Home











...



« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 576 (20/04/2003)

Tempo de Inspiração

Muito se fala que as épocas de crise trazem grandes oportunidades para aqueles que buscam novos desafios. Basta observar o mercado com atenção para perceber que ainda existem nichos a serem descobertos e transformados em negócios inovadores. No entanto, tirar uma idéia da cabeça e fazer dela um conceito inédito em forma de empresa requer não apenas ousadia e vontade mas também disciplina, aprendizado e planejamento, mesmo para aqueles que pertencem ao ramo de atividade que pretendem implementar. Foi em cima da necessidade de preencher o dia-a-dia das crianças com qualidade de vida, principalmente nos grandes centros urbanos onde a locomoção é sempre um problema, que quatro pedagogas optaram pelo empreendedorismo e montaram a Tempo 2 há apenas seis meses. Trata-se de um espaço lúdico que oferece atividades extracurriculares relacionadas ao campo das artes e dos esportes, incluindo refeições e toda a orientação indispensável ao crescimento individual por parte de especialistas em educação. Em depoimento exclusivo, Eloísa Schermann, uma das criadoras do empreendimento - e-mail: [email protected] - Tel.: (11) 5044-6404, conta como está sendo a experiência de se tornar empresária, bem como as estratégias que tem sido utilizadas para consolidar o negócio.

ESPAÇO
"A Tempo 2 é uma iniciativa inédita, criada para crianças de cinco a onze anos ficarem no período em que elas não estão na escola, que já é uma grande decisão dos pais. Mas o que fazer com elas no resto do dia é uma preocupação constante. Montamos esse espaço para solucionar tudo num lugar só, quer dizer, as crianças têm a hora de almoço, atividades, brincadeiras no quintal, hora do lanche sentadas à mesa com pessoas conversando com elas e participando. É uma volta à casa antiga da vovó, com a vantagem de as atividades chegarem até elas. Não são as crianças que saem e precisam agüentar a loucura da cidade. Os profissionais chegam aqui, os espaços estão prontos e elas fazem de duas a três atividades bem diferentes, mesclando uma atividade artística, uma corporal e uma intelectual e, ainda, a orientação para fazer a lição de casa. É uma casa para curtir tudo aquilo que elas têm na casa delas, menos ver televisão o dia todo."

PESQUISAS
"Para valorizar essa nova prestação de serviços que criamos, fizemos uma pesquisa de preços de cursos extras, uma pesquisa do quanto cada família investia nessas atividades e também uma pesquisa sobre a quantidade de atividades que cada criança fazia e que tipo de cursos eram mais procurados para preencher o dia das crianças. A conclusão da idéia veio de muito ouvir os pais durante anos, as necessidades deles, que foram sendo armazenadas e assimiladas. Tivemos duas entrevistas com um assessor de marketing escolar, partimos para a produção inicial de um folder e fizemos panfletagem para divulgação. Trata-se de um investimento de médio a longo prazo, o que nos levou a fazer um cálculo para sobreviver pelo menos um ano sem ganhar nada, porque sabíamos que a divulgação do espaço iria demorar por ser algo inovador no mercado."

ORIENTAÇÃO
"Para começar, procuramos o Sebrae-SP e chegamos a fazer um curso. Eles fazem um trabalho maravilhoso e nos ensinaram todos os passos, pois éramos quatro educadoras que nunca tinham sido empresárias e, de repente, resolvemos montar um negócio desse tamanho. O Sebrae-SP foi fundamental e tivemos também a sorte de encontrar um contador competente, porque não dá para imaginar uma empresa funcionando bem sem um contador, uma vez que as nossas leis são muito minuciosas. O Sebrae e o contador foram peças fundamentais, pois é preciso preparar-se muito para ser empresário. Custa caro em todos os sentidos, economicamente e emocionalmente. As sensações de fracasso são muito doloridas, sendo preciso aprender a sobreviver e a superá-las. Podemos estar chateados num dia, mas temos que acreditar que vamos mudar o jogo. Quem não tiver esse espírito deve desistir, porque vai ter que lidar a toda hora com o não. Outra lição importante é não subestimar o poder do marketing. Demoramos para entender que precisávamos de um profissional para a divulgação e que não se deve fazer economia nesse aspecto."


« Entrevista Anterior      Próxima Entrevista »
...
Realização:
IMEMO

MANTENEDORES:

CNS

CRA-SP

Orcose Contabilidade e Assessoria

Sianet

Candinho Assessoria Contabil

Hífen Comunicação


Pró-Memória Empresarial© e o Programa de Capacitação, Estratégia e Motivação Empreendedora Sala do Empresário® é uma realização do Instituto da Memória Empresarial (IMEMO) e publicado pela Hífen Comunicação em mais de 08 jornais. Conheça a história do projeto.

Diretor: Dorival Jesus Augusto

Conselho Assessor: Alberto Borges Matias (USP), Alencar Burti, Aparecida Terezinha Falcão, Carlos Sérgio Serra, Dante Matarazzo, Elvio Aliprandi, Irani Cavagnoli, Irineu Thomé, José Serafim Abrantes, Marcos Cobra, Nelson Pinheiro da Cruz, Roberto Faldini e Yvonne Capuano.

Contato: Tel. +55 11 9 9998-2155 – [email protected]

REDAÇÃO
Jornalista Responsável: Maria Alice Carnevalli - MTb. 25.085 • Repórter: Fernando Bóris;
Revisão: Angelo Sarubbi Neto • Ilustrador: Eduardo Baptistão

PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTAS ENTREVISTAS sem permissão escrita e, quando permitida, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de qualquer parte da obra em qualquer sistema de processamento de dados. A violação dos Direitos Autorais é punível como crime. Lei nº 6.895 de 17.12.1980 (Cód. Penal) Art. 184 e parágrafos 185 e 186; Lei nº 5.998 de 14.12.1973


Hífen Comunicação
© 1996/2016 - Hífen Comunicação Ltda. - Todos os Direitos Reservados
A marca Sala do Empresário - Programa de Capacitação, Negócios e Estratégia Empresarial
e o direito autoral Pró-Memória Empresarial, são de titularidade de
Hífen Comunicação Editorial e Eventos Ltda.