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« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 606 (16/11/2003)

Manter para Crescer

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Conquistar novos clientes demanda esforço e investimentos, além de um plano de ação capaz de mapear todas as oportunidades possíveis de exposição de um produto ou serviço. No entanto, as empresas estão começando a perceber que, para expandir os negócios com segurança, é mais importante hoje estabelecer uma estratégia de marketing que visa a manutenção da fatia de mercado já conquistada. Perder a clientela e tentar reavê-la depois implica custos e prejuízos tão grandes para uma organização que investir em publicidade permanentemente tornou-se uma estratégia de sobrevivência fundamental. Uma prova dessa conscientização por parte dos empresários está no trabalho das agências de propaganda que, apesar da crise econômica, vêm funcionando a todo o vapor. A Rino Publicidadewww.rino.com.br – por exemplo, em atividade há 41 anos, registrou um período atípico em 2003, com um crescimento em torno de 30%. Isso se deve ao fato de 100%, ao invés dos costumeiros 60%, dos seus clientes estarem anunciando e apostando na comunicação para garantir seu espaço na economia globalizada. Em depoimento exclusivo, Rino Ferrari Filho, presidente da empresa, fala sobre esse comportamento inusitado e justifica a relevância dessa tática para o fortalecimento do empreendedorismo.

DIFERENCIAIS
“O grande diferencial da Rino é ter três sócios à frente de áreas distintas. Nós temos um sócio cuidando de atendimento diretamente, outro cuidando da criação e outro da parte administrativa. Também temos diferenciais técnicos no sentido de trabalhar com planejamento por meio de comitês, uma vez que não existe a figura do diretor de planejamento. Outro diferencial está no relacionamento com os clientes. Procuramos estabelecer uma relação de muita cumplicidade, um termo mais sério e profundo do que parceria, que hoje em dia já está um tanto banalizado. Isso significa colocar em primeiro lugar a relação e, em segundo, a rentabilidade que provém dela. Nossa peculiaridade é fazer com que clientes que não são grandes anunciantes acabem tornando-se anunciantes importantes, porque buscamos esse desenvolvimento. A agência tem atraído uma série de empresas que já trabalharam com grandes estruturas publicitárias, mas se sentiram um pouco desprestigiadas na hierarquia.”

ATUALIZAÇÃO
“Participamos de eventos, cursos e promovemos palestras de alguns clientes para o grupo todo. Integramos também uma rede internacional de agências independentes, formada por mais de cinquenta países. Trata-se de um fórum de intercâmbio de informações e de know-how até sobre gestão da própria agência. Cada uma leva a melhor e a pior ideia que teve durante o ano e aprendemos muito com essa troca. Temos a representação exclusiva da rede para o Brasil e procuramos levar um conceito diferente de comunicação globalizada, segundo o qual é possível internacionalizar-se sem ter necessariamente que trabalhar com multinacionais. A vantagem disso é o profundo conhecimento local que cada agência tem, porque elas nasceram, cresceram e desenvolveram-se dentro do seu próprio mercado. Nós defendemos a adaptação aos usos e costumes regionais como um aspecto importante. Existe uma espinha dorsal, mas deve haver uma preocupação constante em checar a apropriação do conceito para cada mercado.”

EXEMPLO
“O Conselho Executivo das Normas Padrão (CENP) é uma organização que tem sido fundamental para o nosso setor. Trata-se de um marco importante, que vem realizando os seus primeiros julgamentos a partir de uma normatização bastante complexa, se autorregulamentando e definindo padrões éticos de relacionamento comercial. Estamos num momento de aplicação integral dessas normas por meio das câmaras de ética, que começam a formar jurisprudência. O Brasil deu uma demonstração de maturidade que nenhum país no mundo foi capaz de dar. Todo empresário deveria pensar em comunicação como ele pensa no produto, na fabricação ou no serviço que presta. É igual à matéria-prima, às máquinas, aos guichês de atendimento. A comunicação é uma ferramenta poderosíssima, e sempre existe a possibilidade de realizar uma ação estratégica nesse sentido, de acordo com aquilo que cada empresa pode investir.”


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