Home











...



« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 313 (05/04/1998)

A Contabilidade Como Empreendimento

Se a medida da qualidade dos escritórios contábeis são a satisfação dos clientes e os bons resultados dos serviços prestados, maior ainda é a responsabilidade deles de assumir por inteiro a sua condição de empresa como as demais, que buscam a eficiência, a produtividade e o lucro, de acordo com um planejamento estratégico. Portanto, é natural que, em benefício da vocação inerente de crescer e fortalecer-se, façam uso, também, do importante instrumental, formado de conhecimento técnico especializado e de informações permanentemente atualizadas, mantido sempre à disposição para melhorar a performance dos clientes. Essa orientação tem marcado fortemente a trajetória de algumas empresas de contabilidade, conforme assinala, em depoimento exclusivo, o empresário e contador Nelson Pinheiro da Cruz, titular da Candinho Assessoria Contábil - www.candinho.com.br - que, juntamente com a Consultoria Contábil NP e a Contábil Lunardi, atende aproximadamente 1,4 mil clientes. Essas empresas mais a softhouse Glandata, uma imobiliária, uma corretora de seguros, uma locadora de veículos e um escritório-despachante formam o Grupo Candinho, fundado em Santo André, há mais de meio século, pelo despachante policial Cândido Oneda, o "Candinho".

NECESSIDADES DO CLIENTE
"Em 1960 Candinho vendeu o escritório para cinco funcionários; entramos como funcionário em 1965 e em 1973, já formado em Economia, e assumimos a direção da empresa com a vontade de mostrar que sabíamos também ser empresário. Sem poder aceitar novos clientes durante quatro anos, por absoluta falta de espaço físico, tivemos a idéia de incorporar vários escritórios, descentralizando a prestação dos serviços, porém mantendo orientação centralizada. Segundo nosso ponto de vista, a empresa de contabilidade precisa estar mais próxima possível do cliente, oferecendo comodidade, despertando confiança, numa relação de parceria, de confidência, até de amizade. Mesmo que não se consiga conhecer pessoalmente todos os clientes, eles sabem a quem recorrer para examinar qualquer problema - e o escritório está próximo deles. A conclusão do aprendizado em cursos e transmitida ao pessoal durante reuniões semanais é que a Qualidade Total surge com o atendimento antecipado a tais desejos e necessidades. A nossa orientação fundamental, então, tem sido sempre prestar essa forma de atendimento, com a eliminação de falhas mesmo em outras áreas. Eis a nossa bandeira."

EXPANSÃO DO GRUPO
"Assim, à medida que, para satisfazer nossos parceiros, fomos gradativamente assumindo atividades nem sempre correlacionadas, o resultado natural foi a expansão do Grupo além da contabilidade, nossa especialização, e - o que é mais importante - a conquista e a solidificação de sua confiança, que não se compra. Contudo, não entramos no ramo para ser guarda-livros ou despachante, mas empresário da contabilidade, recebendo pro-labore, obtendo lucros e pretendendo crescer. Parcela ponderável do que o cliente paga retorna à empresa na forma de investimentos em modernização, em custeio de cursos de atualização e reciclagem para funcionários etc., com enfoque total na performance da empresa, sem privilegiar o interesse particular dos proprietários. Cada empresa vive com diretoria, pessoal e receitas próprios. A administração extremamente 'enxuta', fortemente racionalizada e totalmente informatizada, utilizando softwares criados pela nossa softhouse que integram todas as atividades da contabilidade, permite relativa estabilidade dos honorários, sem deixar, em contrapartida, de conceder aumentos de salários aos funcionários."

ADMINISTRAÇÃO EFICIENTE
"Não há 'especialidades' no escritório: os funcionários são integrantes de um todo, pelo qual cada um deve responder também. O nosso funcionário de pessoal está apto a executar todas as rotinas do setor, como registro, dispensa, folha de pagamento etc. Desenvolvemos, ainda, um software gerenciador para calcular o custo efetivo dos serviços prestados, a partir da medição de seu volume e indicação das despesas diretas ou indiretas para a execução da tarefa, eliminando a subjetividade na fixação de honorários. Assim, temos condições de solucionar problemas junto ao cliente, eliminando as despesas e gerando lucros, sem necessidade de elevar o preço dos serviços."


« Entrevista Anterior      Próxima Entrevista »
...
Realização:
IMEMO

MANTENEDORES:

CNS

CRA-SP

Orcose Contabilidade e Assessoria

Sianet

Candinho Assessoria Contabil

Hífen Comunicação


Pró-Memória Empresarial© e o Programa de Capacitação, Estratégia e Motivação Empreendedora Sala do Empresário® é uma realização do Instituto da Memória Empresarial (IMEMO) e publicado pela Hífen Comunicação em mais de 08 jornais. Conheça a história do projeto.

Diretor: Dorival Jesus Augusto

Conselho Assessor: Alberto Borges Matias (USP), Alencar Burti, Aparecida Terezinha Falcão, Carlos Sérgio Serra, Dante Matarazzo, Elvio Aliprandi, Irani Cavagnoli, Irineu Thomé, José Serafim Abrantes, Marcos Cobra, Nelson Pinheiro da Cruz, Roberto Faldini e Yvonne Capuano.

Contato: Tel. +55 11 9 9998-2155 – [email protected]

REDAÇÃO
Jornalista Responsável: Angelo Sarubbi Neto - MTb. 8.964 • Repórter: ;
Revisão: Angelo Sarubbi Neto • Ilustrador: Eduardo Baptistão

PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTAS ENTREVISTAS sem permissão escrita e, quando permitida, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de qualquer parte da obra em qualquer sistema de processamento de dados. A violação dos Direitos Autorais é punível como crime. Lei nº 6.895 de 17.12.1980 (Cód. Penal) Art. 184 e parágrafos 185 e 186; Lei nº 5.998 de 14.12.1973


Hífen Comunicação
© 1996/2016 - Hífen Comunicação Ltda. - Todos os Direitos Reservados
A marca Sala do Empresário - Programa de Capacitação, Negócios e Estratégia Empresarial
e o direito autoral Pró-Memória Empresarial, são de titularidade de
Hífen Comunicação Editorial e Eventos Ltda.