Asas Para a Memória
Os resultados de uma empresa não podem estar restritos apenas aos dados numéricos e estatísticos em termos de produtividade. A atuação corporativa precisa transcender o mercado, tendo em vista uma inserção ativa em benefício da sociedade. A história bem-sucedida de ousadia e de pioneirismo da TAM é um exemplo genuinamente nacional de uma iniciativa empreendedora engajada com o seu tempo e com a missão de desbravar fronteiras. Focada no atendimento diferenciado aos clientes e, hoje, na interação da holding em toda a América do Sul, a empresa também encara o desafio de estimular a livre iniciativa por meio de um acordo de cooperação junto da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), como um dos agentes patrocinadores da implementação da segunda fase do Projeto Empreendedores - de Anchieta aos Novos Tempos, que busca divulgar o empreendedorismo na capital paulista. Durante a reunião plenária da entidade, ocorrida no dia 25 de março no auditório da Igreja Beato José de Anchieta, no Pátio do Colégio, Marco Antonio Bologna, presidente da TAM www.tam.com.br , falou sobre as perspectivas da aviação comercial e destacou a importância da memória empresarial na construção de uma imagem capaz de corresponder aos ideais de um país em crescimento.
INFRA-ESTRUTURA
"Consideramos a aviação comercial não apenas um poderoso elemento de integração nacional, mas, sobretudo, como um instrumento de infra-estrutura do País que alavanca negócios, promove progresso e acelera o desenvolvimento regional. Somente o avião pode viabilizar as nossas relações econômicas e culturais com outros povos em qualquer latitude para as quais o turismo é o grande incentivador. Infelizmente, a aviação nem sempre foi vista e entendida como parte da infra-estrutura brasileira, e sim como mera expressão de um bem de consumo que no final é desfrutado apenas pelos mais afortunados. Muitos esquecem que, além de passageiros, as nossas aeronaves também transportam carga, levando uma série de produtos para diversas partes do Brasil e do mundo. Essa visão distorcida do conceito do que é infra-estrutura e do que significa bem de consumo explica grande parte das dificuldades que a aviação comercial brasileira enfrenta, tendo que reclamar por uma carga tributária adequada e por uma moderna regulação do setor."
INSPIRAÇÃO
"A sensibilidade e o espírito empreendedor do padre Anchieta revelados no exercício da catequese foram extremamente assimilados pelo nosso fundador, o comandante Rolim Adolpho Amaro, também ele grande empreendedor que, em pouco mais de 20 anos, construiu uma das mais bem-sucedidas empresas brasileiras. Ele instituiu para todos uma visão clara do que nós queríamos ser a maior empresa de transporte aéreo. Na minha atualização dessa visão, o objetivo é ser a maior empresa de transporte aéreo da América Latina. O comandante sempre dizia que, com o nosso trabalho e o nosso espírito de servir, nós deveríamos fazer as pessoas felizes, por meio do respeito absoluto ao cliente. O acordo que estamos assinando com a Associação Comercial de São Paulo teve início na comemoração dos 450 anos da nossa cidade. O resgate das cartas de Anchieta em exposição no Pátio do Colégio é extremamente convergente com os interesses da TAM, sendo esse o motivo do nosso apoio ao projeto desde o início."
COMPROMISSO
"Entendemos que a aviação comercial devidamente fortalecida deve sempre estar a serviço do cliente, com suficiente oferta de opções de vôos, regularidade e pontualidade, sendo capaz de atender os negócios dos empresários do País e as viagens de lazer da população como agentes permanentes do desenvolvimento do turismo brasileiro. Nascida em São Paulo, a TAM projeta-se hoje para todas as regiões do Brasil e do mundo, voando para os países do cone sul da América, para os EUA e para a Comunidade Européia. O acordo com a Associação Comercial nos faz recordar alguns dos nossos compromissos que se inspiram nas lições do padre Anchieta, como a preocupação com o ensino e o treinamento dos colaboradores que realizamos em nossa academia de serviços, outra inovação da companhia e do comandante Rolim, tendo sempre como base o espírito de servir, a ética das nossas ações e o orgulho de sermos uma empresa brasileira."
|