Programa de Capacitação, Negócios e Estratégia Empresarial
e o direito autoral Pró-Memória Empresarial, são de titularidade de
Hífen Comunicação Editorial e Eventos Ltda.