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« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 629 (25/04/2004)

Asas Para a Memória

Os resultados de uma empresa não podem estar restritos apenas aos dados numéricos e estatísticos em termos de produtividade. A atuação corporativa precisa transcender o mercado, tendo em vista uma inserção ativa em benefício da sociedade. A história bem-sucedida de ousadia e de pioneirismo da TAM é um exemplo genuinamente nacional de uma iniciativa empreendedora engajada com o seu tempo e com a missão de desbravar fronteiras. Focada no atendimento diferenciado aos clientes e, hoje, na interação da holding em toda a América do Sul, a empresa também encara o desafio de estimular a livre iniciativa por meio de um acordo de cooperação junto da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), como um dos agentes patrocinadores da implementação da segunda fase do Projeto Empreendedores - de Anchieta aos Novos Tempos, que busca divulgar o empreendedorismo na capital paulista. Durante a reunião plenária da entidade, ocorrida no dia 25 de março no auditório da Igreja Beato José de Anchieta, no Pátio do Colégio, Marco Antonio Bologna, presidente da TAM www.tam.com.br –, falou sobre as perspectivas da aviação comercial e destacou a importância da memória empresarial na construção de uma imagem capaz de corresponder aos ideais de um país em crescimento.

INFRA-ESTRUTURA
"Consideramos a aviação comercial não apenas um poderoso elemento de integração nacional, mas, sobretudo, como um instrumento de infra-estrutura do País que alavanca negócios, promove progresso e acelera o desenvolvimento regional. Somente o avião pode viabilizar as nossas relações econômicas e culturais com outros povos em qualquer latitude para as quais o turismo é o grande incentivador. Infelizmente, a aviação nem sempre foi vista e entendida como parte da infra-estrutura brasileira, e sim como mera expressão de um bem de consumo que no final é desfrutado apenas pelos mais afortunados. Muitos esquecem que, além de passageiros, as nossas aeronaves também transportam carga, levando uma série de produtos para diversas partes do Brasil e do mundo. Essa visão distorcida do conceito do que é infra-estrutura e do que significa bem de consumo explica grande parte das dificuldades que a aviação comercial brasileira enfrenta, tendo que reclamar por uma carga tributária adequada e por uma moderna regulação do setor."

INSPIRAÇÃO
"A sensibilidade e o espírito empreendedor do padre Anchieta revelados no exercício da catequese foram extremamente assimilados pelo nosso fundador, o comandante Rolim Adolpho Amaro, também ele grande empreendedor que, em pouco mais de 20 anos, construiu uma das mais bem-sucedidas empresas brasileiras. Ele instituiu para todos uma visão clara do que nós queríamos ser a maior empresa de transporte aéreo. Na minha atualização dessa visão, o objetivo é ser a maior empresa de transporte aéreo da América Latina. O comandante sempre dizia que, com o nosso trabalho e o nosso espírito de servir, nós deveríamos fazer as pessoas felizes, por meio do respeito absoluto ao cliente. O acordo que estamos assinando com a Associação Comercial de São Paulo teve início na comemoração dos 450 anos da nossa cidade. O resgate das cartas de Anchieta em exposição no Pátio do Colégio é extremamente convergente com os interesses da TAM, sendo esse o motivo do nosso apoio ao projeto desde o início."

COMPROMISSO
"Entendemos que a aviação comercial devidamente fortalecida deve sempre estar a serviço do cliente, com suficiente oferta de opções de vôos, regularidade e pontualidade, sendo capaz de atender os negócios dos empresários do País e as viagens de lazer da população como agentes permanentes do desenvolvimento do turismo brasileiro. Nascida em São Paulo, a TAM projeta-se hoje para todas as regiões do Brasil e do mundo, voando para os países do cone sul da América, para os EUA e para a Comunidade Européia. O acordo com a Associação Comercial nos faz recordar alguns dos nossos compromissos que se inspiram nas lições do padre Anchieta, como a preocupação com o ensino e o treinamento dos colaboradores que realizamos em nossa academia de serviços, outra inovação da companhia e do comandante Rolim, tendo sempre como base o espírito de servir, a ética das nossas ações e o orgulho de sermos uma empresa brasileira."


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