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« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 508 (30/12/2001)

Um Cliente e Nada Mais

Quando o assunto é exportação, os empresários de pequeno porte nem sempre acreditam que são capazes de vencer todas as barreiras para dar esse importante passo rumo à expansão do seu negócio. A idéia de uma pilha de papéis para liberação, impostos e dificuldades para receber o pagamento ainda são imagens muito ligadas ao comércio com o exterior. No entanto, essa realidade mudou, e quem não estiver atento às oportunidades de mercados fora do País, está perdendo uma grande oportunidade de ampliar a empresa. Hoje, já é possível esclarecer todas as dúvidas referentes à atividade exportadora e utilizar os serviços do correio para enviar as mercadorias a qualquer parte do mundo. Com os procedimentos cada vez mais simplificados, resta ao empreendedor apenas a tarefa de conquistar um cliente para começar a internacionalizar o seu produto. Quem conta uma experiência bem-sucedida nesse sentido é Maria Paula Del Bianco Paviani, sócia-gerente da Del Bianco Internacional - e-mail: [email protected] - Tel.: (11) 5543-3763. Em depoimento exclusivo, ela revela como está resolvendo o problema da sazonalidade da venda de bijuterias, que tem seu pico no verão, investindo em países do Hemisfério Norte.

IDENTIFICAÇÃO
"Em 1993, eu e minha irmã fizemos um curso básico de confecção de bijuterias e descobrimos a nossa criatividade e habilidade para a construção de peças artesanais. Depois de dois anos na informalidade, decidimos abrir uma microempresa, em razão da necessidade que sentimos de ampliar as vendas e começar a participar das feiras oficiais do setor. É caro para uma pequena empresa participar de uma feira, mas vale a pena esse investimento a médio prazo para que possamos manter contatos diretos com os clientes e obter informações de como está o atendimento. Para ser bem sucedido nesse tipo de evento, é preciso ir com bons preços e produtos para atrair as pessoas, mas sem perder a qualidade, e isso nós aprendemos na prática. No pós-evento, buscamos manter contato com os clientes por telefone, mala-direta, sempre agradecendo pela visita ou comunicando promoções e lançamentos."

ESTÍMULO
"Já estamos há seis anos e meio com a empresa e nem por isso achamos que podemos descuidar do negócio. Os funcionários ajudam, mas nós entendemos que eles têm um limite e desse limite para cima a empresa fica por nossa conta, a não ser que haja capital suficiente para contratar um superprofissional de estratégia. Mesmo assim, tem que ser um consultor que entenda do segmento, porque a área de bijuteria é diferente, tem suas pegadinhas por ser muito informal. Muitas pessoas que perdem o emprego acham que podem trabalhar com bijuterias, e temos que saber lidar com esse tipo de concorrência. Apesar da gangorra dos problemas financeiros e de produção, o que nos estimula a continuar são os grandes clientes que já conquistamos e a exportação que se está encaminhando desde novembro de 2000, graças ao interesse de um português que estava no Brasil e se interessou pela nossa linha de bijuterias masculinas. A princípio, ele fez uma encomenda para uso próprio, mas depois nos propôs a distribuição de peças femininas e masculinas em Portugal. Depois disso, já exportamos para Austrália, Panamá e França. Por essa razão, nunca se deve descartar um cliente pequeno, porque esse pedido nos levou a abrir novos mercados consumidores."

RECEITA
"Para concretizar o plano de exportação que levou cerca de vinte dias, buscamos a orientação do Sebrae, que está abrindo muitos caminhos, sempre disponível para esclarecer as dúvidas que surgem ou indicar onde obter a informação desejada ou a solução de um determinado problema. Eles deram a receita e nós fomos atrás de uma consultoria na área de comércio exterior que nos indicou a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, que está tendo um papel muito importante nas exportações das pequenas empresas, pois funciona mesmo e ainda presta serviços de cobrança internacional. Além disso, queremos ampliar também o mercado interno, especialmente na região Nordeste. Quem estiver interessado em distribuir bijuteria artesanal de qualidade pode entrar em contato conosco. Estamos sempre criando novos modelos e fazendo lançamentos semanais."


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