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« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 651 (26/09/2004)

Equilíbrio a Seco

Existe um consenso em torno da idéia de que o lucro deve ser o objetivo maior de qualquer iniciativa empreendedora. No entanto, saber apenas ganhar dinheiro não basta para que um empresário seja capaz de garantir a sobrevivência e o crescimento do seu negócio. Se ele não buscar o auto-conhecimento ou até mesmo técnicas que levam ao equilíbrio emocional e ao controle das ações, tendo em vista o bem-estar de todos aqueles que estão ao seu redor, de nada adianta faturar e viver a ilusão de que tudo é possível. Sem a consciência do compromisso individual com a própria qualidade de vida e da responsabilidade social que gera oportunidades para melhorar o Brasil como um todo, o dirigente empresarial corre o risco de comprometer seriamente a sua saúde e a da sua empresa a qualquer momento. Não há fórmulas prontas e receitas fechadas para trilhar o caminho da estabilidade, mas reconhecer que é preciso encontrá-la para ser bem sucedido de fato já é um grande começo. Quem passou por essa experiência foi Lito Rodriguez, gerente geral da DryWash Indústria e Comércio Ltda.www.drywash.com.br – , especializada na lavagem de carros sem a utilização de água. Em depoimento exclusivo, ele conta como lançou essa tecnologia inovadora no mercado e revela seus planos de expansão e diversificação dentro e fora do País.

OPORTUNIDADE
"Eu buscava um negócio que tivesse potencial de crescimento e inovação e, como não dispunha de capital, não podia pensar em algo com um investimento muito grande. Também não tinha qualificação profissional suficiente para montar um negócio, não tinha um business plan. Eu havia-me formado em publicidade e tinha uma experiência profissional como assistente de RH, depois fui para parte financeira e de cobrança, mas nada que me capacitasse a montar uma empresa. No entanto, eu enxerguei no segmento de limpeza e conservação automotiva a falta de profissionalismo, principalmente na organização de redes e vislumbrei uma oportunidade para entrar no ramo com o qual me identifiquei e me realizei desde o primeiro momento. Em 1995, começamos a pensar em desenvolver uma técnica que não precisasse da água para lavar o carro, não tivesse que usar esgoto e que fosse ecologicamente correta. Na verdade, eu percebi que a água não desempenhava função alguma na lavagem do carro, uma vez que a limpeza em si é feita pelo atrito."

CONJUNTO
"Delegar ações dentro da empresa com segurança é uma característica que eu tenho até hoje, e isso foi importantíssimo para o nosso desenvolvimento. A constante preocupação em formar pessoas que pudessem compartilhar dos meus princípios, dos meus valores, da minha visão, e que pudessem assumir o meu lugar, no meu caso é fundamental. Só não delego aquilo que envolve estratégia e os e-mails particulares. Hoje, estamos começando a viver uma nova fase, até porque estamos completando dez anos de atividade. Nesse primeiro momento, fomos uma empresa 100% empreendedora, que dependia 100% das minhas idéias e estratégias. Agora, estamos começando a entrar numa fase de profissionalização e trabalhamos com a perspectiva de montar um conselho. A DryWash nasceu de uma visão que vai muito além de lavar carros sem água, pois envolve também bem-estar, responsabilidade e qualidade de vida. É nisso que estamos inseridos."

EXPANSÃO
"Nosso modelo de franquia já passou da fase inicial de implementação, uma vez que está sendo exportado para Portugal e temos contato também para montar uma operação em conjunto do México e com a Austrália, visando expandir a nossa indústria de produtos químicos para limpeza automotiva, outro segmento em que atuamos. Implantamos mais de 220 unidades franqueadas no Brasil, mas esse modelo de negócio ainda precisa ser mais trabalhado principalmente no interior do Estado de São Paulo, em razão do enorme potencial da região. Oferecemos oportunidades de negócio que variam de R$ 3 mil a R$ 60 mil, sendo que a taxa de royalty é mensal e fixa. O contato com o Instituto Endeavor deu-se pela busca de informações gerenciais. Lá, eu conheci pessoas de todos os níveis, mas o que teve maior peso é que eu encontrei algo que pudesse aprimorar-me intelectual e pessoalmente para deixar de ser um simples empreendedor e me transformar em um empresário."


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