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« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 480 (17/06/2001)

Angústia Compartilhada

Passar noites em claro ou mal-dormidas pensando naquilo que pode ser feito no dia seguinte para resolver um problema dentro de uma empresa é uma angústia criativa que nasce e morre com o empresário, independentemente do seu porte ou segmento de atuação. No entanto, essa inquietação constante faz parte do espírito empreendedor e da livre iniciativa como uma engrenagem indispensável ao desenvolvimento econômico e social, devendo ser compartilhada com profissionais de comunicação competentes e talentosos que existem em todas as regiões do País. Apenas em conjunto com esses assessores de comunicação, torna-se possível traçar a melhor maneira de atingir o público consumidor e consolidar uma marca no mercado. Essa é a tônica da mensagem, em depoimento exclusivo, de Flávio A. Corrêa, presidente da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap) - Tel.: (11) 3079-6966 - e-mail: [email protected].

VANGUARDA
"A publicidade está sempre à frente do processo evolutivo das formas de comunicação, porque é uma atividade de ponta, intensiva, que exige talento e criatividade, não só se adaptando aos diferentes meios de comunicação mas também fazendo as projeções das tendências de comportamento do público-alvo. Ela representa o elo de ligação entre a marca de um produto ou serviço e o grande senhor do fato econômico, que é o consumidor, sendo um laboratório de constatação da realidade em cada segmento, em cada momento histórico. A publicidade não é arte, mas sim um ato de venda, pois faz parte da engrenagem conhecida como economia de mercado. Portanto, o investimento dos empresários nesse sentido tem necessariamente que buscar um retorno na caixa registradora, mediante um objetivo claro e eficaz do ponto de vista comercial e empresarial. O publicitário é um operário da comunicação que precisa suar muito a camisa para exercer atividades que vão desde a confecção da pesquisa até a definição estratégica da mensagem a ser veiculada."

EFICÁCIA
"Propaganda eficaz é aquela que contribui permanentemente para a consolidação da marca. Por isso, é preciso entender a impossibilidade de consolidar uma economia de mercado sem a publicidade, assim como compreender que o espírito empreendedor é o fundamento da livre iniciativa. Uma empresa talentosa de fato, que tiver um produto ou um serviço que agregue valor ao consumidor e lhe dê uma razão de ser na estrutura macroeconômica de uma nação, sempre vai conseguir descobrir uma forma de se comunicar com o seu mercado potencial. Qualquer agência de publicidade, independentemente do seu porte, saberá dizer ao empresário a melhor maneira de dar o salto para a frente e valorizar a sua marca. O Brasil dispõe de uma indústria de comunicação extremamente rica e diversificada que faz inveja a muitos países ricos e industrializados. São cerca de 2,4 mil jornais, 4 mil rádios entre AM e FM, 3,5 milhões de assinantes de TV a cabo, 38 milhões de lares com televisão, mais de 70 mil pontos de colagem de outdoor, centenas de homens-sanduíches, além do correio e dos serviços de alto-falantes e panfletagem."

PARCERIAS
"Empreendedores de todos os portes de qualquer lugar do País devem entender que, se quiserem realmente transformar a sua marca, o seu produto ou serviço em algo cada vez mais relevante para o consumidor, têm que buscar a parceria de uma agência de publicidade. Se um empresário acha que pode dar conta de tudo, vai encontrar muita dificuldade em fazer com que sua pequena empresa sobreviva e também para transformá-la em uma média e em uma grande organização, porque ninguém faz um empreendimento importante sozinho. Meios e pessoas competentes existem em todos os lugares, o que falta é a decisão de procurá-los. A escolha de um publicitário para trabalhar em conjunto deve ser feita antes mesmo da montagem da empresa, para que ele possa ajudar a definir a marca ainda na fase do ovo, e não da galinha, definindo o produto e as estratégias a serem utilizadas. Quando a empresa já consolidada está indo mal, fica muito mais difícil resolver o problema. Nesse sentido, é preciso ter um conhecimento amplo, geral e irrestrito sobre o que existe à disposição no mercado e buscar a adequação da mensagem ao veículo mais indicado para cada ocasião."


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