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« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 655 (24/10/2004)

Informação Ativa

Manter-se bem-informado sobre todos os aspectos faz a diferença entre o sucesso e a exclusão de um negócio. No entanto, uma das maiores dificuldades que o empreendedor brasileiro enfrenta é selecionar e aplicar as informações que irão ajudá-lo nas suas decisões estratégicas, uma vez que os canais informativos estão ampliando-se cada vez mais, tornando impossível acompanhar todos os passos da economia, da legislação e da sociedade em geral. Isso se aplica principalmente às empresas de menor porte, que não possuem departamentos especializados para monitorar e estudar formas de fazer com que os dados sejam revertidos em benefícios para as organizações. Quando percebeu essa carência em termos de nicho de mercado, Márcio V. Bonagura, diretor da Bonagura Planejamento, Controladoria e Finanças - www.bonagura.com.br -, decidiu investir em um novo conceito de prestação de serviços, incluindo a terceirização de várias atividades por meio de um pacote amplo de tarefas que vão desde os pagamentos de tarifas bancárias, passando pelo controle e pelo planejamento da performance interna, até os relatórios de análise dos resultados. Em depoimento exclusivo, ele explica como funciona esse trabalho, que tem por objetivo deixar o empresário com mais tempo livre para pensar em crescer.

COMEÇO
"Como trabalhei desde cedo em empresas de consultoria e de auditoria financeira, percebi que elas disponibilizavam dados importantes para as grandes corporações aos quais as empresas menores não tinham acesso. Portanto, havia um mercado a ser trabalhado, que era gerar informações gerenciais de qualidade para esse nicho empresarial, e foi essa constatação que me levou a empreender. Na época, em 1996, eu não tinha dinheiro para montar uma empresa nem credibilidade para fechar com um grande cliente. Comecei na sala de casa e tive a idéia de comprar uma carteira de clientes. Coloquei um anúncio no jornal dizendo que eu era um escritório de contabilidade que estava aumentando a operação e surgiram pessoas interessadas. Acabei comprando uma carteira de uma empresa da qual o dono estava saindo, porque pretendia continuar em outro ramo e combinei de pagá-lo com serviços. Como eu precisava de toda a receita que vinha do escritório novo para montar a estrutura da empresa, durante o dia eu atendia os meus clientes e, à noite, eu trabalhava para ele, e fiquei assim durante oito meses."

PROCESSOS INTEGRADOS
"Fomos uma das primeiras empresas de terceirização, chamada de Business Process Outsourcing (BPO). Fazemos a terceirização de algumas áreas como a tesouraria, a controladoria legal e gerencial, além de todos os relatórios de performance e de análise de resultados. Trabalhamos com a área de planejamento econômico e tributário, com apuração e cálculos, incluindo ainda a parte de recursos humanos. Assumimos todo esse trabalho colocando pessoas, implementando sistemas e tudo aquilo que for necessário para gerar as informações. Se uma empresa está no momento de ser nosso cliente, isso não está relacionado ao tamanho ou ao segmento dela, mas sim ao momento pelo qual está passando. Enquanto o produto não estiver consolidado no mercado, o empresário não vai preocupar-se com a controladoria. Normalmente, o nosso cliente é aquele que já tem o seu produto ou serviço funcionando bem, mas não sabe o que está acontecendo com o dinheiro. Esse é o momento de questionar, de colocar uma equipe e de parar de controlar o negócio para poder pensar no desenvolvimento dele."

MAPEAMENTO
"Aquilo que o governo espera de uma empresa não é o mesmo que espera o acionista ou o cliente. O que a Bonagura faz é definir os vínculos de relacionamento, perguntando o que eles gostariam de receber em termos de informação. Depois, montamos um projeto gerando as informações diferenciadas. Para cada tipo de relacionamento com a empresa, traçamos um mapa de necessidades. O nosso foco é a geração de informação de qualidade, para que os dirigentes empresariais tenham dados suficientes para tomar decisões acertadas a qualquer momento. O fato de ser um empreendedor Endeavor trouxe mais credibilidade para nós, e acabamos fechando muitos negócios, porque a entidade disponibiliza uma rede muito grande de contatos."


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