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« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 529 (26/05/2002)

Ensino Pioneiro da Administração

As exigências cada vez maiores e mais complexas do mercado de trabalho, em relação à busca de profissionais capazes de atuar dentro da lógica da concorrência global, estão fazendo com que escolas de nível superior, que formam um enorme contingente de administradores de empresas, elaborem nova estratégia de ensino. Essas instituições vêm sentindo a necessidade emergente de reformular seus cursos e programas com base em uma estrutura curricular dinâmica e focada no desenvolvimento corporativo integrado à sociedade. Ninguém melhor para enfrentar esse desafio do que o Centro Universitário da FEI - Unifei - www.fei.edu.br , que incorporou a Esan-SP e a Esan-SBC, a mais antiga escola de administração do País. Em depoimento exclusivo, Theodoro Peters, professor e coordenador do curso de administração do campus de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, fala sobre o plano estratégico da universidade para colocar à disposição das empresas brasileiras executivos preparados para encarar e adaptar-se de forma competitiva às adversidades econômicas como verdadeiros empreendedores.

HISTÓRIA
"No início da década de 40, ainda na era de Getúlio Vargas, o padre jesuíta Roberto Sabóia de Medeiros fundou em São Paulo a primeira escola de administração de empresas do País, a Escola Superior de Administração e Negócios (Esan-SP), com base na sua experiência e conhecimento da Graduate School of Business Administration da Universidade de Harvard. Na seqüência, em 1946, ele fundou a Faculdade de Engenharia Industrial (FEI), posteriormente transferida para a cidade de São Bernardo do Campo, considerada um dos maiores pólos industriais da América Latina. Com o objetivo de integrar suas diversas especialidades para acompanhar as inovações no campo do conhecimento e da prática do mercado, a Esan-SP, a Esan-SBC, a FEI e a Faculdade de Informática (FCI) juntaram-se em dezembro de 2001 para compor o Centro Universitário Unifei, mantido pela Fundação Educacional Inaciana Padre Sabóia de Medeiros."

EXPECTATIVA
"Como o mercado está cada vez mais competitivo em razão da globalização econômica, um só curso de graduação muitas vezes não garante ao aluno uma boa contratação profissional. Por isso, ele entra na faculdade hoje esperando que a instituição seja capaz de sinalizar novos caminhos, dando-lhe as condições necessárias no campo da informática, dos idiomas e dos intercâmbios internacionais. Nesse sentido, os programas das disciplinas têm que se manter atualizados por meio de atividades que estimulem e questionem, procurando transmitir a parte conceitual dentro de uma estrutura ordenada, mas sempre com o apoio na prática, que é essencial. O estudante espera isso, ele precisa da prática para sobreviver. Também a equipe de professores deve atuar de forma dinâmica nesse contexto e sem improvisações, ou seja, tem que oferecer uma base teórica de bom nível e, ao mesmo tempo, uma base na experiência empresarial para que o aluno seja capaz de conduzir um negócio, mesmo fazendo parte da estrutura de uma grande organização, como um empreendedor interno."

REAVALIAÇÃO
"O plano básico de todo o Centro Universitário Unifei para os próximos cinco anos consiste em não expandir nada em termos quantitativos, mas sim em reavaliar com profundidade os cursos que já existem, as atividades e os programas que estão sendo aplicados, tendo em vista uma melhora contínua e o reforço da qualidade, para, num segundo momento, preparar o crescimento. É importante ressaltar que encaramos o fator da qualidade não como uma virtude, mas sim como uma obrigação, tendo sempre como fonte inspiradora o ideal e a visão estratégica oportuna do nosso fundador. A nossa busca é de um posicionamento estratégico definido em termos de competitividade com relação ao ambiente de negócios, levando em consideração as exigências e as necessidades das empresas nacionais e multinacionais de contratar profissionais bem preparados e adaptados às peculiaridades que fazem parte do cenário de transformação que toma conta do campo da administração atualmente."


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