Home











...



« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 560 (29/12/2002)

Encanto com Resultado

Vender um imóvel atualmente vai muito além do simples fechamento de um negócio. É fundamental oferecer ao público um serviço diferenciado que englobe o conceito de viabilidade, ou seja, um estudo capaz de mostrar todas as potencialidades que estão envolvidas no investimento e no projeto a ser desenvolvido. Isso inclui análises profundas sobre as oportunidades disponíveis no mercado e as necessidades dos clientes de acordo com um trabalho dirigido e informatizado para facilitar a atuação dos profissionais de venda. A Bamberg Consultores de Imóveis é um exemplo de inovação e criatividade em termos de novos produtos e de estratégias inéditas de marketing que, ao mesmo tempo, encantam e trazem resultados efetivos. Em depoimento exclusivo, o arquiteto alemão Michael Bamberg, diretor da empresa – www.bamberg.com.br – conta por que se apaixonou pelo estilo brasileiro de fazer negócio e analisa as perspectivas para o segmento imobiliário.

IDENTIFICAÇÃO
"Fiquei fascinado desde o primeiro dia pelo Brasil, pelas pessoas, pela forma como elas realmente se comunicam, e acho que esse País oferece muitas oportunidades para a descoberta de nichos de mercado. Cheguei aqui com 33 anos e, logicamente, trazia na cabeça a faculdade e todas as teorias, mas tinha também uma parte mais pragmática para os momentos em que é preciso saber avaliar os riscos e avaliar os potenciais de negócios. Na Alemanha, sentamo-nos com pessoas totalmente desconhecidas e fechamos ou não grandes negócios. Independentemente do contato pessoal, lá prevalecem os fatos, os números, e tudo funciona de uma forma mais fria, 80% analítica. Aqui, eu via simpatia, via calor humano, essa coisa de feeling que nos leva a elaborar novas idéias, a visualizar projetos inéditos e a fazer alianças estratégicas interessantes para todas as partes envolvidas."

ESCOLHA
"Avaliei muito bem em que parte do segmento imobiliário eu gostaria de trabalhar, porque é necessário especializar-se dentro dele. Eu entendia de construção e de incorporação. Planejar e vender foram atividades novas pelas quais eu tinha certa fascinação. Pensei em começar pequeno e, aos poucos, pegamos as primeiras pessoas, com diferencial, pessoas de nível, porque sempre quis trabalhar no nicho de imóveis de alto padrão. Essa foi no início, em 1986, a linha de atuação escolhida que mantemos até hoje. Não temos nenhum alemão, somos uma empresa totalmente brasileira. Se uma organização não consegue motivar, segurar o pessoal com quem quer trabalhar, ela não vale nada como empresa, mas, se trabalhamos com os melhores do mercado em cima de anos e anos, como fazemos, o potencial é enorme. Temos que trabalhar isso todos os dias, porque a administração dos recursos humanos é algo que nunca acaba. Fazemos uma avaliação mensal de cada funcionário e temos reuniões trimestrais para saber quem está indo bem e quem está indo mal. Isso não significa que um corretor que não vende há três meses vai para a rua. Queremos apenas saber o que está acontecendo, se ele está com problemas particulares, mais no sentido do cuidado e da coragem para enfrentar as dificuldades."

PERSPECTIVAS
"No nosso setor, temos um número muito importante, que é a velocidade de vendas, que deve ser de 10% em relação ao valor do imóvel, essa seria uma meta interessante, seja para lançamentos, seja para imóveis de terceiros. Acho que nós já estamos nesse caminho que, logicamente, se diferencia de segmento para segmento. Além desse critério, é importante ter um mercado onde as coisas funcionam no sentido de se estabelecer um preço aceitável. É preciso ainda que exista uma seriedade dentro do próprio mercado imobiliário, o que, às vezes, falta. Se nós chegarmos a um ambiente político, econômico e social que inspire às pessoas certa confiança, a velocidade de vendas vai subir. Se nós tivermos um clima no qual as pessoas vão sentir-se mais inseguras, sem saber exatamente o que fazer, a velocidade de vendas vai diminuir, os estoques vão aumentar e certas empresas vão enfrentar problemas. Tudo depende muito da confiança que esse novo governo vai conseguir instaurar no Brasil."


« Entrevista Anterior      Próxima Entrevista »
...
Realização:
IMEMO

MANTENEDORES:

CNS

CRA-SP

Orcose Contabilidade e Assessoria

Sianet

Candinho Assessoria Contabil

Hífen Comunicação


Pró-Memória Empresarial© e o Programa de Capacitação, Estratégia e Motivação Empreendedora Sala do Empresário® é uma realização do Instituto da Memória Empresarial (IMEMO) e publicado pela Hífen Comunicação em mais de 08 jornais. Conheça a história do projeto.

Diretor: Dorival Jesus Augusto

Conselho Assessor: Alberto Borges Matias (USP), Alencar Burti, Aparecida Terezinha Falcão, Carlos Sérgio Serra, Dante Matarazzo, Elvio Aliprandi, Irani Cavagnoli, Irineu Thomé, José Serafim Abrantes, Marcos Cobra, Nelson Pinheiro da Cruz, Roberto Faldini e Yvonne Capuano.

Contato: Tel. +55 11 9 9998-2155 – [email protected]

REDAÇÃO
Jornalista Responsável: Maria Alice Carnevalli - MTb. 25.085 • Repórter: Fernando Bóris;
Revisão: Angelo Sarubbi Neto • Ilustrador: Eduardo Baptistão

PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTAS ENTREVISTAS sem permissão escrita e, quando permitida, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de qualquer parte da obra em qualquer sistema de processamento de dados. A violação dos Direitos Autorais é punível como crime. Lei nº 6.895 de 17.12.1980 (Cód. Penal) Art. 184 e parágrafos 185 e 186; Lei nº 5.998 de 14.12.1973


Hífen Comunicação
© 1996/2016 - Hífen Comunicação Ltda. - Todos os Direitos Reservados
A marca Sala do Empresário - Programa de Capacitação, Negócios e Estratégia Empresarial
e o direito autoral Pró-Memória Empresarial, são de titularidade de
Hífen Comunicação Editorial e Eventos Ltda.