Falta de Comprometimento Mata
O que faz a diferença
entre um empreendedor de sucesso e outro que acaba fechando ou se limita a manter
seu negócio funcionando, mas sem perspectivas de crescimento? Mais do
que a criatividade ou uma boa idéia, são o trabalho árduo
e o planejamento sistemático as características marcantes de um
empreendedor de sucesso. No caso específico dos empreendedores brasileiros,
a falta de comprometimento é o principal obstáculo para que o
negócio vá para a frente. Não basta vender. É fundamental
entregar no prazo e de acordo com as condições estabelecidas na
venda.
Essa foi a conclusão de uma pesquisa financiada pela Agência para
o Desenvolvimento Internacional dos Estados Unidos (USAID), realizada em dez
países e que conseguiu detectar os comportamentos básicos de um
empreendedor de sucesso. Com base nessa pesquisa, criou-se um projeto que visa
o desenvolvimento de empresas inovadoras, através do aperfeiçoamento
de empresários e futuros empreendedores. Através do SEBRAE, os
empresários brasileiros estão tendo acesso a esse projeto, denominado
Empretec.
A mexicana naturalizada americana Marina Fanning, vice-presidente da
Management Systems International (MSI) e responsável pela pesquisa
e pela implementação do Empretec em vários países
do mundo, conta, a seguir, quais são as principais deficiências
dos empresários brasileiros e os segredos para o sucesso de um negócio.
EMPREENDEDOR NÃO TEM FRONTEIRAS
"São trinta as principais características de um empreendedor
de sucesso, que se dividem em dez subtítulos, a saber: iniciativa na
busca de oportunidades; capacidade de correr riscos calculados; persistência;
comprometimento; objetividade no estabelecimento de metas; capacidade para planejar
e monitorar; busca e valorização da informação;
persuasão e rede de contatos; independência e autoconfiança;
e exigência de qualidade e eficiência.
As diferenças entre os países pesquisados são pequenas.
O empreendedor é um homem sem fronteiras. Mas, especialmente no Brasil,
o tendão de Aquiles de muitos empreendedores é a falta de comprometimento.
Os empreendedores brasileiros são muito persistentes e têm alto
poder de persuasão, mas muitos não cumprem o prometido. Se uma
empresa lhe diz que vai entregar o automóvel na sexta-feira, você
deve perguntar de que semana ou de que mês, porque senão pode ficar
sem o carro."
SÓ BOAS IDÉIAS NÃO VALEM
NADA - "A criatividade não
apareceu na pesquisa como uma característica importante para o comportamento
empreendedor. Muito pelo contrário, o que surgiu como relevante foi o
planejamento e o sistema de monitoria do trabalho. Mas o que tem valor mesmo
é o mercado, porque de nada adianta uma boa idéia se não
há ninguém disposto a pagar por ela.
O que o empresário tem de fazer é trabalhar muito em torno da
idéia. E, para isso, deve buscar informação. As pessoas,
normalmente, pensam que é muito difícil conseguir informação.
Mas existe informação em quantidade ilimitada. O mais importante
é ter a coragem de abrir a boca e perguntar. Mas as pessoas têm
medo de revelar sua ignorância.
Muitas vezes a pessoa fecha um contrato com um fornecedor baseada no 'feeling',
mas não vai averiguar se ele possui a matéria-prima suficiente
e a tecnologia adequada - enfim, se tem condições de cumprir
o contrato. E depois acha que a culpa pelo fracasso do negócio é
do fornecedor, que deixou de entregar a mercadoria. Mas a culpa é da
empresa, que não checou o fornecedor.
Outro mito é que as pequenas empresas precisam de linha de crédito.
A linha de crédito tem matado mais empresas do que ajudado. O que as
empresas precisam mesmo é de informação e que haja um ambiente
razoável para o desenvolvimento do negócio."
EMPREENDEDOR É MOVIDO A ADRENALINA "Ainda
se pensa que o empreendedor é um ladrão, calculista, frio e que
só gosta de ganhar dinheiro. Essa visão não é correta.
Os empreendedores são pessoas apaixonadas pelo seu produto e com grande
necessidade de realização. Países como a Índia e
o Chile respeitam e dão muito apoio ao empreendedor.
Mas há países em que se dá mais valor à cultura
e às coisas acadêmicas. As heranças culturais portuguesa
e espanhola passaram a idéia de que as pessoas não têm de
trabalhar, e sim viver de renda. E isso não ajuda a incentivar a produtividade
em nossos países.
Há uma escola que diz que um empreendedor não se faz, mas já
nasce com esse perfil. E há outra escola que afirma que se pode treinar
qualquer pessoa para ser empreendedor. O meu programa tem um pé em cada
uma dessas escolas e parte do pressuposto de que se pode fortalecer o que existe,
mas não criar. Assim, uma pessoa que já tenha as características
básicas de um empreendedor pode ser fortalecida.
Os pequenos e médios empresários não estão acostumados
a planejar, porque pensam que se deve passar por Harvard para aprender isso.
E planejar significa só colocar em prática uma atividade que também
começa com "p", que é pensar. Mas pensar é muito
difícil para os empreendedores, porque eles são movidos a adrenalina.
E planejar - que exige que se sente e pense - é uma atividade
considerada muito chata, que não tem nada de emocionante."
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