Home











...



« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 145 (15/01/1995)

Falta de Comprometimento Mata

O que faz a diferença entre um empreendedor de sucesso e outro que acaba fechando ou se limita a manter seu negócio funcionando, mas sem perspectivas de crescimento? Mais do que a criatividade ou uma boa idéia, são o trabalho árduo e o planejamento sistemático as características marcantes de um empreendedor de sucesso. No caso específico dos empreendedores brasileiros, a falta de comprometimento é o principal obstáculo para que o negócio vá para a frente. Não basta vender. É fundamental entregar no prazo e de acordo com as condições estabelecidas na venda.
Essa foi a conclusão de uma pesquisa financiada pela Agência para o Desenvolvimento Internacional dos Estados Unidos (USAID), realizada em dez países e que conseguiu detectar os comportamentos básicos de um empreendedor de sucesso. Com base nessa pesquisa, criou-se um projeto que visa o desenvolvimento de empresas inovadoras, através do aperfeiçoamento de empresários e futuros empreendedores. Através do SEBRAE, os empresários brasileiros estão tendo acesso a esse projeto, denominado Empretec.
A mexicana naturalizada americana Marina Fanning, vice-presidente da Management Systems International (MSI) e responsável pela pesquisa e pela implementação do Empretec em vários países do mundo, conta, a seguir, quais são as principais deficiências dos empresários brasileiros e os segredos para o sucesso de um negócio.

EMPREENDEDOR NÃO TEM FRONTEIRAS

"São trinta as principais características de um empreendedor de sucesso, que se dividem em dez subtítulos, a saber: iniciativa na busca de oportunidades; capacidade de correr riscos calculados; persistência; comprometimento; objetividade no estabelecimento de metas; capacidade para planejar e monitorar; busca e valorização da informação; persuasão e rede de contatos; independência e autoconfiança; e exigência de qualidade e eficiência.
As diferenças entre os países pesquisados são pequenas. O empreendedor é um homem sem fronteiras. Mas, especialmente no Brasil, o tendão de Aquiles de muitos empreendedores é a falta de comprometimento. Os empreendedores brasileiros são muito persistentes e têm alto poder de persuasão, mas muitos não cumprem o prometido. Se uma empresa lhe diz que vai entregar o automóvel na sexta-feira, você deve perguntar de que semana ou de que mês, porque senão pode ficar sem o carro."

SÓ BOAS IDÉIAS NÃO VALEM NADA - "A criatividade não apareceu na pesquisa como uma característica importante para o comportamento empreendedor. Muito pelo contrário, o que surgiu como relevante foi o planejamento e o sistema de monitoria do trabalho. Mas o que tem valor mesmo é o mercado, porque de nada adianta uma boa idéia se não há ninguém disposto a pagar por ela.
O que o empresário tem de fazer é trabalhar muito em torno da idéia. E, para isso, deve buscar informação. As pessoas, normalmente, pensam que é muito difícil conseguir informação. Mas existe informação em quantidade ilimitada. O mais importante é ter a coragem de abrir a boca e perguntar. Mas as pessoas têm medo de revelar sua ignorância.
Muitas vezes a pessoa fecha um contrato com um fornecedor baseada no 'feeling', mas não vai averiguar se ele possui a matéria-prima suficiente e a tecnologia adequada - enfim, se tem condições de cumprir o contrato. E depois acha que a culpa pelo fracasso do negócio é do fornecedor, que deixou de entregar a mercadoria. Mas a culpa é da empresa, que não checou o fornecedor.
Outro mito é que as pequenas empresas precisam de linha de crédito. A linha de crédito tem matado mais empresas do que ajudado. O que as empresas precisam mesmo é de informação e que haja um ambiente razoável para o desenvolvimento do negócio."

EMPREENDEDOR É MOVIDO A ADRENALINA
"Ainda se pensa que o empreendedor é um ladrão, calculista, frio e que só gosta de ganhar dinheiro. Essa visão não é correta. Os empreendedores são pessoas apaixonadas pelo seu produto e com grande necessidade de realização. Países como a Índia e o Chile respeitam e dão muito apoio ao empreendedor.
Mas há países em que se dá mais valor à cultura e às coisas acadêmicas. As heranças culturais portuguesa e espanhola passaram a idéia de que as pessoas não têm de trabalhar, e sim viver de renda. E isso não ajuda a incentivar a produtividade em nossos países.
Há uma escola que diz que um empreendedor não se faz, mas já nasce com esse perfil. E há outra escola que afirma que se pode treinar qualquer pessoa para ser empreendedor. O meu programa tem um pé em cada uma dessas escolas e parte do pressuposto de que se pode fortalecer o que existe, mas não criar. Assim, uma pessoa que já tenha as características básicas de um empreendedor pode ser fortalecida.
Os pequenos e médios empresários não estão acostumados a planejar, porque pensam que se deve passar por Harvard para aprender isso. E planejar significa só colocar em prática uma atividade que também começa com "p", que é pensar. Mas pensar é muito difícil para os empreendedores, porque eles são movidos a adrenalina. E planejar - que exige que se sente e pense - é uma atividade considerada muito chata, que não tem nada de emocionante."


« Entrevista Anterior      Próxima Entrevista »
...
Realização:
IMEMO

MANTENEDORES:

CNS

CRA-SP

Orcose Contabilidade e Assessoria

Sianet

Candinho Assessoria Contabil

Hífen Comunicação


Pró-Memória Empresarial© e o Programa de Capacitação, Estratégia e Motivação Empreendedora Sala do Empresário® é uma realização do Instituto da Memória Empresarial (IMEMO) e publicado pela Hífen Comunicação em mais de 08 jornais. Conheça a história do projeto.

Diretor: Dorival Jesus Augusto

Conselho Assessor: Alberto Borges Matias (USP), Alencar Burti, Aparecida Terezinha Falcão, Carlos Sérgio Serra, Dante Matarazzo, Elvio Aliprandi, Irani Cavagnoli, Irineu Thomé, José Serafim Abrantes, Marcos Cobra, Nelson Pinheiro da Cruz, Roberto Faldini e Yvonne Capuano.

Contato: Tel. +55 11 9 9998-2155 – [email protected]

REDAÇÃO
Jornalista Responsável: Nei Carvalho Duclós - MTb. 2.177.865 • Repórter: ;
Revisão: Angelo Sarubbi Neto • Ilustrador: Novo

PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTAS ENTREVISTAS sem permissão escrita e, quando permitida, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de qualquer parte da obra em qualquer sistema de processamento de dados. A violação dos Direitos Autorais é punível como crime. Lei nº 6.895 de 17.12.1980 (Cód. Penal) Art. 184 e parágrafos 185 e 186; Lei nº 5.998 de 14.12.1973


Hífen Comunicação
© 1996/2016 - Hífen Comunicação Ltda. - Todos os Direitos Reservados
A marca Sala do Empresário - Programa de Capacitação, Negócios e Estratégia Empresarial
e o direito autoral Pró-Memória Empresarial, são de titularidade de
Hífen Comunicação Editorial e Eventos Ltda.