Home











...



« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 605 (09/11/2003)

Capacitação Sem Fronteiras

Em tempos de globalização, restringir qualquer empresa à prática do cotidiano local, sem considerar os novos modelos de gestão que são implementados com sucesso em todas as partes do mundo, significa comprometer o futuro da organização. Para sobreviver, competir e vencer os desafios do mercado com mais segurança, o empresário precisa ampliar sua base de conhecimento participando de cursos e conferências não só no Brasil mas também no exterior, uma vez que as fronteiras estão desaparecendo em termos de produção e comercialização de produtos. Apesar de os investimentos em viagens para capacitação serem elevados diante da realidade brasileira, já existem iniciativas pioneiras no sentido de proporcionar ao meio empresarial, juntamente com estudantes de nível superior, a oportunidade de se preparar em universidades de renome internacional com custos reduzidos. Quem está realizando esse trabalho segmentado há onze anos é a Apex Travel - www.apextravel.com.br - uma agência de viagens especializada em eventos voltados à área acadêmica. Em depoimento exclusivo, Luiz Antonio Vergani, diretor da empresa, fala sobre os benefícios de estudar fora do País, com o objetivo focado na formação empreendedora e no crescimento dos negócios.

DIFERENCIAL
"Temos parcerias com universidades no exterior que nos permitem viabilizar eventos, seminários e extensões universitárias para diversas áreas de atuação. Nós, da Apex, sempre fomos responsáveis pela organização do processo da viagem, não só do ponto de vista operacional mas também do conteúdo e do contato com os palestrantes lá fora. Trata-se de um nicho interessante de mercado ainda pouco explorado. O nosso diferencial está na redução dos custos, que giram em torno de US$ 1.500 no total. O custo do ensino norte-americano, por exemplo, é muito alto, mas foi feita uma negociação com o objetivo de colocar os americanos a par da nossa realidade de mercado em termos de poder aquisitivo dos participantes brasileiros. A maioria desses eventos está sendo realizada na University of Central Florida, que fica em Orlando, em um centro de treinamento para executivos ministrado por profissionais da própria universidade."

INTEGRAÇÃO
"Nós começamos esse trabalho focando como público-alvo os estudantes de nível superior. Como conseguimos ter acesso a um custo baixo, ao qual os executivos e os empresários brasileiros ainda não tinham, decidimos estender esse benefício também para esse nicho de mercado em termos de custo e qualidade. Na realidade, fazemos um trabalho de integração entre a área acadêmica e a comercial. A novidade é que, a partir de janeiro de 2004, esses cursos de extensão no exterior poderão contar como créditos para os interessados que optarem por se matricular em doutorado e mestrado, valendo 40 horas de atividade. Os participantes receberão um certificado que será agregado ao currículo para quando forem matricular-se em um curso de pós-graduação. Independentemente da área de formação e da faixa etária dos participantes, os conteúdos dos seminários são elaborados de forma a atender às necessidades administrativas de qualquer ramo de atuação."

RECICLAGEM
"O empresário brasileiro ainda conhece pouco sobre os benefícios que ele pode ter com essa experiência no exterior, que inclui o conhecimento de novos mercados, além do contato com outras empresas. Quem se propõe a fazer uma viagem dessas sempre volta cheio de idéias. Além disso, não há barreiras com relação ao idioma, pois providenciamos a tradução consecutiva do inglês para o português, que possui uma dinâmica mais interessante do que a tradução feita simultaneamente. Desde o lançamento, o projeto já capacitou mais de 2.200 executivos/alunos, sob a coordenação acadêmica da professora Maria de Fátima Abud Olivieri, diretora da Competency do Brasil Educação e Desenvolvimento Humano ([email protected]). Em 2004, vamos passar a abrir novos seminários e extensões específicas por área de formação, estabelecendo parcerias com associações de classe. Quem quiser mais informações sobre os eventos que promovemos pode acessar o site: www.apextravel.com.br."


« Entrevista Anterior      Próxima Entrevista »
...
Realização:
IMEMO

MANTENEDORES:

CNS

CRA-SP

Orcose Contabilidade e Assessoria

Sianet

Candinho Assessoria Contabil

Hífen Comunicação


Pró-Memória Empresarial© e o Programa de Capacitação, Estratégia e Motivação Empreendedora Sala do Empresário® é uma realização do Instituto da Memória Empresarial (IMEMO) e publicado pela Hífen Comunicação em mais de 08 jornais. Conheça a história do projeto.

Diretor: Dorival Jesus Augusto

Conselho Assessor: Alberto Borges Matias (USP), Alencar Burti, Aparecida Terezinha Falcão, Carlos Sérgio Serra, Dante Matarazzo, Elvio Aliprandi, Irani Cavagnoli, Irineu Thomé, José Serafim Abrantes, Marcos Cobra, Nelson Pinheiro da Cruz, Roberto Faldini e Yvonne Capuano.

Contato: Tel. +55 11 9 9998-2155 – [email protected]

REDAÇÃO
Jornalista Responsável: Maria Alice Carnevalli - MTb. 25.085 • Repórter: Fernando Bóris;
Revisão: Angelo Sarubbi Neto • Ilustrador: Eduardo Baptistão

PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTAS ENTREVISTAS sem permissão escrita e, quando permitida, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de qualquer parte da obra em qualquer sistema de processamento de dados. A violação dos Direitos Autorais é punível como crime. Lei nº 6.895 de 17.12.1980 (Cód. Penal) Art. 184 e parágrafos 185 e 186; Lei nº 5.998 de 14.12.1973


Hífen Comunicação
© 1996/2016 - Hífen Comunicação Ltda. - Todos os Direitos Reservados
A marca Sala do Empresário - Programa de Capacitação, Negócios e Estratégia Empresarial
e o direito autoral Pró-Memória Empresarial, são de titularidade de
Hífen Comunicação Editorial e Eventos Ltda.